O Centro de Capacitação de Alvalade, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recebeu, na terça-feira, 2 de setembro, a visita da Comissão dos Assuntos Sociais do Senado Francês. O objetivo foi apresentar à comitiva não apenas este equipamento, mas toda a atuação da Misericórdia de Lisboa na área da Infância e Família.
A visita contou com a presença de membros da Embaixada francesa em Portugal e teve como anfitriã Rita Prates, Vice-Provedora da Santa Casa, acompanhada por Rui Godinho, diretor de Infância, Juventude e Família, e de Filipe Saramago, diretor do Centro de Capacitação de Alvalade.
Começando por fazer um resumo da história e atuação da Santa Casa, Rita Prates destacou aquele que é o mais antigo sistema de segurança social da Europa, explicando que este é sustentado pelas receitas dos jogos sociais.
“Acompanhamos as pessoas em todo o seu ciclo de vida, desde crianças até, inclusivamente, à morte, com os enterros de quem não tem ninguém. Temos um papel muito relevante”, frisou a Vice-Provedora, afirmando que a Instituição está focada em “fugir a uma lógica assistencialista” para centrar atenções em “capacitar as famílias e ajudá-las a cuidar das suas crianças”.
Por seu lado, Rui Godinho sublinhou que a Misericórdia “atua como uma ‘agência’ para as políticas de Infância e Família na Grande Lisboa”, apresentando a forma como a Instituição está dividida em diversas áreas.
Já Filipe Saramago detalhou o papel do Centro de Capacitação de Alvalade, composto pela Casa de Acolhimento Santa Joana, que conta com 12 crianças, e pela equipa de capacitação e promoção do relacionamento familiar.
“Não perguntamos o que fizeste para ficares sem o teu filho. Perguntamos o que aconteceu para o teu filho ter vindo para aqui. O objetivo é pensar em conjunto com a família em como vamos alterar isto e levar a criança de novo a casa”, resumiu.
Posteriormente a esta apresentação, a Comissão francesa, presidida pelo Senador Philippe Mouiller, teve oportunidade de visitar as instalações do Centro e trocar conhecimentos e experiências com os responsáveis da Santa Casa, numa tarde proveitosa em prol da proteção das crianças e bem-estar das famílias.