A Casa do Impacto, hub de inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e já consolidada como uma referência no ecossistema de negócios de impacto em Portugal, em cocriação com a Fundação Amélia de Mello, com o envolvimento das empresas do Grupo José de Mello e Grupo Sovena, desenhou uma iniciativa que aproxima jovens e oportunidades do mundo do impacto, através de bolsas e sessões de capacitação.
O Impact Journey pretende dotar os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto. O programa inclui sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional, e a participação em programas da Casa do Impacto.
O programa pretende responder aos seguintes desafios: Agroindústria, com atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição; Água, no contexto de preservação de recursos naturais, procuram-se soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização; Educação, na formação das novas gerações e na Prevenção e estilos de vida, que procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado, e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.
A sessão de apresentação do programa aconteceu esta quarta-feira, 14 de junho, na Casa do Impacto e contou com a presença de Ana Jorge, provedora da Misericórdia de Lisboa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Vasco José de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello e Manuel Alfredo de Mello, presidente do grupo Nutrinveste/Sovena.
Na sua intervenção, Ana Jorge destacou a parceria agora firmada, considerando que estes projetos são “fundamentais para os jovens que querem fazer um percurso no empreendedorismo de impacto e encontram nesta casa um sítio de excelência para desenvolverem as suas competências e capacidades”.
Para a provedora, a Casa do Impacto “tem tido a capacidade de responder aos novos desafios e de fazer coisas novas que permitem aos jovens encontrarem soluções diferentes para problemas reais desta geração”.
Já Vasco José de Mello acredita que “esta parceria com a Casa do Impacto pode ter um potencial de impacto significativo na vida de todos”, frisando que “poder apoiar empreendedores de impacto a desenvolver as suas atividades e encontrar soluções para o país é, para a fundação, uma missão que está na sua génese”.
Opinião partilhada por Manuel Alfredo de Mello, que salientou, na sua intervenção, que “é necessário que os nossos jovens olhem para iniciativa empresarial com uma mentalidade aberta e positiva, procurando o sucesso e a sustentabilidade global para um futuro melhor”.
A iniciativa agora apresentada rege-se pelas seguintes fases: submissão de candidaturas, de 14 de junho até 24 de setembro, seguindo-se uma fase de capacitação de 12 projetos, entre 9 e 20 de outubro, sendo que serão posteriormente selecionados três projetos para seguirem em frente, para a fase de incubação a acontecer entre 1 de novembro de 2023 e 1 de novembro de 2024.
Os três vencedores, para além do apoio financeiro, no valor de 5.000,00 euros para cada projeto, vão ainda usufruir do período de um ano de incubação gratuita na Casa do Impacto, com acompanhamento de uma equipa dedicada, da participação na Web Summit 2023, através de um Alpha Pack, e a oportunidade de participar numa Inspiring Journey em Londres, ao abrigo da parceria com a LSE Generate da London School of Economics.