Saúde Mental – Unidade W+
A Unidade W+ é uma resposta de saúde, que tem como objetivo a prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica, em ambulatório ou na comunidade. Aposta também na prevenção de comportamentos de risco e na promoção de estilos saudáveis de vida, no que se relaciona com os seus principais públicos-alvo.
Promove a adesão da população de risco, através de uma intervenção interdisciplinar, recorrendo a respostas inovadoras talhadas à medida das necessidades de cada caso. Organizada em três núcleos, crianças, adolescentes e adultos, tem como filosofia transversal a adaptação contínua às diferentes etapas do ciclo de vida da pessoa.
Em funcionamento desde 2003, a W+ conta com o reconhecimento do trabalho desenvolvido em várias áreas dentro da saúde mental, nomeadamente o Prémio de Boas Práticas em Psicologia 2019 da Ordem dos Psicólogos – Delegação Sul, constituindo este um incentivo para a continuidade e desenvolvimento de novas respostas.
A colaboração com a New Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA através de um novo programa de aprendizagem no ensino pré-graduado do curso de Mestrado Integrado em Medicina, possibilita aos alunos do 4º ano terem uma manhã de aulas práticas na Unidade W+, com o objetivo de divulgar boas práticas no trabalho com adolescentes.

Porta de Entrada Giratória
O utente pode aceder ao serviço, frequentando as diferentes respostas disponíveis, sejam as mais convencionais em matéria de saúde (por exemplo, consultas), ou outras especialmente desenhadas a pensar nos utentes que dificilmente aderem a este tipo de respostas (por exemplo, grupos, teatro terapêutico, expressão criativa, prática de desportos, entre outros).

Triagem
A triagem contempla uma avaliação biopsicossocial e ocorre em 3 momentos distintos.
Elaborada em primeiro lugar por um psicólogo, implica uma avaliação do estádio de desenvolvimento do utente em termos de preparação para a mudança. O facto da triagem ser feita por um técnico de psicologia permite uma avaliação de fatores intrapsíquicos determinantes não só na adesão, no grau de risco, como também na abrangência da avaliação.
A triagem de enfermagem permite um olhar global sobre o estado de saúde do utente e por fim um técnico de serviço social elabora uma avaliação social, encerrando o olhar integrador que se pretende num primeiro contacto.

Plano (Psico) Terapêutico Individual
Após triagem, em equipa interdisciplinar, elabora-se um plano (psico) terapêutico individual (PTI). Cada utente é olhado como uma realidade única e irrepetível. Assim, os encaminhamentos efetuados obedecem a uma lógica de criação de respostas de acordo com as necessidades de cada um e não apenas o seu enquadramento em respostas previamente formatadas.

Intervenção W+ na Comunidade
São os técnicos da Unidade que, num trabalho na comunidade, identificam e avaliam as necessidades da população no sentido/objetivo do encaminhamento para a própria Unidade, em concertação e avaliação contínuas relativamente às reais necessidades detetadas. Esta dinâmica proporciona uma divulgação/intervenção concertada, entre a comunidade e a Unidade, oferecendo uma resposta imediata de saúde de caráter inovador.

Recurso a líderes comunitários
Modelos positivos de saúde, nas ações de sensibilização e de intervenção. Estes mediadores são utentes da Unidade W+ que, pelo seu perfil e percurso terapêutico, passam a intervir com os seus pares, promovendo assim a mudança de comportamentos de risco.

Participação na formação de alunos de Medicina
A Unidade W +, através do seu núcleo de adolescentes, colabora com a New Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA num novo Programa de aprendizagem no ensino pré-graduado do Curso de Mestrado Integrado em Medicina. O trabalho desenvolvido na W + constitui um exemplo de inovação e boas práticas no trabalho com adolescentes.
RESPOSTAS INDIVIDUAIS
Psicologia
- Prestação de cuidados na área da Saúde Psicológica/Mental
- Prevenção da doença e de comportamentos de risco
- Promoção de comportamentos saudáveis
Enfermagem
- Promoção da saúde
- Prestação de cuidados de enfermagem
Psiquiatria
- Prestação de cuidados de saúde na área da Saúde Mental
Terapia Ocupacional
- Intervenção com população com debilidade e/ou com disfunções ocupacionais
- Correção postural
- Pilates
Serviço Social
- Avaliação, acompanhamento, encaminhamento e articulação com outros serviços / comunidade
Consulta Medicina Geral e Familiar
- Prestação cuidados na área da Saúde Sexual e Reprodutiva / Medicina Geral e Familiar
Atividade desportiva
- Acompanhamento individual / grupo enquadrado em intervenção terapêutica