logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Sofia Miguel Castro vence concurso “New Talent”

Sofia Miguel Castro vence concurso “New Talent”

A Misericórdia de Lisboa, a NiT e a TVI juntaram-se para, pelo quarto ano consecutivo, distinguir o talento jovem. A atriz natural de Santa Maria da Feira conquistou o prémio de dez mil euros.

Prémios e Investigação

Sofia Castro, 22 anos, de Penafiel, é a grande vencedora desta edição do “New Talent”, após decisão do público. Eram dez os finalistas que foram a votações, mas só uma saiu vencedora no concurso. A atriz, que dedicou os últimos anos da sua vida à paixão pela sétima arte, com o prémio de dez mil euros pretende consciencializar os jovens para a reflorestação de serras despidas pelo fogo.

“Tenho esta paixão pela natureza desde pequena, provavelmente porque cresci e vivi num meio mais pequeno que Lisboa e de facto há muito que tinha esta ideia de unir estes dois mundos, o teatro com o ambiente, e surgiu esta ideia de montar um espetáculo teatral interativo, que potenciasse a plantação de árvores pelo público durante o próprio espetáculo”, conta a vencedora.

Sofia ficou surpresa e, em simultâneo, feliz quando percebeu que tinha ganho. “Foi uma notícia avassaladora e ainda não estou bem em mim. Tinha algumas expetativas, como é óbvio, mas não estava assim tão confiante”, assumiu Sofia, na cerimónia de entrega do prémio, que decorreu na Sala das Extrações da Santa Casa. “Se ganhasse, seria perfeito. Mas se perdesse, na verdade não perdia nada, porque consegui ser ouvida e dar a conhecer o meu trabalho”.

Para Maria da Cunha, subdiretora de comunicação e marcas da Santa Casa, esta distinção “reforça o cumprimento de uma missão da instituição que é o de apoiar a cultura, o talento jovem e permitir que jovens como a Sofia possam continuar a apostar nos seus sonhos”.

“Sentimos que há cada vez mais jovens a destacarem-se em várias áreas. Os projetos são cada vez melhores, mais ambiciosos. É um sinal que este concurso está a correr bem e nota-se a evolução todos os anos”, conclui Maria da Cunha.

Representantes da Nit e da Santa Casa com a vencedora do Prémio New Talent

Créditos das Fotografias: NiT

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas