logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Um exemplo além-fronteiras: “A Misericórdia de Lisboa é um modelo a ser seguido e implementado”

Um exemplo além-fronteiras: “A Misericórdia de Lisboa é um modelo a ser seguido e implementado”

Misericórdias de Lisboa e da Bahia pretendem estreitar laços e começar a delinear estratégias em benefício dos mais desfavorecidos.

Ação social

Ontem, 19 de outubro, Portugal e Brasil voltaram a estreitar laços. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi um dos locais visitados pela comitiva do Governo da Bahia, chefiada pelo vice-governador João Leão, que por estes dias está por Portugal para conhecer a realidade nacional em várias áreas de atuação.

A visita assume a função de análise de uma possível colaboração na área social entre as Misericórdias de Lisboa e da Bahia (Brasil). As duas instituições pretendem fortalecer relações, delinear estratégias em benefício dos mais desfavorecidos, trocar experiências e discutir problemas comuns. Nesta relação que ambas as partes querem que seja mais estreita, pretende-se, num futuro próximo, estruturar planos alinhados com um pensamento socioeconómico e com propostas de ações sociais efetivas, que alcancem os mais necessitados nos dois países.

João Leão, nesta que foi a sua primeira visita à Misericórdia de Lisboa, vê este intercâmbio de boas práticas entre Portugal e Brasil como fundamental: “esperamos estabelecer parcerias com esta casa que foi a primeira criada no mundo e que é uma referência para nós. Acreditamos que é um modelo a ser seguido e implementado para ajudar o povo baiano”, revela.

O interesse das Misericórdias do Brasil em relacionarem-se com a Misericórdia de Lisboa não é de agora. A Santa Casa da Bahia, das mais antigas daquele país da América do Sul, é apenas uma de muitas entidades com grande vontade de estreitar ligação com a Misericórdia de Lisboa. A existência de uma lei no Brasil que define que as receitas do jogo têm de ser aplicadas em obras sociais faz com que os governos envolvidos neste processo desenhem um plano estratégico que estabeleça um investimento em prol dos mais necessitados. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, como um dos maiores exemplos a nível mundial daquilo que bem se faz através da receita do jogo, tem sido alvo de inspiração de muitas instituições em todo o mundo, com as boas práticas instauradas em Portugal a serem replicadas em vários pontos do globo.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas