A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai apoiar financeiramente, com 500 mil euros, seis dos quase 160 projetos que concorreram à edição deste ano do programa de investimento, que procura soluções de impacto ambiental e social.
Para além do apoio financeiro entregue mediante a apresentação de resultados ao longo de dois anos, o +PLUS oferece também apoio não financeiro, nomeadamente acompanhamento individualizado pela equipa da Casa do Impacto e parceiros, para a implementação no mercado, escalabilidade e demonstração do impacto.
Ao +PLUS podiam candidatar-se soluções previamente validadas através de teste ou projeto-piloto que demonstrassem ser exequíveis e viáveis enquanto produto, serviço ou processo e que se enquadrassem num dos dois eixos de apoio do fundo: Testing e Scaling.
No eixo Testing, os projetos selecionados para investimento foram: Matterpieces by studio8, WeGuide e PENYLON™ by Circular Ocean. Este eixo destinava-se a novas soluções, ou soluções recentes, com potencial de impacto e já validadas quanto à sua exequibilidade, promovidas por empreendedores ou entidades privadas ou sociais.
O eixo Scaling dirigia-se a soluções já implementadas e ativas no mercado e já validadas quanto ao seu impacto, promovidas por entidades privadas ou sociais. Vão receber financiamento os projetos: KOIKI, Café-Escola Joyeux Cascais e NoCode Institute.
Sobre os projetos vencedores
O Matterpieces by studio8 propõe a reciclagem e reutilização de resíduos de demolição através de um processo que envolve a separação, tratamento e upcycling dos resíduos para transformá-los em materiais de revestimento com fim de serem usados em pavimentos, paredes, mobiliário e bancadas. O projeto tem duas estratégias circulares: uma mais ampla que usa resíduos genéricos de empresas de gestão de resíduos para criar um material padrão, e uma mais específica que reutiliza os resíduos de demolição em projetos de reabilitação para criar um material de revestimento único para reintroduzir no edifício.
Ainda no eixo de Testing o projeto PENYLON™ by Circular Ocean pretende acabar com o descarte insustentável de redes de pesca em Peniche, Portugal, reciclando essas redes e transformando-as num novo material sustentável chamado PENYLON™. Esse material pode substituir plásticos virgens na fabricação de novos produtos, como móveis ou acessórios, usando impressão 3D ou moldagem por injeção.
O WeGuide visa apoiar e empoderar pacientes e cuidadores para a gestão da doença oncológica, aumentando a sua qualidade de vida e obtendo melhorias nos resultados de saúde. Materializa-se através da presença de um Guia em Saúde, um novo conceito profissional, que faz o acompanhamento do paciente por um período de seis meses com foco no apoio e capacitação para a gestão dos desafios da doença.
Já no eixo Scaling o Café-Escola Joyeux Cascais tem como objetivo empregar e formar jovens adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento no setor da restauração, no concelho de Cascais, diplomando-os em quatro áreas distintas: barista, serviço de mesa, caixa e cozinha, durante um período de dois anos.
Ainda no mesmo eixo, o projeto KOIKI tem como objetivo resolver o problema do aumento das emissões geradas pelas entregas de última milha, através de um modelo de distribuição sustentável e da criação de emprego para pessoas em situação de exclusão social na grande Lisboa e Porto. A distribuição é feita a pé ou de bicicleta, com o recurso pontual a veículos elétricos.
Por último, o NoCode Institute é uma plataforma de requalificação digital que oferece programas de formação e certificação para profissionais em transição que desejam aprender novas competências e habilidades digitais de programação visual usando ferramentas NoCode.