Esta mítica prova de ciclismo recupera uma tradição antiga da capital portuguesa e traz para a noite lisboeta as bicicletas, que estão cada vez mais presentes na vida dos portugueses.
Ciclistas mais corajosos vão dar o seu melhor numa subida de 265 metros com inclinação de 17%, entre a Praça dos Restauradores e a zona do Bairro Alto. Todas as subidas são cronometradas, sendo apurados os quatro melhores tempos masculinos e femininos que, por sua vez, discutem as semifinais e a finalíssima. Na primeira edição oficial da Subida à Glória, em 1913, Alfredo Piedade precisou de 1 minuto e 05 segundos para completar a prova, mas, atualmente, o recorde é detido pelo “Torpedo da Glória”, Ricardo Marinheiro, que gastou “apenas” 35,59 segundos.
Os Jogos Santa Casa associam-se a este evento lúdico-desportivo, também como forma de celebrar a Semana Europeia do Desporto (que se comemora entre 23 e 30 de setembro), iniciativa promovida pela Comissão Europeia, destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, na qual a marca representante dos jogos sociais do Estado participa ativamente, em conjunto com outras lotarias europeias congéneres.
Razões não faltam para que aceite o nosso desafio para uma vida mais ativa e pedale na “Subida à Glória Jogos Santa Casa”. As inscrições ainda estão abertas, mas limitadas a 300 participantes, a partir dos 16 anos.