Foi com “casa” cheia, composta por familiares dos pequenos artistas e não só, que a Igreja de São Roque recebeu as 50 crianças, dos 6 aos 16 anos, que fazem parte da Orquestra Geração Santa Casa.
Este projeto conta já com seis anos de existência e tem vindo a crescer ao longo dos anos, quer em número de participantes, quer na evolução da aprendizagem da música e do impacto que esta tem nas vidas destes talentosos artistas e das suas famílias.
O alinhamento do concerto “Esperança viaja com a Família” foi construído com o foco na família e contou a história de uma orquestra chamada “Esperança”, que viajou pelo mundo. Puderam ser escutadas peças musicais da orquestra com novos arranjos e uma dinâmica diferente, o que motivou uma enorme participação e entusiasmo por parte de todos os presentes. O espetáculo terminou com o tradicional merengue da Orquestra Geração, que é já um clássico de sucesso nas suas atuações, e, depois da última nota, os pequenos grandes artistas foram brindados com uma emotiva ovação.
Todo o empenho e dedicação do maestro Duarte Silva, assim como dos 13 professores dos vários instrumentos e dos colaboradores da Unidade de Intervenção Familiar da Misericórdia de Lisboa, tem sido recompensado com o crescimento assinalável dos jovens artistas que fazem parte da orquestra.
Como gostam de lembrar, a Orquestra Geração Santa Casa não é um conservatório, nem uma escola de música. É um trabalho social que, através da música e da prática de orquestra de conjunto, apoia crianças e famílias da comunidade.