logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Fundação do Desporto distingue atletas e homenageia as marcas que mais apoiam o desporto em Portugal

Foram conhecidos esta quarta-feira, 29 de junho, os vencedores da III Gala de Prémios Empresariais da Fundação do Desporto, promovidos pela iniciativa espanhola “Patrocina un Deportista” e pela Fundação do Desporto.

O evento que juntou no Museu do Oriente, em Lisboa, diversos atletas e inúmeras personalidades da área do desporto, portuguesas e espanholas, entre as quais o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, o presidente do Comité Paralímpico, José Lourenço, e presidentes de federações desportivas e de câmaras municipais, teve como objetivo distinguir pessoas, empresas ou instituições que apoiam o desporto em Portugal, sobretudo nas vertentes do alto rendimento e do desporto adaptado.

Miguel Monteiro, campeão da Europa e Bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e bolseiro da edição de 2019/20 do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, recebeu um dos galardões da noite, o Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Jogos Santa Casa”.

Conduzida pela ex-atleta, atriz e apresentadora televisiva, Diana Chaves, a gala distinguiu ainda, Maria Neto, com o Prémio Jovem Praticante Desportivo, Neemias Queta, com o Prémio Especial “Fundação Do Desporto” | Desportista da Atualidade, a família Pichardo, com o Prémio inclusão, a Seleção Nacional de Futsal, bicampeã da Europa e campeã do Mundo, com o Prémio Equipa. Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa ao selecionador nacional, Jorge Bráz.

O Projeto Desportivo de Marta Paço – CAR de Viana do Castelo arrecadou o Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”, Vera Pinto, presidente da Fundação EDP, o Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Sagres 0,0”, o Grupo EDP, o Prémio Apoio ao Desporto e a finalizar a gala foi ainda galardoado o comendador Carlos Barroca com o Prémio Carreira Desportiva, o mais alto reconhecimento atribuído pela Fundação do Desporto e pela entidade espanhola “Patrocina un desportista”.

Santa Casa e Fundação do Desporto

A Fundação do Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente, no domínio do alto rendimento. Este compromisso prende-se com o patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, juntamente com outras entidades, é uma das curadoras da fundação, assumindo-se como um dos parceiros estratégicos, em várias ações da fundação, no âmbito da promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.

Jogos Santa Casa são o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Atletismo

Jogos Santa Casa são o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Atletismo

Para a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a associação com os Jogos Santa Casa é mais um contributo para promover um quadro competitivo regional e nacional atrativo para os jovens e estimulante para a elite, dando resposta aos interesses dos atletas, treinadores, clubes e associações de atletismo, para formar campeões, fidelizar e captar novos praticantes para a modalidade.

Os Jogos Santa Casa, com este compromisso de associação à FPA, contribuirão para o desenvolvimento e expansão das equipas e atletas que esta representa e, em geral, para a promoção do desporto, considerando ser uma excelente oportunidade para continuar a patrocinar uma modalidade olímpica e paralímpica capaz de afirmar os Jogos Santa Casa como a marca que apoia a caminhada olímpica dos atletas portugueses.

Esta parceria permitirá igualmente contribuir para combater a desigualdade no atletismo e utilização do desporto como meio de consciência social, desenvolvendo projetos de interação com a comunidade.

Para Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “ser patrocinador da Federação Portuguesa de Atletismo era um desejo assumido e vem reforçar o nosso apoio às modalidades olímpicas e paralímpicas. Os Jogos Santa Casa já estavam associados ao movimento do running, desde 2012, através do patrocínio às Maratonas e Meias Maratonas de Lisboa e do Porto, com bons resultados sendo, portanto, natural o patrocínio à modalidade em termos competitivos através da federação. Importa aqui notar que o atletismo é das modalidades mais inclusivas, mais democráticas, no acesso, estando aberta a todos, independentemente do género, etnia, idade ou estatuto socioeconómico.”

“Não podemos deixar de salientar que o atletismo permite, também, que os atletas portadores de deficiência encontrem o seu lugar no desporto. Vamos, portanto, trabalhar este eixo estratégico da política de patrocínios dos Jogos Santa Casa, o apoio à promoção e desenvolvimento do Desporto Adaptado com a FPA”, sublinha Maria João Matos.

“Esta nova parceria é, também, uma aposta para cimentar a nossa estratégia de patrocínio útil e afirmar a posição dos Jogos Santa Casa como a marca que mais apoia o desporto em Portugal. É com orgulho que afirmamos que o atletismo tem todo o nosso apoio”, reforça a responsável da Santa Casa.

Para Jorge Vieira, presidente da FPA, “importa realçar que a Santa Casa já apoiava o atletismo, pelo que este interesse em patrocinar a atividade da FPA de uma forma mais substancial, revela a importância da modalidade, dentro do desporto, como a única em Portugal capaz de gerar campeões olímpicos. Este apoio será determinante para uma base sólida propulsora de novos feitos nos mais altos palcos desportivos internacionais.”

 

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas