Santa Casa participa em projeto que visa prevenir a obesidade infantil

A iniciativa é dirigida a crianças entre os 6 e os 12 anos, em situação de vulnerabilidade social na região de Lisboa.

A Misericórdia de Lisboa estabeleceu uma parceria com a fundação criada pelos irmãos espanhóis Paul e Marc Gasol, ex-jogadores da NBA e atletas olímpicos (Gasol Foundation) e com a seguradora BNP Paribas Cardif Iberia, para a implementação do projeto SAFALÍN (Saúde, Famílias, Infância) que pretende promover hábitos saudáveis junto de crianças entre os 6 e 12 anos de idade, bem como às suas famílias em situação de vulnerabilidade.

A Santa Casa assegurará o mapeamento das famílias que vão participar nas diferentes atividades, disponibilizando ainda os espaços para a realização das mesmas. Estima-se o envolvimento de um total de cerca de 45 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, na dinâmica do projeto SAFALÍN.

Já a seguradora BNP Paribas Cardif Iberia será responsável pelo financiamento do SAFALÍN em Portugal, no âmbito do projeto global de prevenção e redução da obesidade infantil, para além de contribuir com voluntários que participarão nas diferentes atividades.

Glória Ferreira, diretora de comunicação do BNP Paribas Cardif Iberia, afirma que “o lançamento deste projeto em colaboração com a Gasol Foundation e, agora, com a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, são passos seguros na construção de uma sociedade mais alerta e interessada na prevenção do excesso de peso e obesidade infantil”.

Opinião partilhada por Cristina Ribes, diretora executiva da Gasol Foundation Europe: “Poder colaborar com duas entidades como o BNP Paribas Cardif e a Santa Casa garante que o projeto SAFALÍN tenha uma boa base para o seu sucesso”.

Sobre o projeto SAFALÍN

O SAFALÍN é um programa que tem por objetivo promover hábitos saudáveis junto de crianças entre os 6 e 12 anos e suas famílias que vivem numa situação de vulnerabilidade e pretende capacitá-las com ferramentas saudáveis para que possam aplicar nas suas rotinas familiares.

Projeto piloto em Portugal, este programa já criou impacto na Catalunha através de workshops para mais de 50 famílias, sensibilizando-as para a importância dos “4 planetas da Galáxia Saudável”, os pilares necessários para promover estilos de vida saudáveis: aumento da atividade física diária, melhoria dos hábitos alimentares, cumprimento das recomendações de horário e qualidade de sono e promoção do bem-estar emocional.

 

  • BNP
  • Fundação Gasol
  • Obsidade infantil