logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Temporada Música em São Roque está de volta

Temporada Música em São Roque está de volta

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a 33ª Temporada Música em São Roque (TMSR) decorre num formato misto, com transmissão online e presença de público. O primeiro concerto é já esta sexta-feira, 15 de outubro.

Cultura

De 15 de outubro a 12 de novembro, Lisboa será palco de dez concertos ímpares e imperdíveis. Esta edição, que vai contar novamente com o maestro Filipe Carvalheiro como diretor artístico, inclui algumas das orquestras e coros mais conceituados do panorama de música clássica portuguesa, e conta com duas estreias absolutas: Polyphōnos Ensemble e o duo Márcio da Rosa & Isabel Calado.

Os concertos desta temporada têm lugar na Igreja de São Roque e na capela do Convento de São Pedro de Alcântara, e podem ser assistidos gratuita e presencialmente, com lotação limitada. À semelhança de anos anteriores, todos os concertos são transmitidos através do site da TMSR e da plataforma RTP Palco. O mesmo sucede com as sessões de “Ouvidos para a Música”, um ciclo da autoria do maestro Martim Sousa Tavares, já a decorrer deste o dia  4 e até ao dia 29 de outubro.

O programa da 33ª edição da Temporada Música em São Roque conta com o Coro Gulbenkian, sob a direção de Inês Tavares Lopes, para fazer as honras de abertura, no dia 15 de outubro, com o concerto intitulado “Luz e sombras”. Uma peça dedicada à voz feminina, com obras que vão de Hildegarda Von Bingen a John Tavener.

No dia 17 de outubro, segue-se o Grupo Vocal Olisipo, sob a direção de Armando Possante, com o concerto “Herança – A música da Sé de Évora”, escrito a partir de obras, que demonstram a continuidade do estilo seiscentista, feita por gerações de talentosos compositores da denominada Escola de Música da Sé de Évora.

No dia 22, o concerto “Imanência e Transcendência – Entre Mestres e Discípulos: Polifonia Portuguesa do séc. XVI”, de Polyphōnos Ensemble, com direção de José Bruto da Costa, terá como ponto de partida os motetes de Frei Manuel Cardoso, apresentando um confronto entre a música de mestres e discípulos.

O Bando de Surunyo regressa à TMSR para apresentar, no próximo dia 24 de outubro, alguns cânticos de devoção e independência durante a Guerra da Restauração, preenchido com vilancicos recuperados e escutados pela primeira vez desde o séc. XVI, onde a mensagem de patriotismo e de religiosidade se fundem.

O grupo Concerto Campestre, sob a direção de Pedro Castro, promete brindar, no dia 29, os espetadores com o “Más no puede ser”. Uma peça que é um contraponto entre o vilancico barroco, de imensa popularidade na península Ibérica, e novo mundo com o estilo musical italiano que o veio destronar em Portugal.

Ensemble Bonne Corde, dirigido por Diana Vinagre, apresentará, no dia 30 de outubro, um concerto sobre a publicação em Londres de uma série de “concerti grossi” do compositor António Pereira da Costa.

O tenor Márcio da Rosa e Isabel Calado, que o acompanhará num piano de mesa original do final do séc. XVIII, levarão, no dia 31 de outubro, ao Convento de São Pedro de Alcântara um conjunto de canções de cariz religioso, não publicadas em edições atuais e raramente apresentadas ao público.

No dia 6 de novembro, os Capella Duriensis, com direção de Jonathan Ayerst, irão apresentar um concerto alusivo a dois acontecimentos trágicos: a praga de Lisboa, em 1570, e a mais recente pandemia de Covid-19. No centro do programa está o texto da “Missa pro Defunctis”, apresentado em canto gregoriano, que será intercalado com motetos de Damião de Góis e obras tocadas no órgão da Igreja de S. Roque.

A atuação do grupo Sete Lágrimas vai decorrer no dia 7 de novembro. “Iberia Mayor” é o nome da peça e representa o cruzamento intercultural, essência das culturas ibéricas entre os séculos XVI e XIX.

A 33ª edição da Temporada Música em São Roque encerra com o esplendor do alto barroco, em duas cantatas de J. S. Bach e uma suite para flauta e cordas de Telemann, num concerto apresentado pela Orquestra Barroca Casa da Música, com a soprano Mónica Monteiro e o oboísta Pedro Castro.

Saiba tudo sobre os protagonistas e a programação da 33ª Temporada Música em São Roque, aqui.

Uma iniciativa da Misericórdia de Lisboa, a não perder!

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas