Depois do cinema, damos agora a conhecer a segunda fase da campanha institucional que visita alguns dos momentos mais marcantes da instituição, desde a sua fundação – em 1498 – até aos dias de hoje, e mostra-nos como, já desde esse momento, a Misericórdia de Lisboa projetava o futuro.
Porque há mais de 520 anos que a inovação, a perseverança e a criatividade fazem parte da personalidade da instituição, a linha temporal da narrativa desta “história” faz-se através de um constante “saltitar” entre passado e presente numa clara alusão a um futuro risonho. De uma forma simbólica percorre-se meio milénio, contando alguns dos momentos mais significativos do projeto social da Misericórdia de Lisboa.
Com uma caracterização de época diferente em cada cena, o filme retrata alguns dos momentos mais marcantes da Santa Casa: desde a Roda dos Expostos, à criação da Lotaria Nacional, passando pela inauguração do Sanatório de Sant´Ana (atual Hospital Ortopédico) e pela criação do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, o filme desta campanha culmina com referências a projetos mais recentes, como os Prémios Santa Casa Neurociências, o projeto RADAR, a Certificação dos jogos sociais em matéria de Jogo Responsável ou o reforço da aposta da instituição nos Cuidados Continuados.
Foram cerca de 60 técnicos e mais de 100 figurantes, entre os quais alguns colaboradores da instituição, que retrataram as diferentes situações em vários cenários: Castelo de São Jorge, Quinta da Francelha, Hospital de Sant’Ana, Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, Quinta Alegre, Igreja de São Roque e Largo da Misericórdia.
Realizado por Fred Oliveira (realizador do Porto já nomeado pelo Festival de Cannes), o filme contou ainda com Oscar Faura (responsável por grandes produções cinematográficas como “The Impossible” ou “Parque Jurássico”) como Diretor de Fotografia.