A VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa arrancou no passado dia 7 de julho, num palco exclusivamente virtual – depois de ter sido adiada em abril, devido à pandemia da Covid-19. O evento vai decorre até 9 de julho. O programa da edição deste ano conta com sessões plenárias, apresentações de empresas e serviços, formação e máxima interação com os expositores, para um debate focado na reabilitação, regeneração e reutilização na cidade de Lisboa.
Na conferência “Inovação social na cidade – Um desafio ainda mais presente em tempos de crise”, realizada esta quarta-feira, 8 de julho, esteve em destaque o papel da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, enquanto promotora da reabilitação urbana, e o contributo da instituição para uma sociedade mais equilibrada. As diversas iniciativas de empreendedorismo social da Casa do Impacto também estiveram em evidência nesta conferência.
Preservar, valorizar e rentabilizar o património da Santa Casa
Helena Lucas, diretora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património (DGIP) da Santa Casa, sublinhou que em tempos de crise “o objetivo da Misericórdia de Lisboa continua a ser o mesmo: intervir em todo o património, uma vez que é um dever intemporal desta instituição cuidar do seu património”.
“Este trabalho tem sido desenvolvido com grande responsabilidade, e com o compromisso de o preservar, valorizar e rentabilizar, com a finalidade de criar respostas sociais e gerar receitas que possam reverter para as causas apoiadas e para a atividade desenvolvida pela instituição, designadamente nas áreas da ação social, da saúde, da educação e da cultura”, acrescentou ainda.
Na sua intervenção, apresentou dois filmes de projetos que são um exemplo de como o passado se cruza e convive com o presente e com o futuro: o Convento de São Pedro de Alcântara que soube receber a Casa do Impacto e os 11 pavilhões que se preparam para receber o projeto “Lisboa Social”. Ambos constituem património de épocas diferentes e foram, ou ainda vão ser, como é o caso do projeto “Lisboa Social”, alvo de intervenções distintas que visam a adaptação e a transformação dos mesmos em respostas de impacto social e inovação.
No debate “O empreendedorismo social e a comunidade Business Angel”, moderado Sofia Alçada, diretora do Impulso Positivo, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, começou por explicar o propósito deste ecossistema da Santa Casa. “A Casa do Impacto é uma plataforma de inovação e de empreendedorismo social, dinamizadora de uma série de ações no domínio do empreendedorismo, destinada a apoiar projetos de responsabilidade e impacto social”.
Inês Sequeira considera que, em tempo de pandemia, a Misericórdia de Lisboa “ganha ainda mais destaque e mais responsabilidade. A inovação e as novas respostas serão cada vez mais importantes numa organização como a Santa Casa”, sublinhando que, nesta altura, a instituição tem um papel ainda mais relevante, sobretudo na resposta aos problemas sociais.
ENTREVISTA DO PROVEDOR AO PÚBLICO | “É NECESSÁRIO REPENSAR E ENQUADRAR A GESTÃO DO PATRIMÓNIO DA SCML”