A próxima conferência do Ciclo de Conferências do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão é já no próximo dia 20.
O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) promove em 2017/18, o Ciclo de Conferências “Avanços na Reabilitação – Por Boas Causas em Boas Mãos”, uma iniciativa que se destina a partilhar a atividade clínica e científica dos seus profissionais, bem como a de convidados de elevado mérito científico, através de comunicações, apresentações e tertúlias. Neste sentido o Centro, em ambiente de equipa multidisciplinar, abre um espaço privilegiado de discussões e de partilha sobre aquilo que de melhor se faz a nível nacional e internacional na área da Reabilitação.
No dia 20 de março, a partir das 14h30, a conferência é dedicada ao tema: Serviço Social: Campos de Atuação e Identidade Profissionais e fica a cargo de Maria Irene Carvalho e Carla Pinto.
PROGRAMA
14h30 às 15h00 – “Campos de Atuação e Identidades Profissionais” – Esta comunicação destaca os campos de atuação e as identidades profissionais percebidas e construídas pelos Assistentes Sociais em Portugal. Pretende-se debater de que modo os processos de mudança social e política (questões sociais, complexidades, austeridade e nova gestão pública) influenciam a intervenção dos assistentes sociais e reconfiguram a profissão. Nesta abordagem consideramos o sector da saúde como um campo onde o Serviço Social emergiu e se consolidou destacando os desafios para a profissão neste contexto.
15h00 às 15h15 – Debate
Local: Sala Multiusos 1 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
Oradores:
Maria Irene Carvalho – Professora Auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP -Universidade de Lisboa – Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social.
Carla Pinto – Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP – Universidade de Lisboa -Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social.