logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa volta a marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Santa Casa volta a marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Uma exposição que celebra os 525 anos da Misericórdia de Lisboa e uma conferência dedicada a construir uma cidade de Lisboa mais justa e inclusiva servem de mote para mais uma participação da instituição no certame, que já vai na sua décima edição.

Património

Entre os dias 29 e 31 de março, o LX Factory acolhe mais uma edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL), que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da autarquia da capital.

Numa altura em que a habitação está na ordem do dia e que, cada vez mais, o poder central e local tentam desenvolver medidas de apoio a este sector, a iniciativa organizada pela revista Vida Imobiliária apresenta-se como o espaço ideal de debate e discussão de novas e futuras medidas para este setor.

O programa da SRUL inclui inúmeros eventos, tais como workshops, conferências, tertúlias e debates, que pretenderam chamar a atenção dos participantes para o impacto social da reabilitação urbana.

A Misericórdia de Lisboa volta a marcar presença no evento e logo no arranque de mais uma semana dedicada ao património apresenta uma exposição fotográfica onde apresenta o legado patrimonial que detém e que tem vindo a preservar e reabilitar, ao longo dos seus 525 anos de existência.

Património de pessoas para pessoas

Na sessão de abertura do evento, onde também participou Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, Edmundo Martinho, provedor da Misericórdia de Lisboa, destacou a importância do evento que na sua opinião é “o espaço ideal de reflexão e de partilha de ideias para um setor que quer ser sempre presente”, considerando que “a habitação nunca esteve tanto na ordem do dia, como está agora”, numa referência às políticas apresentadas recentemente pelo Governo para este setor.

Para o provedor, o património da Santa Casa é “um exemplo de boas práticas na reabilitação e requalificação”, assegurando que é “um dever da instituição manter e respeitar todo o seu património, grande parte proveniente de benemerências, e colocá-lo ao dispor da cidade de Lisboa e das Boas Causas”. No final, o provedor convidou todos os presentes a conhecerem a exposição patente no espaço, onde estão alguns exemplos de reabilitação de património da Santa Casa.

A instituição preparou ainda a conferência “As pessoas no centro do Bairro – Uma visão social e inclusiva”, que irá ter lugar na tarde de quinta-feira, 30 de março, e contará com a participação de Ana Vitória Azevedo, administradora da Santa Casa.

Seguir-se-á uma mesa redonda onde serão discutidos temas relacionados com a intergeracionalidade e inclusão social e apresentados alguns dos projetos que existem na cidade de Lisboa, de promoção da vida autónoma e de sustentabilidade social. Helena Lucas, diretora do departamento de Gestão Imobiliária e Património da Santa Casa, Pedro Pinto, professor do ISCTE, Miguel Soares, diretor do departamento para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e Patrícia Luz, coordenadora da Associação Príncipe + Real serão os intervenientes da mesa redonda que será moderada por António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária.

Veja aqui algumas das imagens que estarão patentes na exposição sobre o património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao longo destes 525 anos.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas