logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

SCML assina protocolo com a FAPPC

SCML assina protocolo com a FAPPC

Protocolo de colaboração no que diz respeito à defesa e promoção das pessoas com paralisia cerebral.

Ação social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Federação das Associações Portuguesas da Paralisia Cerebral (FAPPC) assinaram esta terça-feira, 13 de novembro, um protocolo de colaboração no que diz respeito à defesa e promoção das pessoas com paralisia cerebral.

Com este protocolo, assinado pelo administrador da área da ação social da SCML, Sérgio Cintra, e pelo presidente da FAPPC, Abílio Saraiva da Cunha, pretende-se desenvolver um apoio à federação destinado ao desenvolvimento da sua atividade como participante e representante nacional no “SPARCLE 3 – Estudo de Participação de Cidadãos com Paralisia Cerebral a Viver na Europa”.

O SPARCLE 3 é a terceira fase de um projeto que tem como objetivo principal identificar os principais desafios que jovens adultos, entre os 19 e os 29 anos, com paralisia cerebral, enfrentam na transição para sua vida adulta.

Sérgio Cintra sublinhou a satisfação em celebrar este protocolo que, na sua opinião, “faz todo o sentido, dada a existência de objetivos comuns entre as duas instituições, sobretudo no que respeita ao apoio das pessoas com paralisia cerebral”.

Este estudo “vai permitir conhecer as verdadeiras necessidades e desafios que estes jovens sentem quando querem integrar-se na sociedade”, concluindo que “é essencial aprimorar o que estamos a fazer bem e modificar o que não estamos a fazer tão bem”.

“Este é o primeiro passo que queremos dar em estreita colaboração com a Santa Casa. Partilhamos com a Misericórdia a mesma missão e por isso é com grande orgulho que hoje contamos com este parceiro, conhecedor aprofundado desta realidade”, explicou o presidente da FAPPC.

O SPARCLE 3 terá a duração de dois anos e para além de Portugal, participam ainda a Alemanha, a Dinamarca, a França, a Holanda, a Inglaterra, a Itália e a Suécia. A Federação das Associações Portuguesas da Paralisia Cerebral foi a escolhida para representar Portugal, em articulação com a Escola de Saúde da Universidade de Aveiro.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas