Apresentação do programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades
Lisboa, Cidade de Todas as Idades
O programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades visa a promoção de políticas integradas para a longevidade, que se traduzem em 3 eixos estratégicos: Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada. Estes eixos agregam várias medidas com vista à melhoria da qualidade de vida e de bem-estar da população 65+, impulsionando também a manutenção e a promoção da autonomia e da prestação de cuidados qualificados.
Programa
O programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” consiste numa estratégia para a cidade e tem como missão dar uma resposta integrada à população 65+, na senda da longevidade, promovendo ações de cidadania participativa com vista a maiores índices de autonomia e independência. Resulta de um acordo de estreita colaboração com importantes parceiros – Câmara Municipal de Lisboa e Instituto da Segurança Social -, focado em dois objetivos:
- Implementar respostas integradas, articuladas e de proximidade;
- Promover a qualificação da intervenção.
A concretização destes objetivos prevê a realização de um conjunto de medidas organizadas em 3 eixos estratégicos:
- Vida Ativa;
- Vida Autónoma;
- Vida Apoiada.
Este é um programa de ação ambicioso com vários princípios subjacentes:
- Conhecimento estratégico;
- Respeito pela autonomia e ação;
- Inovação;
- Adequabilidade e celeridade;
- Acessibilidade e acesso;
- Eficácia, eficiência e efetividade.
No âmbito do eixo Vida Ativa, pretende-se a criação de condições de promoção da vida ativa para este grupo populacional ao nível cultural, desportivo, formativo e de intervenção cívica. No eixo da Vida Autónoma, a melhoria das condições físicas do espaço público e edificado, assim como requalificar, inovar e diversificar a rede de equipamentos e serviços que promovam a autonomia, a independência e retardem a institucionalização. No eixo da Vida Apoiada, a melhoria e ampliação da rede de equipamentos sociais e saúde, assim como de prestação de cuidados para as situações de dependência.
Medidas em destaque
Projeto RADAR: visa identificar a população com mais de 65 anos e construir sistemas de base comunitária de integração social.
Teleassistência: serviço de teleassistência para pessoas em situação de dependência e/ou incapacidades.
Espaço InterAge: espaço intergeracional e aberto à comunidade, previsto no âmbito da requalificação de 21 Centros de Dia da Santa Casa.
Alargamento da cobertura do Serviço de Apoio Domiciliário:
- Serviço de Apoio ao Cuidador Informal: capacitar os cuidadores para uma melhor prestação de cuidados e prevenir o risco de sobrecarga/stress
- Serviço de apoio domiciliário: alargar e qualificar a cobertura do serviço com acesso a serviços de saúde e reabilitação, com a capacitação dos profissionais
- Construção de oito equipamentos com valência de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Cuidados Continuados