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Conversas com Impacto: Geração Futuro desafia a inovação na educação e liderança jovem

No dia 4 de julho, a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acolheu o evento “Conversas com Impacto: Geração Futuro – Jovens que Transformam”, iniciativa que juntou educadores, especialistas, empreendedores sociais e jovens líderes com um objetivo comum: refletir sobre o futuro da educação e da juventude à luz das novas abordagens, tecnologias e desafios sociais.

O programa teve início com as boas-vindas de Nuno Comando, diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML, seguindo-se uma talk de inspiração com dois jovens protagonistas de projetos comunitários desenvolvidos com o apoio da Santa Casa e do Ginásio do Empreendedor. O momento foi conduzido por Ruben Matay Sousa, coordenador de animação sociocultural do CSC Bairro da Flamenga, SCML.

O evento incluiu dois painéis principais:

– “Inovar na Educação: como e porquê?”, com intervenções de Jorge Peralta (SCML), Inês Andrade (No Bully Portugal), Nuno Gomes (Growappy) e moderação de Frederico Santos (Microsoft PT);

– “Liderança com Propósito: a vez dos Jovens”, com a participação de Fatu Banora (Academia de Líderes Ubuntu), Esmeralda Saragoça (SCML), Bruno Ramos (Junior Achievement) e moderação de Teresa Fernandes (Teach for Portugal).

Entre as sessões, existiu espaço para networking, pausa para café e uma atuação musical do projeto Latomania, que trouxe ritmo e energia à Casa do Impacto.

O encerramento contou com a intervenção de Luis Rego, administrador da Santa Casa, e com um desafio lançado aos participantes: continuar a criar pontes entre gerações, instituições e ideias, para garantir que os jovens sejam não apenas o futuro, mas o presente da mudança social.

Rede Valor T IES: Promovendo Igualdade de Oportunidades e Empregabilidade para diplomados com deficiência

A Valor T, agência de empregabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dedicada à integração profissional de pessoas com deficiência, prossegue o seu trabalho de proximidade e impacto social em várias regiões do país. Este esforço insere-se no âmbito da Rede Valor T IES, uma iniciativa inovadora criada ao abrigo do protocolo celebrado em setembro de 2024 entre a Santa Casa, a Direção-Geral do Ensino Superior e 21 Instituições de Ensino Superior (IES).

Com o objetivo claro de promover a empregabilidade de diplomados com deficiência, esta rede aposta na criação de pontes entre o meio académico e o mercado de trabalho, potenciando os recursos científicos, técnicos e humanos existentes nas instituições parceiras. A transição para a vida profissional é, assim, apoiada de forma estruturada e inclusiva, com vista a uma sociedade mais equitativa e acessível para todos.

No âmbito do Plano de Ação para 2025, foi lançada uma ambiciosa campanha de divulgação, que inclui 170 ações por todo o território nacional, com destaque para as seguintes iniciativas no mês de maio:

8 de maio | 10h00 – 11h00 – Coimbra Business School | ISCAC, Sala Dr. Fausto Rocha. Workshop: “Lidar com a Adversidade e a Incerteza. Que Desafios?”

14 de maio | 11h30 – 12h30 – Universidade Nova de Lisboa

Webinar: “Projeto Valor T IES: Inclusão Profissional de Diplomados/as com Deficiência”

16 de maio | 15h00 – Instituto Politécnico de Santarém

Reativação da Rede “Sem Nós” – 1.ª reunião de trabalho e formalização da Rede (Carta de Compromisso)

19 de maio | 10h00 – 17h00 (sessão principal: 14h30 – 16h30) – Universidade de Aveiro (Auditório Mestre Hélder Castanheira)

Feira de Emprego Universidade 5.0: “Universidade de Aveiro & Valor T, JunTos na construção de um Futuro Mais Inclusivo”

23 de maio | 10h00 – 13h00 – Universidade do Porto

“Alianças para a Empregabilidade Inclusiva: Universidade do Porto & Valor T em Ação”

28 de maio | 15h00 – 16h00 – Instituto Politécnico do Porto

Webinar: “Valor T & Politécnico do PORTO: Canais de Empregabilidade Inclusiva”

Com esta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Valor T reforçam o seu compromisso com uma sociedade mais justa, onde todas as pessoas têm acesso às mesmas oportunidades.

Já há CONNECT em Portugal

Após longos meses de trabalho, foi apresentada na sexta-feira, 11 de abril, a iniciativa CONNECT – TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM IMPACTO, durante um evento realizado na Casa do Impacto.

A cerimónia de boas-vindas ficou a cargo de Luís Rego, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com o pelouro do Departamento de Empreendedorismo Social, e de Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

A apresentação e a conversa informal que se seguiu envolveu o diretor da Casa do Impacto, Nuno Comando, o pró-reitor para área da Inovação Socio-territorial da Universidade NOVA de Lisboa, João Seixas, o diretor executivo da Católica-Lisbon Yunus Social Innovation Center, Frederico Fezas-Vital, outros parceiros e investidores sociais, debruçando-se sobre a identificação de problemas sociais, o desenvolvimento de soluções, a sustentabilidade e o impacto, bem como a escalabilidade em projetos nesta área.

O CONNECT é um consórcio de financiamento europeu, liderado pela Santa Casa, contando também com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa. A Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação GALP e a Fundação Santander participam como investidores sociais.

Esta iniciativa, financiada pelos programas Portugal Inovação Social, Lisboa2030 e pela União Europeia, vai atuar nos domínios da inovação social e do empreendedorismo de impacto, através da cocriação de processos de incubação e aceleração de novas ideias e projetos inovadores, da capacitação de empreendedores, organizações sociais e comunidade académica, promovendo a conjugação entre a experiência do terreno e o melhor conhecimento científico, técnico e tecnológico da atualidade. 

 

Casa do Impacto levou empreendedores a visitar o Centro de Desenvolvimento Comunitário Bairro dos Lóios

As dez equipas de empreendedores que passaram à fase de Capacitação do programa de Sustentabilidade Social – RISE for Impact, da Casa do Impacto, visitaram o Centro de Desenvolvimento Comunitário Bairro dos Lóios (CDC Bairro dos Lóios), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Tiveram oportunidade de conhecer o equipamento, bem como o trabalho realizado, graças a uma visita guiada e apresentação realizada pela diretora do CDC Bairro dos Lóios, Maria João Teixeira. Esta atividade foi acompanhada por Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, e Elsa Pinheiro, diretora da Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade de Marvila.

O Programa RISE for Impact é uma iniciativa da Misericórdia de Lisboa que recebe apoio financeiro no âmbito do Aviso nº LISBOA2030-2024-16 – Centros para o Empreendedorismo de Impacto, do Programa Regional de Lisboa 2030/Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) e União Europeia.

A 6.ª Edição do RISE for Impact faz parte do programa de iniciativas previstas pelo Consórcio CONNECT – Transformar Conhecimento em Impacto, composto pela Casa do Impacto, Universidade Católica de Lisboa e Universidade NOVA de Lisboa. Este Consórcio conta com o apoio dos investidores sociais: Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Galp e Fundação Santander.

A 6.ª edição do RISE for Impact já tem projetos apurados para a próxima fase

O RISE for Impact – um programa da Casa do Impacto delineado para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, com o objetivo promover soluções para problemáticas ambientais e sociais – é constituído por 4 fases.

A Fase de Pré-Seleção das Candidaturas (uma Open Call em que foram recebidas 93 candidaturas e selecionadas 30 para passar à fase seguinte); a Fase de Pré-Aceleração (um Bootcamp intensivo com os projetos selecionados, onde os participantes passaram por sessões contínuas de trabalho, tendo sido selecionados 10 projetos); a Fase de Aceleração ou Capacitação (em que durante 12 semanas os 10 projetos selecionados receberão uma bolsa mensal, formação, acesso a Workshops, Masterclasses e Mentoria para potenciar os seus modelos de negócio e Sustentabilidade, terminando num Demoday com uma sessão de pitch para a seleção de três projetos finalistas); e a Fase de Pós-Aceleração ou Incubação (em que os três projetos finalistas passarão para a Fase de Incubação e receberão um prémio de 1.500 euros, Mentoria, horas de acompanhamento, acesso ao espaço de Incubação e uma bolsa mensal), são as quatro fases que compõem o RISE for Impact.

O RISE terminou a segunda fase, sendo já conhecidos os 10 projetos selecionados para passar para a fase de Capacitação:

Curious Cotton é um projeto que se foca em promover rotinas sem stress, incentivando práticas de auto-cuidado através de ferramentas digitais e lembretes físicos sustentáveis e ajudando Empresas e Instituições Sociais a cuidar do Bem-Estar das suas pessoas, através da moda.

DAT – Dança, Arte e Terapia visa promover o Bem-Estar individual e comunitário através da arte, especialmente a dança, como ferramenta de transformação social.

GreenDash é uma plataforma baseada na Web e alimentada por IA, concebida para simplificar e automatizar o processo de criação de Relatórios de Sustentabilidade em conformidade com a CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive) europeia.

Impacte é uma plataforma de Finanças Sustentáveis que permite aos utilizadores criar um Impacto Social e Ambiental positivo, associando automaticamente uma parte das suas despesas diárias a carteiras de investimento diversificadas e alinhadas com os seus valores.

Lampsy Health é um dispositivo protegido por patente que aumenta a segurança e a qualidade de vida das pessoas com Epilepsia. Notifica imediatamente a família e os contactos de emergência durante uma crise, assegurando uma atenção médica imediata. Discretamente integrado numa lâmpada, o Lampsy ajuda os utilizadores a evitar o estigma, permitindo-lhes viver de forma independente e confiante.

Lask Portugal aborda o problema social do acesso limitado a assistência jurídica acessível e fiável para os Imigrantes. Navegar na Imigração pode ser complexo e, por isso, este projeto simplifica o processo através de uma plataforma que garante o acesso de Imigrantes a advogados qualificados com conhecimentos jurídicos especializados nesses temas, pedidos de visto, patrocínio familiar, autorizações de trabalho ou outras questões de Imigração.

NOSHAME Movement é uma iniciativa social focada em desmistificar a Saúde Mental masculina, combatendo o estigma associado à depressão em homens, através da união do desporto de endurance, diálogo e inclusão.

Royaltea é a primeira linha de refrigerantes 100% guilt-free no mercado português. Os Fundadores, que enfrentaram a obesidade na infância, compreenderam cedo o impacto das escolhas de consumo na saúde e resolveram criar este projeto.

The Queer Spot é uma aplicação inovadora criada para ajudar a comunidade LGBTQ+ a explorar novos espaços e eventos, oferecendo uma experiência gamificada com uma curadoria de eventos baseada em inteligência artificial (IA).

Usawa Care tem como objetivo integrar pediatras através da tecnologia, para permitir que cada médico apoie 10 vezes mais pacientes, tornando os cuidados acessíveis às famílias necessitadas e ajudando a resolver a escassez global de médicos.

O culminar desta edição do RISE for Impact acontecerá em julho de 2025, com uma sessão final de pitch, onde serão decididos os vencedores e atribuídos prémios de 3.000 euros para o primeiro classificado, 2.000 euros para o segundo e 1.000 euros para o terceiro.

 

Casa do Impacto iniciou a 6.ª edição do programa RISE for Impact

O ano de 2025 arrancou com a 6.ª edição do RISE for Impact, um programa delineado pela Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, tendo como princípio promover soluções para problemáticas ambientais e sociais.

Depois de cinco edições marcadas pelo sucesso e pela melhoria contínua, a Casa do Impacto manteve o foco e reforçou o empenho, avançando para esta nova edição com toda a experiência que as centenas de projetos dos anos anteriores proporcionaram, tal como os empreendedores, parceiros e mentores que acrescentam valor inestimável a cada programa.

Projetos vencedores como a Class of Wonders, a Equal Food, a Glooma, a Escola Oficina, ou a Une.Idades são prova de conceito e sinal de vitalidade e crescimento. O grupo de empreendedores e projetos da edição de 2025 é muito diferenciado, destacando-se as áreas da diversidade e inclusão, saúde e saúde mental, educação e cultura.

A sessão de abertura da 6.ª edição do RISE for Impact decorreu na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, e contou com a presença de Luís Rego, administrador da Santa Casa, que salientou, na sua intervenção de boas-vindas, a participação de 93 projetos nesta edição, dos quais 30 alcançaram esta fase, citando Peter Drucker: “Na nossa vida, pessoal ou profissional, devemos assentar todas as decisões em dois pilares: a eficiência e a eficácia. A eficiência é fazer bem feito. A eficácia é fazer o que deve ser feito. Criar impacto é quando se consegue juntar as duas coisas.”

Por seu lado, Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, aproveitou o ensejo para apresentar o ecossistema de mentores e apoiantes, destacando a oportunidade para cada um melhorar os seus produtos e serviços, podendo sempre contar com a Casa do Impacto para os passos seguintes de cada projeto participante no concurso.

No segundo dia, quinta-feira, foi a vez dos pitches dos canditados. Agora, cabe ao júri desta edição – composto por Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, Gustavo Freitas, diretor da Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa, Maria João Teixeira, diretora do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios, Rui Catalão, co-fundador da Kitchen Dates, Joana Afonso, CEO da Careceiver, e Mónica Sanfeliz, gestora de parcerias na Ashoka, – decidir quem serão os vencedores, os quais serão conhecidos na próxima semana.

imagem de grupo do RISE for impact na Casa do Impacto

Casa do Impacto procura empreendedores com respostas para os setores social e da saúde em 2025

O RISE for Impact é um dos programas de referência da Casa do Impacto (CI) que visa premiar e acelerar as melhores soluções e respostas aos desafios da Sustentabilidade Social, especialmente nas áreas da saúde, inclusão e cidadania, que estejam plenamente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2025, e podem concorrer empreendedores entusiastas pelo impacto, com projetos em fase de desenvolvimento e validação de ideias, com um produto ou serviço, bem como com um modelo de negócio que faça a diferença pelos desafios da sustentabilidade social e da saúde.

Aos vencedores do RISE for Impact, a Casa do Impacto assegura prémios que somam 10.500 euros, a par de mentoria permanente e incubação. O RISE assegura ainda a plena integração dos empreendedores no seu ecossistema de impacto que soma 200 empreendedores ativos, 75 residentes e uma rede de 50 parceiros e potenciais investidores.

A caminho da sua 6ª edição, o RISE for Impact já assegurou mais de 176 mil euros em prémios e bolsas, mentoria e incubação na Casa do Impacto.

Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, a propósito desta iniciativa, salientou que “o RISE for Impact é um dos programas com mais histórico da CI, que promove a inovação em pilares estruturais da nossa sociedade, como na saúde e setor social. Aborda desafios crescentes, de difícil resolução que, dia após dia, vão ganhando novos contornos, que vivem entre o mediatismo circunstancial e o esquecimento generalizado, que muitas vezes carecem de soluções criativas e colaborativas, que aproximem cidadãos, especialistas, empresas e instituições”.

Premiada pelo Financial Times como um dos melhores ecossistemas da Europa e o único a atuar a 100% pelo Impacto, a Casa do Impacto é uma comunidade que já soma mais de 400 empreendedores, ativistas, artistas e pensadores que trabalham em vários setores para tornar o mundo melhor. Com acesso a uma ampla base de recursos, ferramentas e contatos estratégicos, abrangendo toda a cadeia de valor do universo Casa do Impacto, a comunidade conta com o apoio de 50 mentores especializados em diversas áreas.

Continuam abertas as inscrições para o Acelerador Talento Digital Jovem

No âmbito de uma colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o No Code Institute, uma startup incubada na Casa do Impacto, o “ACELERADOR TALENTO DIGITAL JOVEM” é uma oportunidade de formação na área digital que o No Code Institute irá lecionar, em horário pós-laboral e em modalidade online, num curso a começar em janeiro de 2025.

Trata-se de um programa de capacitação e desenvolvimento de competências digitais destinado à requalificação profissional, principalmente de jovens até aos 29 anos (mas que é extensível a qualquer idade), sobretudo desempregados em situação laboral precária ou que pretendam uma nova oportunidade de trabalho.

Este programa, desenvolvido pelo No Code Institute, já foi frequentado por cerca de 300 pessoas, tendo uma taxa média de empregabilidade de 63% (novo emprego ou reconversão profissional).

Até 15 de dezembro pode inscrever-se aqui.

Boas Práticas KORALE na prevenção e combate ao isolamento social e solidão não desejada na cidade de Lisboa

A solidão e o isolamento social têm sido temas estruturantes na atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nos últimos anos e várias têm sido as iniciativas de atuação nesta área.

Um dos exemplos de destaque é o seu envolvimento no Programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades”, um plano estratégico para o estabelecimento de abordagens colaborativas e integradas com vista a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população 65+ e transformar a cidade num espaço de vida ativa, autónoma e de participação plena.

Este Programa, para além da SCML, conta com diversos parceiros-chave da Rede Social de Lisboa, tais como a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Segurança Social, as Unidades Locais de Saúde, a Polícia de Segurança Pública e a Nova Medical School, e ficou consolidado através da assinatura do Acordo Específico para a criação do Centro Local de Informação e Comunicação para a área da longevidade e envelhecimento (o CLIC-LX), assinado a 7 de dezembro de 2023 (ver aqui), enquanto espaço colaborativo para a operacionalização dos 3 eixos do programa, a saber: o eixo do Planeamento, Monitorização e Avaliação; o eixo da Participação, atendimento e Comunicação; e o eixo da Intervenção Formação e Experimentação – onde se encontram, por exemplo, o projeto RADAR e o projeto KORALE.

É neste âmbito que o Programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades” convida todos os interessados a participar no concurso “Boas Práticas” KORALE, que pretende reconhecer projetos/programas que visem a prevenção e combate ao isolamento social e solidão não desejada na cidade de Lisboa”, dando oportunidade a que sejam partilhadas com outras experiências que estão a acontecer noutras cidades europeias envolvidas no KORALE, com vista a contribuir para um referencial de recomendações para o estabelecimento de políticas públicas a nível europeu.

Os dois projetos melhor classificadas serão convidados a apresentar as suas “Boas Práticas” na próxima reunião de parceiros KORALE, que irá decorrer em Viena, na Áustria, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024.

O KORALE é um projeto Interreg Europe, co-financiado pela União Europeia, lançado em 2024 com o objetivo de promover políticas públicas de combate e prevenção da solidão e do isolamento social, em seis territórios da Europa.

Liderado pela Adinberri Foundation, o projeto foi pensado a quatro anos (2024-2028) e centra-se em enfrentar as situações de solidão e isolamento social de jovens e idosos na Europa através da partilha de boas práticas e abordagens multidisciplinares.

Além da Adinberri Foundation, do País Basco (Espanha), o consórcio integra entidades como a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal), Social City Vienna (Áustria) e DEFACTUM (Dinamarca), bem como os municípios de Fingal (Irlanda)e Aalst (Bélgica). Juntos, estes seis territórios vão trabalhar para trazer este tema para a ordem do dia, através de uma abordagem transversal aos vários patamares políticos, dos municipais aos regionais, com estratégias que combatam o isolamento e promovam a coesão social.

Os objetivos deste projeto são, a identificação e partilha de boas práticas, prevenir e combater a solidão, seja ao nível individual, familiar ou na comunidade, com atuações a curto-prazo. Aprender com estratégias interventivas bem-sucedidas: implementar essas estratégias na vida das pessoas desde cedo, no sentido de reduzir, mais tarde, a incidência da solidão, com foco numa abordagem a longo prazo. Identificar fatores-chave de transformação: lançar boas práticas para atingir políticas de maior impacto e integrá-las noutros setores como a saúde, a educação e a habitação.

Se tem em mãos um projeto/programa que visa o combate à solidão e ao isolamento social, PARTICIPE no Concurso “Boas Práticas” KORALE.

Já são conhecidos os vencedores do programa Triggers

A Casa do Impacto apresentou ontem, 16 de setembro, os vencedores da terceira edição do Triggers, um programa de capacitação focado em sustentabilidade ambiental.

Este é um programa de aceleração destinado a projetos em fase de desenvolvimento e validação da ideia, produto, serviço ou do modelo de negócio. Apoia soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU.

O programa é composto por três fases: Bootcamp, Fase de Aceleração e Fase de Incubação. Desde o final da segunda fase (no Demoday realizado em julho) os três finalistas tiveram acesso a várias mentorias com vista a ajudá-los a alcançar os objetivos definidos pela Casa do Impacto.

O júri, composto por representantes das entidades parceiras – Câmara Municipal de Cascais, EDP, GALP, grupo AGEAS e 3xP Global – , atribuiu três prémios monetários distintos e um ano de incubação na Casa do Impacto aos três finalistas.

Luís Rego, administrador da Santa Casa com o pelouro do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, deu as boas-vindas aos participantes e acompanhou todo o programa do evento, que culminou com o anúncio dos vencedores.

O primeiro lugar ficou para a HUMIVERSO, que desenvolve máquinas modulares inovadoras que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de minhocas (vermicompostagem), contribuindo, desta forma, para a descentralização do tratamento de resíduos e a autoprodução de fertilizante orgânico.

A RARO, uma plataforma online de retalho que combina curadoria, comunicação e tecnologia na única loja exclusivamente focada na preservação da herança do bem fazer, na biodiversidade e nas técnicas de produção ancestrais, alcançou o segundo lugar.

No terceiro lugar ficou classificada a DIGNA ENGENHARIA, uma tecnologia social que se compromete a resolver questões complexas no setor da habitação, através de serviços diversos, focando-se no desenvolvimento de comunidades sustentáveis.








Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas