À semelhança dos últimos anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa volta a apoiar a campanha “Não Caia Nisso”, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), cujo objetivo é alertar para a prevenção de quedas na população idosa e sensibilizar para os riscos associados. Oficialmente, a campanha arrancou no passado sábado, dia 9 de novembro, com a Caminhada da Ortopedia, em Vilamoura.
Esta campanha foi inicialmente lançada pela SPOT há oito anos, contando desde o início com o apoio da Santa Casa e o alto patrocínio da Presidência da República. De regresso este ano, a campanha “Não Caia Nisso” reforça as medidas de prevenção que as pessoas devem adotar e está presente em diversos meios de comunicação para chegar a um público maior. Além dos conselhos práticos, a mensagem que se pretende transmitir apela também a uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo, promovendo a mobilidade diária.
Refira-se que as quedas nestas idades mais avançadas são responsáveis por cerca de 40 mil fraturas ósseas por ano em Portugal, muitas vezes deixando severas marcas nas pessoas afetadas e diminuindo a sua qualidade de vida.
Saiba mais sobre a campanha na página da SPOT.