logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Concurso escolar “Todos Somos Diferentes” está de volta

Concurso escolar “Todos Somos Diferentes” está de volta

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou, no Dia Internacional da Educação, a segunda edição do concurso escolar “Todos Somos Diferentes”. A iniciativa pretende puxar pela criatividade dos mais novos e, ao mesmo tempo, pugnar por uma escola e uma sociedade mais inclusiva. Participe!

Ação social, Educação e Formação

Destinado a toda a comunidade escolar da rede pública do concelho de Lisboa, o concurso escolar “Todos Somos Diferentes” pretende distinguir trabalhos escolares que venham sensibilizar e mobilizar para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa.

Além de formar os mais novos sobre a importância do tema (através da elaboração do trabalho apresentado), este concurso terá também o objetivo de fazer uma diferença efetiva dentro das escolas vencedoras. É que os vários prémios pecuniários a ele associados, que vão desde 1.500 a 5.000 euros, serão aplicados nas necessidades das escolas, de acordo com os regulamentos.

Os alunos, coordenados por um ou mais professores, deverão apresentar um trabalho de grupo em formato Word, no máximo até dez páginas e que respeite os princípios consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Os trabalhos deverão ter a participação, em todas as fases de desenvolvimento, de alunos com deficiência.

Concurso escolar “Todos Somos Diferentes”

O concurso escolar destina-se a crianças e jovens do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (ou equivalente) distribuídos por quatro escalões, de acordo com os níveis de desenvolvimento escolar: a) 1º Escalão – 1º ciclo do ensino básico; b) 2º Escalão – 2º ciclo do ensino básico; c) 3º Escalão – 3º ciclo do ensino básico; d) 4º Escalão – ensino secundário (ou equivalente).

Pode ser apresentado um trabalho por turma e mais do que um trabalho por ciclo de ensino e por escola. Até final de fevereiro, deverá ser enviado um e-mail a expressar vontade em participar, com os dados referentes à escola e turma. Até final de abril, deverão ser enviados os trabalhos para o endereço eletrónico: todos.somos.diferentes@scml.pt. Já em junho, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios (em data a anunciar).

Aos três melhores trabalhos de cada escalão – 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (ou equivalente), serão atribuídos prémios pecuniários, num total de 12 prémios. As verbas atribuídas terão que ser aplicadas em projetos a desenvolver pela escola frequentada e de acordo com os regulamentos em vigor.

Consulte o Regulamento para ficar a par de todas as necessidades e regras a que estão sujeitos todos os participantes. Para mais informações: todos.somos.diferentes@scml.pt

 

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas