Construído como um modelo de inclusão na e para a comunidade onde está inserido, o Centro de Promoção Social da PRODAC, na freguesia de Marvila, recebeu esta terça-feira, 8 de maio, a visita de um grupo de voluntários da Misericórdia de Lisboa. O encontro deu a conhecer o trabalho realizado pela equipa multidisciplinar do centro.
A visita iniciou-se com uma palestra realizada por Cristina Simões, diretora do centro, onde explicou a história de toda a comunidade envolvente e como o centro ao longo dos anos se soube reinventar e adotar respostas capazes de satisfazer as necessidades da população.
“Este centro tem realizado um trabalho essencial para a comunidade. O nosso maior objetivo sempre foi e sempre será transformar o território em comunidade, assente em pilares de confiança e presença constante”, reconheceu a diretora, afirmando que “as pessoas da PRODAC é que são os agentes dinamizadores da comunidade e não o centro”.
Depois da palestra foi a vez de Paollo, voluntário italiano da Santa Casa, inserido num projeto de intercâmbio de voluntários entre a Misericórdia de Lisboa e a de Florença, desafiar todos os presentes a colocarem literalmente a mão na massa e confecionarem uma verdadeira pizza napolitana inspirada nos cinco objetivos estratégicos da PRODAC: organização e capacitação comunitária; fortalecimento de parcerias locais; coesão, sustentabilidade e solidariedade comunitária; competências, qualificações e aprendizagem ao longo da vida e educação e animação socioeducativa.
No final a equipa do centro convidou todos os voluntários a percorrerem os corredores e salas do equipamento e vivenciarem na primeira pessoa o trabalho desenvolvido pela PRODAC.
Quer candidatar-se a voluntário da Santa Casa?
Para isso, basta preencher e enviar a inscrição disponibilizada aqui, ou dirigir-se ao Gabinete de Promoção ao Voluntariado, situado no Largo Trindade Coelho, em Lisboa. As Boas Causas esperam por si.