logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Um encontro com os surfistas das ondas gigantes

Um encontro com os surfistas das ondas gigantes

Os jovens da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conheceram algumas estrelas do surf nacional e mundial num encontro que teve lugar, no passado dia 29 de fevereiro, no Espaço Santa Casa.

Jogos Santa Casa

Sem medo de entrar num mar desconhecido, estes miúdos quiseram saber tudo sobre os desafios de enfrentar as ondas gigantes da Nazaré.

Não é todos os dias que os jovens das Casas de Acolhimento e os filhos dos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se reúnem com surfistas nacionais e internacionais, alguns deles bem conhecidos. A oportunidade resulta do patrocínio dos Jogos Santa Casa ao Nazaré Tow Surfing Challenge.

O encontro que aconteceu no passado sábado, 29 de fevereiro, permitiu que estrelas do surf e jovens da Santa Casa se conhecessem e partilhassem experiências.

A experiência foi idêntica a uma ida ao mar, primeiro estranha-se a temperatura da água e depois de entrarmos, já não queremos sair. Foi o que aconteceu com estes jovens: primeiro estavam um pouco envergonhados, depois sentiram-se como peixes dentro de água. A curiosidade foi mais forte e quiseram saber tudo sobre os desafios de enfrentar as ondas gigantes.

Como começaram a surfar? O que os leva a desafiar as ondas gigantes da Nazaré? O que é preciso para ser um surfista de ondas gigantes? Têm medo? O que fazem para vencer o medo? Foram algumas das questões lançadas pelos jovens.

Alguns disseram que não seriam capazes de tal feito. As ondas gigantes metem-lhes medo, mas até gostavam de surfar. Frederico Vieira, de 18 anos, acha que surfar “deve ser muito cansativo e que os atletas devem ter medo”. Já Ricardo Cassoba, de 19 anos, diz gostar do mar e do surf, mas assume “não ser capaz de surfar” este tipo de ondas.

António Santinha, diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa, defende que “este tipo de ações é muito importante e permite alargar os horizontes destas crianças. Temos o dever de partilhar a natureza, o oceano e as boas experiências, na esperança de que estes jovens se inspirem e procurem um espaço seu onde possam desfrutar da vida”.

Garrett McNamara, Nic von Rupp, Hugo Vau e António Silva foram alguns dos surfistas presentes que, carinhosamente, responderam a todas as questões lançadas pelos mais curiosos. No final deste encontro, os jovens foram presenteados com uma sessão especial de autógrafos.

 

Jovens Nazare - Noticias

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas