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Conhecidos os 3 finalistas da última edição do Triggers

Depois de vários meses de trabalho intenso, a Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa, apresentou ontem, os finalistas da terceira edição do Triggers, o programa de capacitação focado em sustentabilidade ambiental.

A Casa do Impacto apresentou, esta quarta-feira, 4 de julho, os projetos que passam à última fase do programa Triggers. Após duas fases de maturação (Bootcamp e Aceleração) dos vários candidatos à terceira edição do programa de capacitação focada em sustentabilidade ambiental, a escolha foi tomada.

O júri, composto por representantes dos vários parceiros que tornam possível o Triggers, entre eles Soraia Carvalho, diretora do Departamento Ambiente e Mar da Câmara Municipal de Cascais; João Duarte, Sustainability & Social Innovation Project Manager da AGEAS Portugal; Nimay Çelikyay, Open Innovation Project Manager da Galp; João Campos, Social Impact Coordination Office na EDP; Bárbara Leão de Carvalho, Impact Investments Manager na 3XP Global; e ainda Nuno Comando, Head of Programs, Investment & Communications da Casa do Impacto, escolheram os projetos que passam à próxima e última fase do Triggers (Incubação).

Os finalistas agora conhecidos são a Digna Engenharia, tecnologia social que se compromete a resolver questões complexas no setor da habitação através de serviços diversos, focando-se no desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis; a Humiverso, que desenvolve máquinas modulares inovadoras que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de michocas (vermicompostagem) e, desta forma forma, contribuem para a descentralização do tratamento de resíduos e a autoprodução de fertilizante orgânico; e a Raro, plataforma online de retalho que combina curadoria, comunicação e tecnologia numa loja exclusivamente focada na preservação da herança do bem-fazer, na biodiversidade e nas técnicas de produção ancestrais.

Presente no evento, Luís Rego, Administrador Executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Misericórdia de Lisboa, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parceiros, empreendedores e equipa da Casa do Impacto, frisando que a Casa do Impacto tem sido, ao longo dos últimos anos, um mecanismo crucial no tecido de empreendedorismo social e ambiental.

“Ao longo de cinco anos e meio, a Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disseminou e promoveu inovação social e ambiental através de iniciativas como o Triggers, o RISE for Impact, o Santa Casa Challenge, entre muitos outros projetos que apoiaram uma comunidade de empreendedores e organizações, grandes e pequenas, de todos os setores de atividade”, disse o administrador, deixando ainda uma palavra de incentivo a estes e futuros empreendedores. “Este não é apenas um momento de celebração, mas também um ponto de partida para novas oportunidades e desafios empreendedores. Continuem a acreditar nas vossas ideias e no impacto positivo que podem gerar. O futuro é construído por aqueles que ousam inovar e persistir”.

O Triggers é um programa de aceleração destinado a projetos em fase de desenvolvimento e validação da ideia, produto, serviço e/ou do modelo de negócio. Apoia soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

O programa é composto por três fases: Bootcamp, Fase de Aceleração e Fase de Incubação. O dia de ontem marcou o final da Fase de Aceleração, que se destacou pelas várias sessões de capacitação onde os parceiros envolvidos no programa e a comunidade Casa do Impacto tiveram um papel relevante e ativo.

Financial Times nomeia Casa do Impacto como um dos principais hubs de startups da Europa

A Casa do Impacto (CdI), hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), foi reconhecida pelo Financial Times como uma das principais incubadoras de startups da Europa em 2024. Criada há cinco anos, a CdI tornou-se na primeira plataforma de novas empresas de impacto social em Lisboa, focada na promoção de uma nova geração de empreendedores que estão a desenvolver modelos de negócio com impacto socioambiental positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A distinção atribuída pelo Financial Times é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Casa do Impacto ao serviço das causas sociais e ambientais. Cinco anos após a sua criação, o hub de empreendedorismo da Santa Casa soma já mais de 220 residentes no Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, mais de 400 projetos apoiados, através dos mais de 21 programas de aceleração ou ideação ou outras iniciativas. No total, representam 3,2 milhões de euros investidos em startups de impacto. 

“A Casa do Impacto assume agora o desafio de cimentar-se enquanto plataforma agregadora de referência internacional de uma comunidade com os olhos postos no futuro. O contexto mundial que vivemos reforça a nossa missão e visão de preparar as novas gerações de empreendedores, ajudar as organizações e reforçar o compromisso da sociedade civil na construção de um mundo com preocupações reais com as pessoas e o planeta. Sermos o único hub 100% distinguido dedicado a estas causas reforça o nosso papel num ecossistema que é cada vez mais relevante para o futuro do planeta e das organizações. “, explica Inês Sequeira, fundadora e diretora da Casa do Impacto.

Esta distinção resulta de uma parceria entre o Financial Times, através da sua marca de media relacionada com o mundo das startups, a Sifted e a Statista, empresa alemã especializada em estatísticas e dados do mercado, que coleta, analisa e fornece informações estatísticas sobre uma variedade de tópicos, desde a economia à tecnologia. A iniciativa Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024 materializa-se numa publicação colaborativa entre o Financial Times, a Sifted e a Statista, destacando os principais hubs de startups na Europa em 2024. 

O Velho Continente apresenta hoje um cenário de startups que rivaliza com o dos EUA. De acordo com a Sifted, 98 cidades da Europa já produziram pelo menos um unicórnio (negócio em fase inicial avaliado em mil milhões de dólares ou mais). Contudo, ainda é desafiante encontrar informação atualizada sobre os programas das incubadoras e aceleradoras de empresas em execução nestas localidades – e as suas taxas de sucesso.

Assim, o Financial Times, com o seu parceiro de investigação Statista e o meio especializado Sifted, decidiram lançar um projeto de investigação para identificar os principais centros de startups da Europa em 2024, tendo distinguido a Casa do Impacto como um dos 125 locais de excelência na incubação e aceleração repartidos por 19 países. Ao todo, foram convidadas a participar mais de 2000 organizações e auscultados mais de 2600 alumni.

Casa do Impacto promove roadshow em Portugal e Angola

Até ao dia 8 de março (sexta-feira), a Casa do Impacto, o Hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), promove o seu roadshow de impacto, que integra vários encontros, conferências e workshops, com o intuito de conduzir incubadoras e empreendedores locais e internacionais a aprofundar os mais relevantes temas do Impacto, nomeadamente social e ambiental.

 

Nesta edição, que conta com a parceria da London School of Economics, a caravana CI irá passar por Aveiro, Covilhã, Cascais, Viseu, Évora, Loulé, Coimbra, Braga, Porto e Funchal. Mas não só. O périplo de promoção de iniciativas de impacto terá a primeira paragem num território internacional, mais concretamente em Luanda, Angola, com o objetivo de capacitar colaboradores da Africell – empresa de telecomunicações com expressão na África Ocidental e com atividade naquele país africano, desde 2022.

 

Para além da promoção de temáticas como liderança, inovação, design thinking e empreendedorismo junto de potenciais inovadores do universo da empresa, a LSE e a CI juntam esforços para, durante esta semana, conhecerem projetos e incubadoras de empreendedorismo de impacto, promoverem reuniões de trabalho com entidades governamentais locais e criarem as pontes necessárias para fomentar o intercâmbio de conhecimento e oportunidades entre o mercado angolano, português e britânico.

 

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, sublinha que “cumprindo aquilo que é a sua missão enquanto hub de empreendedorismo social da Santa Casa ao longo estes cinco anos que já leva da existência, a Casa do Impacto mobiliza-nos agora para um roadshow que, numa parceria com a London School of Economics que tanto nos orgulha, chegará a várias cidades nacionais e a Luanda, procurando capacitar e estimular empresas e pessoas na procura de modelos que possam ir ao encontro dos grandes desafios que o mundo enfrenta. Acredito, tal como os empreendedores da Casa do Impacto, que só com inovação, incubação e partilha de conhecimento em rede é possível alcançarmos respostas sustentáveis e eficazes.”

Em relação à primeira paragem em Luanda, Inês Sequeira, fundadora e diretora da Casa do Impacto, explica que “Portugal e Angola têm uma relação histórica em matéria de cooperação bilateral nos mais diversos domínios. Esta jornada em Luanda é um passo para a criação de um ecossistema de impacto e promoção da diversidade com a assinatura da Casa do Impacto e da London School of Economics, reconhecida como uma das melhores universidades do mundo e o parceiro ideal para entrar num mercado com imenso potencial, como o Angolano.”

Casa do Impacto comemora quinto aniversário

Para celebrar mais um ano de atividade a fazer a diferença, a impulsionar o empreendedorismo nacional, a encontrar novas soluções e a ajudar a crescer a comunidade, a Casa do Impacto organizou esta quarta-feira, 15 de novembro, na Mitra, em Lisboa, um evento dedicado à importância da inovação e do empreendedorismo de impacto na resposta aos desafios mundiais.

Na abertura das comemorações desta resposta da Santa Casa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, fez um balanço positivo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, agradecendo aos parceiros e aos empreendedores pela motivação, bem como à instituição pela visão.

“Nesta casa queremos promover uma cultura de impacto, uma cultura em que as organizações e as pessoas centram a sua tomada de decisão com base no impacto social, ambiental e económico”, sublinhou a diretora, frisando que as parcerias com outras organizações têm sido fundamentais para o sucesso dos projetos que “olham para a Casa do Impacto como a sua base”. 

Para além do balanço dos cinco anos de atividade do hub, a ocasião envolveu um momento cultural, com a atuação do grupo Batucadeiras das Olaias, e ainda várias conversas, com um testemunho sobre liderança de Laura-Jane Silvermam, diretora da London School of Economics, uma história de impacto dada pela fundadora do projeto Skoola, Mariana Duarte Silva, e uma mesa redonda moderada por Inês Sequeira e subordinada ao tema “Parcerias com impacto para moldar o mundo”, que contou com a participação de Joana Castro e Costa, da Nova School of Business and Economics, Katrien Buys, da Ageas Portugal, Leah Becker, da BMW Foundation, e Gil Azevedo, da Startup Lisboa.

Casa do Impacto: Candidaturas abertas ao prémio “The Most Impactful Startup Award”

A Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabeleceu uma parceria com a Startup Lisboa e a Unicorn Factory, assumindo a gestão da nova categoria dos Entrepreneurship Awards, “The Most Impactful Startup Award”. Este prémio é focado no ecossistema de Empreendedorismo de Impacto e as candidaturas já estão abertas.

Esta nova categoria junta-se assim às já existentes: “The Most Promising Startup”, “Youth Entrepreneurship Award”, “Ecosystem Award” e “Best Pitch João Vasconcelos Award” e “João Vasconcelos Award”.

Recorde-se que tudo começou com a criação do João Vasconcelos Award – Entrepreneur of the Year em 2019, como forma de promover o espírito de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o seu potencial de negócio e perfil de liderança, homenageando também o papel de João Vasconcelos, primeiro diretor executivo da Startup Lisboa. Atualmente a iniciativa chama-se Entrepreneurship Awards.

As startups interessadas podem candidatar-se até ao dia 7 de setembro aqui, mas podem igualmente ser nomeadas startups de Impacto por terceiros. Neste caso, a nomeação pode ser feita aqui e o prazo decorre até dia 3 de setembro. Mais informação está disponível no site da Casa do Impacto.

O vencedor da categoria “The Most Impactful Startup Award” será conhecido a 21 de setembro e receberá um prémio de 2.500 euros.

Casa do Impacto: candidaturas abertas para o RISE for Impact

As candidaturas para a 5.ª edição do RISE for Impact, programa de aceleração da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já estão abertas e vão decorrer até ao dia 7 de outubro.

Este é um programa destinado a empreendedores com projetos em fase de validação de ideia, produto ou serviço e/ou modelo de negócio que promova soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais. A base parte sempre dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O RISE for Impact foi delineado para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, tendo como princípio o objetivo da Casa do Impacto de promover soluções para problemáticas ambientais e sociais.

O programa vai decorrer em três fases (bootcamp, capacitação e incubação), entre outubro deste ano e junho de 2024, e vai distribuir mais de 10.500 euros em prémios.

Consulte todas as informações aqui.

Casa do Impacto e Fundação Amélia de Mello criam programa de apoio a novos empreendedores

A Casa do Impacto, hub de inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e já consolidada como uma referência no ecossistema de negócios de impacto em Portugal, em cocriação com a Fundação Amélia de Mello, com o envolvimento das empresas do Grupo José de Mello e Grupo Sovena, desenhou uma iniciativa que aproxima jovens e oportunidades do mundo do impacto, através de bolsas e sessões de capacitação.

Impact Journey pretende dotar os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto. O programa inclui sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional, e a participação em programas da Casa do Impacto.

O programa pretende responder aos seguintes desafios: Agroindústria, com atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição; Água, no contexto de preservação de recursos naturais, procuram-se soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização; Educação, na formação das novas gerações e na Prevenção e estilos de vida, que procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado, e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.

A sessão de apresentação do programa aconteceu esta quarta-feira, 14 de junho, na Casa do Impacto e contou com a presença de Ana Jorge, provedora da Misericórdia de Lisboa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Vasco José de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello e Manuel Alfredo de Mello, presidente do grupo Nutrinveste/Sovena.

Na sua intervenção, Ana Jorge destacou a parceria agora firmada, considerando que estes projetos são “fundamentais para os jovens que querem fazer um percurso no empreendedorismo de impacto e encontram nesta casa um sítio de excelência para desenvolverem as suas competências e capacidades”.

Para a provedora, a Casa do Impacto “tem tido a capacidade de responder aos novos desafios e de fazer coisas novas que permitem aos jovens encontrarem soluções diferentes para problemas reais desta geração”.

Já Vasco José de Mello acredita que “esta parceria com a Casa do Impacto pode ter um potencial de impacto significativo na vida de todos”, frisando que “poder apoiar empreendedores de impacto a desenvolver as suas atividades e encontrar soluções para o país é, para a fundação, uma missão que está na sua génese”.

Opinião partilhada por Manuel Alfredo de Mello, que salientou, na sua intervenção, que “é necessário que os nossos jovens olhem para iniciativa empresarial com uma mentalidade aberta e positiva, procurando o sucesso e a sustentabilidade global para um futuro melhor”.

A iniciativa agora apresentada rege-se pelas seguintes fases: submissão de candidaturas, de 14 de junho até 24 de setembro, seguindo-se uma fase de capacitação de 12 projetos, entre 9 e 20 de outubro, sendo que serão posteriormente selecionados três projetos para seguirem em frente, para a fase de incubação a acontecer entre 1 de novembro de 2023 e 1 de novembro de 2024.

Os três vencedores, para além do apoio financeiro, no valor de 5.000,00 euros para cada projeto, vão ainda usufruir do período de um ano de incubação gratuita na Casa do Impacto, com acompanhamento de uma equipa dedicada, da participação na Web Summit 2023, através de um Alpha Pack, e a oportunidade de participar numa Inspiring Journey em Londres, ao abrigo da parceria com a LSE Generate da London School of Economics.

Casa do Impacto mostrou projetos à ministra alemã dos Assuntos Europeus

A Casa do Impacto acolheu esta segunda-feira, 17 de abril, a visita de Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus, e de Anna Lührmann, ministra de Estado dos Assuntos Europeus e do Clima da Alemanha. O objetivo foi conhecer alguns dos projetos ali criados relativos a várias temáticas como transição verde e digital ou impacto social.

A comitiva percorreu e conheceu algumas das muitas valências da Casa do Impacto, tendo iniciado a visita na Academia de Código e terminado na Sala da Bica, já depois da habitual fotografia de grupo no terraço do antigo convento.

Com a ponte feita pelo anfitrião Nuno Comando, diretor de Unidade de Capacitação e Incubação da Casa do Impacto, Tiago Antunes e Anna Lührmann tiveram, posteriormente, oportunidade de conhecer alguns jovens empreendedores, que apresentaram as suas startups e trocaram argumentos com os responsáveis políticos, numa sessão informal produtiva para todos.

Fazendo um resumo, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus mostrou-se agradado com os trabalhos apresentados.

“Esta é a Casa do Impacto e vocês, claramente, estão a tentar causar impacto. É interessante ver como tentam ter lucro, obviamente, mas da maneira certa, de forma sustentável e ética”, referiu Tiago Antunes.

“Temos a pasta dos Assuntos Europeus e a União Europeia é mesmo isso: junta pessoas com diferentes realidades, mentalidades, culturas, histórias e tradições”, lembrou o Secretário de Estado.

visita à Casa do Impacto

Por seu lado, Anna Lührmann aproveitou uma das ideias apresentadas, relativa à tentativa de aproximação dos jovens à política, para descrever o seu trajeto profissional, lembrando que também ela pautou por esse lema desde cedo e deixando algumas questões à plateia.

A finalizar, Nuno Comando agradeceu a visita dos dois responsáveis políticos e frisou que a Casa do Impacto está sempre aberta a sinergias que possam alavancar o cumprimento da sua missão, na procura de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Um polo único”

Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, mostrou-se satisfeita pela visita de Anna Lührmann e Tiago Antunes, destacando a singularidade daquele espaço.

“A Casa do Impacto é um polo único no contexto português, que trabalha com todos os setores para democratizar o acesso ao Impacto e à inovação com propósito, que ao longo dos últimos anos tem suscitado o interesse de vários intervenientes políticos nacionais e internacionais. Foi por isso uma honra receber a visita da Ministra alemã para os Assuntos Europeus e Clima e do Secretário de Estado para os Assuntos Europeus do governo português, para mostrar in loco o trabalho que temos desenvolvido junto desta comunidade de fazedores, bem como para criar os primeiros alicerces para as pontes que queremos construir com mercados altamente desenvolvidos e competitivos, como o alemão”, referiu.

“As startups da Casa do Impacto, continuam a crescer e as suas soluções podem trazer inovação para problemas societais além-fronteiras, pelo que é importante dar-lhes ferramentas para que consigam garantir uma maior sustentabilidade financeira crescendo noutros mercados e contribuindo, em simultâneo, para resolver os maiores problemas de um mundo global”, terminou Inês Sequeira.

Conhecidos os vencedores da 8.ª Edição do Santa Casa Challenge

O júri do concurso de inovação social digital, promovido pela Casa do Impacto, anunciou na quinta-feira, 6 de abril, os vencedores da última edição do Santa Casa Challenge. Este ano com um novo formato e uma parceria estratégica com o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas Portugal, o concurso premiou quatro projetos de inovação tecnológica, em vários domínios dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Esta edição da iniciativa contou com a participação de dez projetos de impacto e um novo formato de concurso, com acesso a formação, mentoria especializada e masterclasses com especialistas da comunidade de impacto que estão a criar novas soluções, de base tecnológica, nas áreas do envelhecimento e longevidade.

Os finalistas selecionados entre as várias candidaturas nacionais e internacionais foram a Scan4MyHealth, uma plataforma que disponibiliza uma solução integrada de gestão e monitorização de sinais vitais de pacientes e utentes que permite a monitorização proativa dos dados, bem como alertas de toma de medicação, a Dem.Well, uma aplicação para telemóveis, dedicada a cuidadores informais, freelancers e a instituições que prestam cuidados a pessoas mais velhas e que ajuda as equipas a serem mais centradas na pessoa e a Careceiver, solução que inclui uma app, uma plataforma web, redes, conteúdos digitais, sistemas e ferramentas de gestão de informação e gamificação de cuidados para providenciar ao cuidador informal qualidade de vida.

Para além do prémio monetário de 5.000€, para os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, os três vencedores apurados têm agora a oportunidade de continuar a trabalhar com a Casa do Impacto, durante dois anos, com acesso a apoio não financeiro, acompanhamento mensal da equipa do programa e um Alpha Pack para o Web Summit 2023.

O júri da 8.ª edição do Santa Casa Challenge foi composto por Inês Bastos, diretora da Unidade de Inovação Social e Transferência de Conhecimento da Santa Casa, André Moreira, Head of Operations and Partnership Development Manager na 55+, Paula Guimarães, coordenadora do projeto dos cuidadores informais do Instituto Padre António Vieira, João Machado, presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, e Bruno Vaz, program manager do Ageing, Longevity & Silver Economy do Grupo Ageas Portugal.

Já são conhecidos os projetos que vão receber apoio financeiro do Fundo +PLUS

A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai apoiar financeiramente, com 500 mil euros, seis dos quase 160 projetos que concorreram à edição deste ano do programa de investimento, que procura soluções de impacto ambiental e social.

Para além do apoio financeiro entregue mediante a apresentação de resultados ao longo de dois anos, o +PLUS oferece também apoio não financeiro, nomeadamente acompanhamento individualizado pela equipa da Casa do Impacto e parceiros, para a implementação no mercado, escalabilidade e demonstração do impacto.

Ao +PLUS podiam candidatar-se soluções previamente validadas através de teste ou projeto-piloto que demonstrassem ser exequíveis e viáveis enquanto produto, serviço ou processo e que se enquadrassem num dos dois eixos de apoio do fundo: Testing e Scaling.

No eixo Testing, os projetos selecionados para investimento foram: Matterpieces by studio8, WeGuide e PENYLON™ by Circular Ocean. Este eixo destinava-se a novas soluções, ou soluções recentes, com potencial de impacto e já validadas quanto à sua exequibilidade, promovidas por empreendedores ou entidades privadas ou sociais.

O eixo Scaling dirigia-se a soluções já implementadas e ativas no mercado e já validadas quanto ao seu impacto, promovidas por entidades privadas ou sociais. Vão receber financiamento os projetos: KOIKI, Café-Escola Joyeux Cascais e NoCode Institute.

 

Sobre os projetos vencedores

O Matterpieces by studio8 propõe a reciclagem e reutilização de resíduos de demolição através de um processo que envolve a separação, tratamento e upcycling dos resíduos para transformá-los em materiais de revestimento com fim de serem usados em pavimentos, paredes, mobiliário e bancadas. O projeto tem duas estratégias circulares: uma mais ampla que usa resíduos genéricos de empresas de gestão de resíduos para criar um material padrão, e uma mais específica que reutiliza os resíduos de demolição em projetos de reabilitação para criar um material de revestimento único para reintroduzir no edifício.

Ainda no eixo de Testing o projeto PENYLON™ by Circular Ocean pretende acabar com o descarte insustentável de redes de pesca em Peniche, Portugal, reciclando essas redes e transformando-as num novo material sustentável chamado PENYLON™. Esse material pode substituir plásticos virgens na fabricação de novos produtos, como móveis ou acessórios, usando impressão 3D ou moldagem por injeção.

O WeGuide visa apoiar e empoderar pacientes e cuidadores para a gestão da doença oncológica, aumentando a sua qualidade de vida e obtendo melhorias nos resultados de saúde. Materializa-se através da presença de um Guia em Saúde, um novo conceito profissional, que faz o acompanhamento do paciente por um período de seis meses com foco no apoio e capacitação para a gestão dos desafios da doença.

Já no eixo Scaling o Café-Escola Joyeux Cascais tem como objetivo empregar e formar jovens adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento no setor da restauração, no concelho de Cascais, diplomando-os em quatro áreas distintas: barista, serviço de mesa, caixa e cozinha, durante um período de dois anos.

Ainda no mesmo eixo, o projeto KOIKI tem como objetivo resolver o problema do aumento das emissões geradas pelas entregas de última milha, através de um modelo de distribuição sustentável e da criação de emprego para pessoas em situação de exclusão social na grande Lisboa e Porto. A distribuição é feita a pé ou de bicicleta, com o recurso pontual a veículos elétricos.

Por último, o NoCode Institute é uma plataforma de requalificação digital que oferece programas de formação e certificação para profissionais em transição que desejam aprender novas competências e habilidades digitais de programação visual usando ferramentas NoCode.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas