Dia: 10 de Novembro, 2020
A campanha de vacinação realiza-se até à próxima sexta-feira, 13 de novembro, e resulta de uma colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) e a Câmara Municipal de Lisboa.
Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Câmara de Lisboa e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e entidades parceiras, a campanha de vacinação dirigida à população em situação de sem-abrigo teve início, esta segunda-feira, 9 de novembro, no Pavilhão Casal Vistoso, na freguesia do Areeiro, em Lisboa, e vai alargar-se a todos os outros centros de alojamento e unidades móveis.
Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, destacou a importância desta campanha de vacinação para a cidade de Lisboa e para as pessoas em situação de sem-abrigo, na medida em que a promoção da iniciativa contribui para que as urgências dos hospitais e dos centros de saúde não fiquem ainda mais sobrecarregados.
Por outro lado, Manuel Grilo, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhou que “normalmente as pessoas em situação de sem-abrigo têm um conjunto de vulnerabilidades de saúde, por isso é importantíssimo serem vacinadas agora contra a gripe”.
A vacinação
As ações de vacinação contra a gripe sazonal para pessoas em situação de sem-abrigo encontram-se distribuídas por 14 locais na cidade, tais como Centros de Alojamento, Centros Ocupacionais e Núcleos de Apoio Alimentar.
Entre estes locais encontram-se dois equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: o Centro de Alojamento Temporário Mãe d’ Água (CATMA), onde já decorreu uma ação, no dia 9 de novembro, e o Centro de Apoio Social dos Anjos (CASA), onde está previsto decorrer no dia 11 de novembro.
A população abrangida por esta campanha de vacinação tem contacto reduzido com os cuidados de saúde, apesar de encaminhados pelas instituições que a acompanham. Assim, o acesso à vacinação nos locais onde se encontram e o trabalho de proximidade das instituições torna-se fundamental para a proteção desta população. Em 2019, a campanha decorreu entre os dias 2 e 8 de dezembro e levou à vacinação de 675 pessoas em situação de sem-abrigo