A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa integra o projeto internacional ALADIN, que visa promover a igualdade de oportunidades, a igualdade de acesso, inclusão, diversidade e equidade, através de todas as ações desenvolvidas para a criação de relações simétricas.
A Instituição faz parte de um consórcio, juntamente com quatro outras entidades: Léris (França), Consorcio di Cooperative Socisli EVT (Itália), COLIBRI (França) e Mode démploi (Bélgica). Todas estas organizações, ou outras que trabalhem na e com a comunidade, têm a oportunidade de fazer a diferença, pois o projeto fornece ferramentas e recursos para trabalhar junto dos beneficiários.
Objetivos do projeto ALADIN:
- Passar de uma relação de submissão para uma relação de parceria com as pessoas apoiadas
- Desenvolver as competências dos profissionais da educação e formação de adultos
- Facilitar a implementação de novas formas de apoio a pessoas em integração, que respondam aos desafios das mudanças sociais
- Envolver as pessoas apoiadas na análise e melhoria do processo de acompanhamento
- Apoiar dinâmicas de emancipação e sucesso individual
De forma mais específica, pretende desenvolver ferramentas, atividades e metodologias que promovam dinâmicas de emancipação e sucesso pessoal, especialmente entre grupos vulneráveis e com baixos níveis de qualificação, inseridos em programas de formação ou de integração socioprofissional.
No que diz respeito à área de atuação da Santa Casa, os destinatários foram assim definidos: profissionais, agentes ou mediadores de intervenção social, que desempenhem funções na comunidade/território da freguesia da Misericórdia, em Lisboa. Como parceiros locais, a Santa Casa conta com a Junta de Freguesia da Misericórdia, a 4.ª Esquadra do Bairro Alto da Polícia de Segurança Pública e a Associação Tanque.
Consulte a 1.ª newsletter do projeto ALADIN.