Saúde Mental W+

A Unidade W+ é uma resposta de saúde, da Direção de Saúde Santa Casa, que tem como objetivo a prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica, em ambulatório ou na comunidade. Aposta também na prevenção de comportamentos de risco e na promoção de estilos saudáveis de vida, no que se relaciona com os seus principais públicos-alvo.

 

A Unidade W+ potencia a adesão da população de risco, através de uma intervenção interdisciplinar, recorrendo a respostas inovadoras talhadas à medida das necessidades de cada caso. Organizada em 3 Núcleos, crianças, adolescentes e adultos, tem como filosofia transversal a adaptação continua às diferentes etapas do ciclo de vida da Pessoa.

Funcionando desde 2003, a Unidade conta com um reconhecimento do trabalho desenvolvido em várias áreas dentro da saúde Mental, nomeadamente.

O Prémio de Boas Práticas em Psicologia 2019 da Ordem dos Psicólogos – Delegação Sul, ganho pela W+, constituindo este um incentivo para a continuidade e desenvolvimento de novas respostas.

A colaboração com a New Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA através de um novo Programa de aprendizagem no ensino pré-graduado do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, possibilita aos alunos do 4º ano terem uma manhã de aulas práticas na Unidade W+, com o objetivo de divulgar boas praticas no trabalho com adolescentes.

Saúde W+

Porta de Entrada Giratória

O utente pode aceder ao serviço, frequentando as diferentes respostas disponíveis, sejam as mais convencionais em matéria de saúde (por exemplo, consultas), ou outras especialmente desenhadas a pensar nos utentes que dificilmente aderem a este tipo de respostas (por exemplo, grupos, teatro terapêutico, expressão criativa, prática de desportos, entre outros).

Saúde W+

Triagem

A triagem contempla uma avaliação biopsicossocial e ocorre em 3 momentos distintos.

Elaborada em primeiro lugar por um psicólogo, implica uma avaliação do estádio de desenvolvimento do utente em termos de preparação para a mudança. O facto da triagem ser feita por um técnico de psicologia permite uma avaliação de fatores intrapsíquicos determinantes não só na adesão, no grau de risco, como também na abrangência da avaliação.

A Triagem de enfermagem permite um olhar global sobre o estado de saúde do utente e por fim um técnico de serviço social elabora uma avaliação social, encerrando o olhar integrador que se pretende num primeiro contacto.

Saúde W+

Plano (Psico) Terapêutico Individual

Após triagem, em equipa interdisciplinar, elabora-se um plano (psico) terapêutico individual (PTI). Cada utente é olhado como uma realidade única e irrepetível. Assim, os encaminhamentos efetuados obedecem a uma lógica de criação de respostas de acordo com as necessidades de cada um e não apenas o seu enquadramento em respostas previamente formatadas.

Saúde W+

Intervenção W+ na Comunidade

São os técnicos da Unidade que, num trabalho na comunidade, identificam e avaliam as necessidades da população no sentido/objetivo do encaminhamento para a própria Unidade, em concertação e avaliação contínuas relativamente às reais necessidades detetadas. Esta dinâmica proporciona uma divulgação/intervenção concertada, entre a comunidade e a Unidade, oferecendo uma resposta imediata de saúde de carater inovador.

Saúde W+

Recurso a líderes comunitários

Modelos positivos de saúde, nas ações de sensibilização e de intervenção. Estes mediadores são utentes da Unidade W+ que pelo seu perfil e percurso terapêutico passam a intervir com os seus pares, promovendo assim a mudança de comportamentos de risco.

Saúde W+

Participação na formação de alunos de Medicina

A Unidade W +, através do seu Nucleo de adolescentes, colabora com a New Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA num novo Programa de aprendizagem no ensino pré-graduado do Curso de Mestrado Integrado em Medicina. O trabalho desenvolvido na W + constitui um exemplo de inovação e Boas Práticas no trabalho com adolescentes.

  • ICON

    Psicologia

    • Prestação de cuidados na área da Saúde Psicológica/Mental
    • Prevenção da doença e de comportamentos de risco
    • Promoção de comportamentos saudáveis
  • ICON

    Enfermagem

    • Promoção da saúde
    • Prestação de cuidados de Enfermagem
  • ICON

    Psiquiatria

    • Prestação de cuidados de saúde na área da Saúde Mental
  • ICON

    Terapia Ocupacional

    • Intervenção com população com debilidade e/ou com disfunções ocupacionais
    • Correção postural
    • Pilates
  • ICON

    Serviço Social

    • Avaliação, Acompanhamento, encaminhamento e articulação com outros serviços / comunidade
  • ICON

    Consulta Medicina Geral e Familiar

    • Prestação cuidados na área da Saúde Sexual e Reprodutiva / Medicina Geral e Familiar
  • ICON

    Atividade desportiva

    • Acompanhamento individual / grupo enquadrado em intervenção terapêutica

Ateliers para pais e filhos

Promover e reforçar vínculos afetivos através de várias atividades criativas.

Equitação terapêutica e hipoterapia

Promover técnicas reeducativas com utentes com necessidades educativas especiais.

Competências pessoais e sociais (Grupo Psicoterapêutico)

Promover competências de relacionamento interpessoal e aumentar o nível de conhecimento acerca de temáticas inerentes ao dia a dia e à vivência em sociedade

Controla-te+ (Grupo Psicoterapêutico)

Promover a aquisição de estratégias de autocontrolo e resolução de problemas interpessoais paralelamente ao desenvolvimento da psicomotricidade.

Conversas de gente grande sobre gente pequena (Grupo psicoterapêutico)

Promover competências parentais facilitadoras de um desenvolvimento saudável das crianças a cargo.

Atividades de verão

Promover a motivação para aquisição de hábitos de vida saudável e desenvolver competências pessoais e sociais. Promover a adesão das crianças à Unidade W+.

Ateliers de verão

Promover a saúde e bem-estar integral das crianças em acompanhamento psicológico e a adesão à Unidade das crianças que aguardam vaga em consulta de psicologia, através de atividades pontuais complementares às actividades de Verão.

Transição para o 5º ano (Grupo de suporte)

Desenvolver estratégias para uma melhor adaptação à mudança do 1º para o 2º Ciclo. Este programa é desenvolvido em setembro de cada ano, antes do início do ano lectivo.

Yoga e Mindfulness para crianças

Promover o movimento e a coordenação físico-motora, padrões adequados de respiração, auto-regulação, relaxamento, foco e concentração, atenção no momento presente, inteligência emocional, respeito pela natureza e cooperação. Recurso a jogos, histórias, música e meditação.

Projecto ExperimentARTE

Olhar holístico sobre os vetores do Bem–estar biopsicossocial, unir sinergias essenciais e potenciar resultados sustentáveis. Encontros Outreach entre Saúde Mental e diversas formas de expressão artística.

Projeto MIMO

Promover hábitos de vida saudável e o exercício de uma parentalidade consciente – na gravidez, 1ª e 2ª infância. A prevenção é o agente de mudança nos ciclos transgeracionais de violência, maus-tratos e negligência na infância.

Recriar (Grupo Psicoterapêutico)

Promover competências pessoais e sociais através da expressão criativa e  desenvolvimento do autoconceito.

Teatro terapêutico

Desconstrução e flexibilização de defesas rigidificadas e Coesão da Identidade e integração de vários papéis. Trabalhar o emergente grupal r escrever e levar à cena peças a partir de temáticas emergentes no grupo.

Inspira-te (Grupo Psicoterapêutico)

Promover e fortalecer resiliência, expressão verbal e não verbal através de mediadores criativos. Criar estratégias adaptativas para lidar com vulnerabilidades.

Movimento + Biodanza (Grupo Terapêutico)

Promover vínculos saudáveis, aumentar autoestima e autoconfiança e o equilíbrio das funções orgânicas contribuindo para uma maior harmonia interna e consequentemente no meio ambiente.

Fotossíntese (Grupo Psicoterapêutico)

Desenvolvimento e promoção de competências pessoais e sociais, utilizando como mediador a fotografia e técnicas de fototerapia.

Atividades de Verão

Promoção da saúde e prevenção da doença (sexualidade, violência, igualdade e questões de género). Meio de divulgação e facilitador de contacto do jovem com a resposta de W+.

Ateliers de Verão

Promover a adesão ao serviço a partir de atividades lúdico-criativas na sequência das atividades de Verão.

W Gym

Promover o bem-estar físico e psicológico através da actividade física.

Medical School

Aula com alunos do 4º ano de medicina dedicada à saúde infantil e do adolescente.

Projeto põe-te em cena

Prevenir o risco e promover comportamentos saudáveis na área da sexualidade, comunicação, bullying e desmotivação escolar. Promoção da saúde Mental.

Projeto Ocup@-te

Promover saúde biopsicossocial. Aquisição de competências sócio afetivas com vista à integração em formação profissional e consolidação do Projeto de vida.

48H Project Film

Potenciar a autoestima dos adolescentes. Promoção do equilíbrio psicológico; Treino de competências socio-afetivas.

Participação Festival Mental

Apresentação pública de peça elaborada pelo Teatro Terapêutico. Promoção da Saúde Mental.

Orquestra Percussiva Saúde W +

Construção de instrumentos de percussão.
Promover o trabalho em equipa, a concentração, o controlo do impulso, escuta activa e a delimitação física e psicológica do Eu, através da música percussiva.

Biodanza adultos (Grupo Terapêutico)

Promover equilíbrio de funções orgânicas e o bem-estar.

Diálogos no Feminino (Grupo Psicoterapêutico)

Grupo terapêutico dirigido a mulheres com depressão.

Adultos em Progressão (Grupo Terapêutico)

Grupo terapêutico visando a promoção de estilos de vida saudáveis.

W FIT

Dando continuidade ao projeto de ginástica adaptada dirigida aos utentes adultos o WFiT tem por base o treino personalizada a pessoas que precisem melhorar a sua condição física.

Cinema das Ideias (Grupo Terapêutico)

Grupo terapêutico que visa promover competências pessoais, relacionais e sociais.

Pilates e Reeducação postural

Implementação de hábitos de vida saudáveis e correção postural. Pilates nas AVDs.

Projecto Diálogos com a Depressão

Programa de resposta integrada para a Depressão dirigido a pessoas, em contexto de vulnerabilidade Psicossocial..

Natação / Futebol / W Gim / W Fit

Atividade para utentes com problemas de adesão ou com indicação terapêutica para estas atividades.