logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Universidade americana recebe maiores prémios para investigação em Alzheimer

Universidade americana recebe maiores prémios para investigação em Alzheimer

Membro do Júri das Neurociências é cientista-chefe da Universidade do Texas e Santo António.

Prémios e Investigação

James Truchard é um empresário norte-americano que decidiu fazer uma doação de 5 milhões de dólares à Universidade do Texas e Santo António (UTSA), para a criação do projeto Oskar Fisher. Esta iniciativa permite lançar os maiores prémios a nível mundial para promover a investigação na doença de Alzheimer.

De acordo com o site da conceituada universidade dos Estados Unidos da América, estes prémios serão promovidos durante dois anos e pretendem contribuir para a descoberta de uma causa para a doença de Alzheimer. A mesma publicação cita o relatório mundial Alzheimer 2018, da Alzheimer’s Disease International, para constatar que se estima que 50 milhões de pessoas vivam em todo o mundo com demência, o que representa um custo de 1 trilião de dólares para a economia global.

O autor da doação que permite a implementação deste projeto, James Truchard, terá tido conhecimento do trabalho de Oskar Fisher durante uma pesquisa pessoal. Oskar Fisher foi um neurocientista judeu pioneiro no estudo da demência. O seu trabalho nunca pôde ser concluído, uma vez que em 1939 foi impedido de continuá-lo ao ser expulso da universidade e enviado para um campo de concentração, onde viria a morrer em 1942.

James Truchard considera que devemos “olhar para a doença de Alzheimer como um puzzle complexo a que falta uma peça”. O filantropo lembra que passou um século desde o início do trabalho de Oskar Fisher, mais de 130 mil papers científicos foram publicados e ainda não se encontrou uma explicação definitiva para a cura de Alzheimer.

George Perry reitor do College of Sciences e cientista-chefe do Consórcio para a Saúde Mental da UTSA é membro do Júri dos Prémios Santa Casa Neurociências desde a sua criação.

Para o membro do Júri dos Prémios Santa Casa Neurociências, o Projeto Oskar Fisher traz uma nova abordagem à investigação el Alzheimer porque parte do trabalho iniciado por Oskar Fisher há um século. O cientista-chefe da UTSA reconhece que “a generosa oferta de Truchard’s vai permitir criar um fórum internacional para assessorar esse trabalho e proporcionar uma explicação que potencie o conhecimento da sociedade desta doença”.

Leia aqui a notícia original.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas