Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos
O Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos é um estabelecimento integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como missão promover a reabilitação de pessoas com cegueira adquirida ou baixa visão, visando a sua autonomia e inclusão.
Com mais de 50 anos de história, o centro presta apoio a pessoas de todo o território nacional e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’S).
Programa de Reabilitação + 16 anos
Visa a aprendizagem de competências que possibilitem recuperar as autonomias perdidas e reassumir um papel ativo na sociedade.
Áreas de intervenção:
Comunicação
- Comunicação
- Braille
Atividades de Vida Diária (AVD’s)
- AVD Cozinha
- AVD Roupa
- AVD Competências Sociais
- AVD Competências Pessoais
Atividade Motora
- Orientação e Mobilidade
- Atividade Motora
- Motricidade Fina
Apoio Social
Apoio Psicológico
Núcleo de Intervenção Precoce Dos 0 aos 6 anos de idade
Pretende minimizar o impacto da cegueira ou baixa visão no desenvolvimento global da criança, dando-lhe os meios de compensação que lhe possibilitem desenvolver as competências adequadas à sua faixa etária.
Domínios de intervenção:
Motricidade
Pessoal-Social
Competências parentais
Cognição
Relações Espaciais /OM
Comunicação
Programa de Pós-Reabilitação + 16 anos
Prolongamento à distância do Programa de Reabilitação. Tem por destinatários os utentes que terminam a reabilitação presencial e que durante um período máximo de três meses desejem ter apoio online ou por telefone, com o objetivo de consolidar aprendizagens e otimizar a sua aplicação em ambiente natural.
Áreas de intervenção:
Orientação e Mobilidade
Atividades de Vida Diária (AVD’s)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Braille
Psicologia
Programa de verão + 16 anos
- Procura fomentar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e estimular habilidades de autonomia, através de atividades de caráter lúdico e pedagógico.
- Dirigido a jovens adultos que se encontrem integrados nas escolas de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão.
- Decorre no mês de julho.