A SCML deu mais um passo importante no reforço da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com a assinatura, por parte da administradora Ângela Guerra, de dois contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nas instalações da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), no passado dia 10 de julho.
Num dos contratos de financiamento assinados estão previstas obras de remodelação no interior do segundo piso do edifício da UCCI Rainha Dona Leonor, com vista à instalação de uma Unidade de Dia e Promoção de Autonomia dirigida à população adulta da região de Lisboa e Vale do Tejo, com capacidade para 25 utentes. O segundo contrato, por sua vez, prevê obras de intervenção total num edifício devoluto localizado no Complexo da Estrela, para a instalação de uma Unidade de Dia e Promoção de Autonomia Pediátrica, com capacidade para 14 utentes com menos de 18 anos. Ambas as respostas serão em regime de não internamento.
Com estes dois projetos, que deverão estar concluídos no final do próximo ano, a Santa Casa vai reforçar a sua intervenção na área dos Cuidados Continuados Integrados, ao criar respostas ambulatórias que promovem a autonomia de crianças, jovens e adultos com diferentes níveis de dependência.
O acesso a estes dois equipamentos abrangerá toda a população da região de Lisboa e Vale do Tejo, permitindo a prestação de cuidados integrados de suporte, de promoção de autonomia e de apoio social.
A UCCI Rainha Dona Leonor tem atualmente capacidade para 91 adultos em regime de internamento (13 em Unidade de Convalescença, 39 em Unidade de Média Duração, 39 em Reabilitação e Unidade e Longa Duração e Manutenção).