logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa inaugura Núcleo de Infância e Juventude de Cascais

Santa Casa inaugura Núcleo de Infância e Juventude de Cascais

Continua o alargamento da atuação da Instituição na promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens da área metropolitana da Grande Lisboa.

Ação social

Provedor discursa na inauguração do Núcleo de Infância e Juventude de Cascais

Foi inaugurado esta sexta-feira, 20 de dezembro, na Parede, o Núcleo de Infância e Juventude (NIJ) de Cascais, consolidando, desta forma, o alargamento da atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na promoção dos direitos das crianças e jovens.

Cascais junta-se, assim, aos restantes concelhos da área metropolitana da Grande Lisboa já abrangidos (Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira), nos quais, até ao final do ano, a Santa Casa terá em funcionamento uma dezena de equipas de assessoria técnica, com cerca de 130 profissionais, fruto de um alargamento iniciado em 2021. Este é mais um passo no sentido de reforçar a relação de proximidade entre a Misericórdia de Lisboa e as entidades de primeira linha da área da infância e juventude, almejando um trabalho conjunto e transdisciplinar.

A inauguração do NIJ Cascais contou com as presenças de Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Paulo Sousa, Provedor da Misericórdia de Lisboa, e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, para além de Rita Prates, Vice-Provedora da Santa Casa, e de Ângela Guerra, André Brandão de Almeida e Luís Rego, administradores da Instituição.

Após uma contextualização inicial por Rui Godinho, diretor da área de Infância e Juventude, Paulo Sousa lembrou as recentes campanhas de acolhimento familiar, com direito a cartazes nestas novas instalações, e referiu que o NIJ Cascais “era um compromisso” da Instituição.

“Esta nossa atividade merecia ser dignificada e ter condições para receber todos aqueles com quem, no concelho, interagimos”, sublinhou o Provedor da Misericórdia de Lisboa, agradecendo o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do município de Cascais e dos restantes parceiros.

Também Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, se congratulou com esta inauguração.

“Temos tido um envolvimento com a Santa Casa já há muitos anos, que temos vindo a intensificar. Cascais está sempre disponível, porque as autarquias também são Estado. Senhora ministra e senhor Provedor, sabem que contam sempre connosco”, assegurou o autarca.

Por fim, Maria do Rosário Palma Ramalho lembrou a campanha nacional de acolhimento familiar em vigor e explicou que “a função primária do Estado é proteger os seus cidadãos”, acrescentando que, “com o início dos trabalhos do Núcleo de Infância e Juventude de Cascais, a função do Estado volta a ser cumprida na promoção e proteção dos direitos das crianças”.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas