Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na área do Acolhimento Familiar, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, um seminário totalmente dedicado ao tema, sob o mote “Acolher e(é) cuidar – O Acolhimento Familiar como promotor de Saúde Mental”. Esta ação vai decorrer no dia 24 de outubro, no Taguspark, (Edifício Núcleo Central 100, Centro de Congressos), entre as 9h30 e as 17h30.
Em debate estarão temas como o papel das instituições no Acolhimento Familiar, os benefícios desta medida para a saúde mental, as estratégias adotadas, a importância de toda a rede envolvida no processo e os testemunhos das famílias que seguiram este caminho.
Recorde-se que o Acolhimento Familiar é aplicado quando uma criança, que se encontre em situação de perigo, não pode permanecer junto da sua família de origem. A criança é, então, recebida por uma família de acolhimento de forma temporária, mas pelo tempo que for necessário, até que o seu projeto de vida se possa concretizar, seja através do regresso à família de origem, da adoção, ou de outro caminho.
A Santa Casa tem liderado a evolução no complexo caminho do Acolhimento Familiar em Portugal, tendo lançado, em 2019, o pioneiro LxAcolhe, um programa que rapidamente se tornou uma referência nacional e objeto de replicação em todo o país.
Efetivamente, em 2019 não existia qualquer família de acolhimento na região da Grande Lisboa, mas atualmente existem cerca de uma centena, que, juntas, já acolheram mais de 170 crianças e jovens, evitando assim a sua institucionalização.
Consulte o programa do seminário e inscreva-se aqui.