A Santa Casa da Misericórdia associou-se ao projeto Smart2B, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020 e coordenada em Portugal pela EDP, que visa criar um sistema abrangente de edifícios inteligentes que coloca os seus utilizadores no centro da transição energética. O objetivo final passa sempre por contribuir para um futuro mais verde e sustentável.
Neste âmbito, a Santa Casa será responsável por promover o envolvimento das crianças e jovens adultos que vivem em casas de acolhimento, incutindo-lhes a consciência ambiental e o conhecimento sobre transição energética através de várias atividades, para que eles próprios se tornem agentes ativos de mudança.
Entre as iniciativas pensadas estão atividades lúdicas e de lazer com caráter formativo, centradas nos temas de eficiência energética e no tema da sustentabilidade, que despertem a curiosidade e alertem para a importância do uso responsável de energia.
Numa vertente mais tecnológica, a Misericórdia de Lisboa disponibilizou aos jovens dispositivos energéticos de última geração, capacitando-os para participarem ativamente na sua gestão da energia e tomarem decisões informadas sobre o uso da mesma nas suas vidas quotidianas.
Consciencializar a jogar
Tendo em conta o impacto que os videojogos têm nos jovens hoje em dia, a Santa Casa procurou desenvolver o conceito de ‘gamificação’, em conjunto com a EDP New, fazendo uso do fascínio existente por este imenso mundo virtual. No horizonte está a criação de um ambiente divertido e interativo que motive os jovens a aprender e a contribuir para os objetivos do projeto de eficiência energética e preservação ambiental. Este sistema irá posteriormente incorporar elementos de um jogo de vídeo tradicional, incluindo missões, vários níveis de dificuldade e pontos de experiência.
Além destes vetores, a instituição está também a trabalhar em conjunto com uma rede de parceiros internacionais para criar uma rede de edifícios inteligentes que respondam aos problemas atuais em torno da sustentabilidade energética.