A memória é um dos aspetos fundamentais na área do envelhecimento ativo e foi com esta premissa que o Centro Social Polivalente (CSP) São Cristóvão e São Lourenço lançou um desafio aos seus utentes: fazerem uma “Viagem pela Memória”. Assim se chama o projeto que agora resultou na peça de teatro “Baú das Célebres Fotografias”.
Este projeto foi pensado para valorizar as reminiscências dos utentes, provenientes das diversas fases das suas vidas, através de imagens fotográficas. Estas fotografias, selecionadas pelos próprios utentes, serviram de base à peça teatral, que por sua vez transporta os participantes para uma exposição num laboratório de fotografia.
Ana Paula Sousa, animadora sociocultural naquele equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, destaca que esta é uma “dinâmica de estimulação cognitiva”, através de sessões individuais e em grupo, num formato divertido que rapidamente cativou os utentes do CSP São Cristóvão e São Lourenço.
“Os utentes têm reagido muito bem ao projeto “Viagem pela Memória”. Aderiram muito bem aos grupos e às partilhas, em cada temática proposta”, salienta.
A peça de teatro “Baú das Célebres Fotografias”, resultado final deste projeto, foi interpretada por quatro utentes, mas as histórias presentes nas imagens, penduradas em palco por pequenas molas no fictício laboratório, envolveram muitos mais.