logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Taça de Portugal Placard: uma competição que vai além do futebol

Taça de Portugal Placard: uma competição que vai além do futebol

Pelo quinto ano consecutivo, o Placard volta a dar nome à prova rainha do futebol português. Como evoluiu este apoio que tem feito da Taça de Portugal uma prova mais inclusiva?

Jogos Santa Casa

Este ano, a festa é diferente. Em 2020, a final da prova rainha do futebol nacional, entre FC Porto e SL Benfica, agendada para 1 de agosto, vai jogar-se no Estádio Cidade de Coimbra. Em 80 anos de Taça de Portugal, só por 12 vezes se jogou fora do Estádio Nacional.

A pandemia tirou a magia da Taça de Portugal Placard e também a tirou do Jamor. Muda o recinto, muda a já tradicional festa na mata do Jamor e, sobretudo, muda o apoio dos adeptos às respetivas equipas, uma vez que a final será jogada à porta fechada.

Apesar desta nova realidade, o Placard – patrocinador oficial da prova rainha do futebol português, desde 2015 – vai “entrar em campo” com o intuito de minimizar a ausência de adeptos no estádio. Os jogadores das duas equipas vão ver as bancadas coloridas de azul e vermelho, graças às 20 mil t-shirts – 10 mil vermelhas e 10 mil azuis- que vão vestir as bancadas do Estádio Cidade de Coimbra.

Com esta iniciativa, o Placard pretende dar ainda mais vida e cor à transmissão televisiva da prova rainha e, por outro lado, contribuir para fomentar o espírito vivido habitualmente pelos próprios jogadores, apesar da ausência de adeptos. Após o apito final, todas as t-shirts serão entregues às Casas do Sport Lisboa e Benfica e do Futebol Clube do Porto, para que os próprios clubes possam entregar aos seus adeptos.

Camisolas nas bancadas

No âmbito do patrocínio à Taça de Portugal, serão ainda atribuídos dois importantes prémios: o “Troféu Homem do Jogo” e o “Troféu Fair Play”, que, após votação online, serão entregues ao melhor jogador em campo e ao jogador que teve um comportamento de desportivismo merecedor de destaque.

Mas a Taça também se joga fora do terreno de jogo, tal como o Placard tem vindo a dar nota através das suas redes sociais, lançadas oficialmente esta semana.

A menos de 24 horas do pontapé de saída da 80ª edição da Taça de Portugal, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, marcou presença no programa “Amor à Camisola”, no Canal 11, para falar da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).  O provedor revelou que a Santa Casa não hesitou na hora de associar o Placard à Taça de Portugal. O patrocínio acontece porque, na perspetiva da instituição, a “Taça de Portugal tem um valor intrínseco no povo português, um valor muito particular do ponto de vista afetivo”, algo que o “Placard procura acompanhar e suportar”.

 

Um apoio que cresce de edição para edição

Explore a cronologia e descubra os apoios dados pelos Jogos Santa Casa e pelo Placard à Taça de Portugal de futebol.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas