“Acolher uma criança é devolver-lhe a infância”. É este o mote da campanha “Acolhe LX” que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acaba de relançar, e que conta com o apoio da Segurança Social e do Instituto da Segurança Social.
A campanha tem como objetivo dar resposta aos direitos das crianças de crescerem num ambiente familiar e mais acolhedor, procurando ainda contrariar a tendência – verificada a nível nacional – de redução de famílias de acolhimento e criar condições para que todas as crianças que precisam de ser acolhidas o sejam, com particular enfoque no distrito de Lisboa, onde as mesmas são inexistentes.
Em 2018, havia apenas cerca de 150 famílias de acolhimento em todo o país. Só no distrito de Lisboa existiam 1250 crianças à procura de uma e nenhuma família de acolhimento.
Um ano depois do lançamento da campanha “LX Acolhe”, Lisboa contabiliza cerca de 30 famílias de acolhimento, número que a Santa Casa pretende aumentar com a nova campanha. A mesma vai estar no ar entre os próximos dias 7 e 21 de novembro e será divulgada em TV, imprensa, outdoors e online.
Há 1250 crianças, até aos seis anos, à procura de famílias de acolhimento
Apesar de ser a medida mais recomendada pela atual legislação em vigor, a realidade é bem oposta à verificada a nível europeu, onde o acolhimento familiar é assumido como uma forma de acolhimento por excelência. Este garante a integração de uma criança em perigo numa família, que é o ambiente adequado ao seu bem-estar e desenvolvimento.
Em Portugal, o acolhimento familiar é de apenas 3%, sendo que os restantes 97% correspondem a acolhimento institucional. É urgente reverter o panorama nacional e criar condições para que todas as crianças que precisam de ser acolhidas o sejam em famílias. Esta é a razão principal que leva a Santa Casa a relançar a campanha “Lx Acolhe”, recordando que “Lisboa precisa de Famílias de Acolhimento”.
Como pode tornar-se numa família de acolhimento?
Inscrevendo-se no programa de Acolhimento Familiar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Informe-se sobre este programa, aqui, ou consulte a brochura informativa.
Saiba mais através dos números 213 263 063, 910 051 226, 910 047 370 ou do e-mail servico.acolhimentofamiliar@scml.pt.
Lisboa precisa de famílias de acolhimento. Junte-se a esta causa e faça a diferença.