O Espaço Santa Casa vai acolher na próxima quinta-feira, 10 de outubro, um concerto dos Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, baseado nas obras de Joseph Haydn e Dmitri Schostakovich. O evento está agendado para as 16 horas e será aberto ao público.
Ao longo de quase uma hora, os Solistas da Metropolitana encantarão o público com a interpretação do terceiro Quarteto de Cordas do Op. 76 de Joseph Haydn e o segundo de Dmitri Schostakovich. O concerto, mais um que irá decorrer no Espaço Santa Casa, promete deslumbrar a audiência, não só pela atuação dos Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, como pelas composições de dois dos autores mais conceituados de sempre: Hayden, compositor austríaco do século XVIII (que personifica o chamado “classicismo vienense” ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven) e Schostakovich, um compositor e pianista russo da era soviética, que se tornou internacionalmente conhecido após a estreia da sua Primeira Sinfonia, em 1926.
A título de curiosidade, a melodia que se ouve repetidamente no segundo andamento do quarteto de Haydn é atualmente o Hino Nacional da Alemanha. Em forma de tema e variações, cada instrumento interpreta sucessivamente essa melodia, que tinha como propósito original exaltar o poder de Francisco José I, o Imperador da Áustria, durante as guerras napoleónicas. Foi também em tempos de guerra que Schostakovich compôs este seu quarteto, em 1944.