Assim, a tarde desta sexta, 12 de junho, abre com uma Hora do Conto dedicada a seniores (14h30), a partir do livro Princesa D. Leonor – Fundadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A sessão inclui uma componente lúdico didática, com pintura em espelho, jogo da memória e construção da cronologia da história, promovendo a participação ativa e a estimulação cognitiva.
Às 16h00, o stand recebe um Workshop Santos Populares, dinamizado por Rosário Rodrigues e Catarina Silva, monitoras da Obra Social do Pousal da SCML. A atividade convida o público a explorar técnicas artesanais associadas às tradições populares, num ambiente criativo e comunitário.
O sábado (13 de Junho) começa com o já habitual Peddy Paper “Sabes o que é um tesouro nacional?” (10h30‑12h00), uma caça ao tesouro que desafia famílias e grupos de amigos a descobrir a Capela de São João Baptista.
À tarde, a programação centra‑se no público infantil:
- Hora do Conto (15h00), novamente com o livro Princesa D. Leonor, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos.
- Atividades lúdico didáticas (15h30‑16h30), com pintura em espelho, jogo da memória e construção da cronologia da narrativa.
- Jogo da Glória gigante (17h00‑19h00), inspirado no livro A vida extraordinária de São Roque, promovendo aprendizagem através do jogo e da participação coletiva.
O domingo, 14 de junho, mantém o foco nas famílias e no público infantil:
- Hora do Conto As aventuras da formiga Nini (10h00), para crianças dos 3 aos 6 anos.
- Hora do Conto Princesa D. Leonor (11h15), para crianças dos 6 aos 12 anos.
- Atividades lúdico didáticas (11h45‑12h30), com pintura em espelho, jogo da memória e exercícios de reconstrução da história.
A tarde encerra com mais uma sessão do Jogo da Glória gigante (17h00‑19h00), que tem sido um dos momentos mais participados da presença da Santa Casa na Feira.
A programação destes três dias evidencia a diversidade da intervenção da Santa Casa, da promoção da leitura à dinamização comunitária, passando pela valorização da memória, da criatividade e da participação intergeracional.
Todas as atividades decorrem no stand da SCML, com entrada livre.