As nossas Partes Interessadas
Consideramos que a nossa missão só pode ser plenamente cumprida se promovermos o envolvimento daqueles, pessoas singulares e coletivas, com os quais nos relacionamos que são as nossas Partes Interessadas, pelo que procuramos desenvolver processos regulares de consulta, como forma de obter feedback das necessidades, expectativas e interesses das nossas Partes Interessadas, e de poder incorporá-los na nossa estratégia de atuação.
Adesão a organizações e iniciativas
Acreditamos que a colaboração e a partilha de conhecimento, de recursos e de esforços são o caminho para um desenvolvimento sustentável, por isso aderimos a iniciativas e organizações reconhecidas na área da Sustentabilidade.
Em julho de 2021, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tornou-se associada da APPDI – Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão. A APPDI tem como missão Promover a Diversidade e a Inclusão nas organizações e na sociedade portuguesa em geral. Entre outras atividades que desenvolve com este propósito, gere e monitoriza a implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020, assumindo a responsabilidade de implementação de um conjunto de medidas que irão reduzir a sua pegada ecológica para o próximo decénio.
Conheça aqui as medidas assumidas pela Santa Casa.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tornou-se, em 2019, associada da Lisboa E-Nova, associação que tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa e respetiva área metropolitana, através da melhoria da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos e da gestão ambiental.
Em 2018 reforçámos o nosso compromisso com o respeito pela diversidade, ao assinarmos a Carta Portuguesa para a Diversidade. Com este compromisso contamos poder vir a participar numa plataforma disseminadora de boas práticas sobre a gestão da diversidade nas organizações, bem como reforçar o nosso modelo de gestão nesta área, encarando a diversidade como fator de criatividade e criação de valor.
Em 2018, a Santa Casa da Misericórdia subscreveu os 10 Princípios do United Nations Global Compact (UNGC). O UNGC é uma iniciativa na área da cidadania empresarial criada em 2000 pela Organização das Nações Unidas que visa o compromisso publico e voluntário das organizações com práticas operacionais mais responsáveis, alinhando as suas estratégias e atuações com dez princípios fundamentais nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, ambiente e anticorrupção.
Conheça aqui os 10 Princípios fundamentais do UN Global Compact.
A Santa Casa, enquanto participante do UN Global Compact, integra a Aliança dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Portugal, uma plataforma multistakeholder, coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal, que tem como objetivo promover pontes de diálogo e cooperação entre as entidades participantes, como advoga o ODS17.