logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Uma viagem aos segredos do Arquivo Histórico da Santa Casa

Uma viagem aos segredos do Arquivo Histórico da Santa Casa

Saiba como funciona todo o processo de tratamento e conservação das memórias seculares da história da instituição, da cidade de Lisboa e do próprio país.

Cultura, Sobre nós

livros entradas dos expostos

Um legado para o presente e para o futuro. Celebra-se no próximo domingo, dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem, no seu Arquivo Histórico, um exemplo de preservação da história da instituição, da cidade e até mesmo do país.

“O tesouro da nossa história guarda-se em arquivo. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa comemora 526 anos, com a missão sempre segura de cumprir as 14 obras de Misericórdia que a Rainha Dona Leonor propôs. São as pessoas mais carenciadas e desprotegidas que estão sempre no coração da Misericórdia. São séculos de solidariedade e humanismo, que têm o seu legado preservado no Arquivo Histórico da Santa Casa. Toda a documentação está conservada e guarda-se esta ‘memória’ do passado para deixar a marca para o futuro. Nas comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, a 9 de junho, a Santa Casa realça o papel fundamental dos arquivos, na salvaguarda das Boas Causas, ao longo dos séculos da SCML”, realça Francisco d’Orey Manoel, diretor do Arquivo Histórico.

É através dos inúmeros testemunhos presentes no Arquivo Histórico da Santa Casa, sob os mais variados formatos, que podemos conhecer, por exemplo, a estrutura orgânica da instituição, as suas funções e as atividades da Misericórdia de Lisboa ao longo do seu percurso, que conta já com mais de cinco séculos de história.

É trabalho do Arquivo, e das pessoas que nele colaboram, reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da Santa Casa e da sua biblioteca histórica.

A documentação está devidamente acondicionada em cerca de seis quilómetros lineares de prateleiras e é constituída, sobretudo, por documentos em suporte de papel, pergaminho, fotografias e registos sonoros. Devido ao grande terramoto de 1755, e ao violento incêndio que se seguiu, a Misericórdia de Lisboa viu destruído grande parte do seu património e documentação, conservando-se assim no Arquivo, sobretudo, documentos de meados do século XVIII até aos dias de hoje.

Entre os exemplares historicamente ricos do Arquivo da Santa Casa encontram-se, por exemplo, os “sinais” das crianças expostas na roda de Lisboa ou o Compromisso da própria instituição.

Toda esta documentação carece da maior atenção no seu tratamento e conservação, num trabalho, por norma, invisível ao público, mas sobre o qual pode agora ficar a conhecer um pouco mais através de uma viagem aos segredos do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Veja o vídeo:

Play Video about Funcionário arruma arquivo

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas