Categoria de Artigo: Empreendedorismo Social
Do “skate” para a programação, à procura de uma vida melhor
Alexandre saiu do Brasil à procura de um futuro melhor. A paixão pelo skate levou-o a Barcelona, mas os laços de sangue trouxeram-no para Portugal.
O programa de capacitação IS_beta é constituído por um ciclo de quatro webinars, três meses de capacitação e um evento final. A primeira fase arranca no próximo dia 25 de setembro com o webinar “Ser Gestor(a) de Impacto”, que analisa os “termos de referência” para a identificação de uma nova figura profissional, no âmbito da economia social.
Seguem-se, até novembro, outros três webinars, respetivamente dedicados à teoria da mudança, ao conceito de impacto coletivo e à avaliação de impacto social.
A participação aos webinars é livre para qualquer entidade da economia social. Cada sessão acaba com um desafio, cuja resposta é pontuada, permitindo a seleção de 20 organizações que podem assim transitar para a segunda fase do programa IS_beta: a prototipagem.
Criada em 2013, enquanto programa de capacitação, a Comunidade Impacto Social (CIS) tem evoluído desde então. Hoje representa o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal, proporcionando uma plataforma de debate, partilha, capacitação e desenvolvendo uma comunidade cada vez mais diversificada de organizações e de profissionais que atuam na economia social.
A Comunidade Impacto Social é uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 4Change, CASES e Fundação Montepio.
Mais informações e inscrições em www.impactosocial.pt.
Já são conhecidos os seis projetos vencedores da segunda edição do Santa Casa Challenge. No dia 6 de fevereiro decorre a cerimónia de entrega dos prémios.
Realizou-se no Convento São Pedro de Alcântara o pitch final do concurso de inovação social digital Santa Casa Challenge. Nesta sessão, os dezassete finalistas apresentaram os seus projetos e responderam a questões colocadas pelo júri. Para além dos parceiros AICEP, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Montepio Geral, NOS, Fábrica de startups, Federação Nacional de Associações de Business Angels, Fraunhofer e a Microsoft o júri foi constituído por elementos de cada uma das áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os vencedores da edição de 2017 foram: na área da Ação Social, o projeto DARCALOR; na área da Cultura, o projeto REVELARTE; na área da Economia Social, o projeto GIVE TO U; na área do Património, o projeto RENOVAR; na área da Saúde, o projeto HAPPY e na área Ação Social/Saúde, o projeto DAR A MÃO.
O Programa PAES Aceleração conta agora com um conjunto de novos parceiros.
A AICEP Portugal Global, Associação Portuguesa de Business Angels (APBA), Associação de Solidariedade Social Coração Delta (Delta cafés), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e Montepio Geral, que associam-se à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nesta iniciativa que visa contribuir para a sustentabilidade de projetos com produtos e serviços de caráter inovador, destinados à resolução de problemas e necessidades no contexto da Economia Social.
Estes parceiros provenientes de diversas áreas de atividade, irão participar nas ações de divulgação e avaliação dos projetos Programa PAES Aceleração.
Já são conhecidos os projetos selecionados para a final do Santa Casa Challenge. Um concurso que visa encontrar soluções inovadoras nas áreas do Património, Ação Social, Cultura, Economia Social e Saúde.
Estão selecionados os projetos finalistas da segunda edição do Santa Casa Challenge. O Pitch final de cada um destes projetos está previsto decorrer a 31 de Janeiro de 2018.
Os projetos selecionados são: na área do Património, Hereditagem, Renovar e Restory; Na área da Ação Social, Easypark, Darcalor e Guialgp; Na área da Cultura, Revelarte e Bethere; na área da Economia Social, Mentora, Mesa Redonda e Give Tou; na área da Saúde, Happy, We Careon e Health Quizz.
Santa Casa Challenge é um concurso de inovação social digital porque procura soluções inovadoras que explorem os efeitos das novas tecnologias e o potencial de trabalho em rede da Internet para resolver problemas ou necessidades sociais. A inovação social digital é um processo criativo e colaborativo, em que especialistas de diferentes áreas, utilizadores e comunidades, participam no desenvolvimento das soluções inovadoras.