logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Casa do Impacto comemora quinto aniversário

Para celebrar mais um ano de atividade a fazer a diferença, a impulsionar o empreendedorismo nacional, a encontrar novas soluções e a ajudar a crescer a comunidade, a Casa do Impacto organizou esta quarta-feira, 15 de novembro, na Mitra, em Lisboa, um evento dedicado à importância da inovação e do empreendedorismo de impacto na resposta aos desafios mundiais.

Na abertura das comemorações desta resposta da Santa Casa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, fez um balanço positivo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, agradecendo aos parceiros e aos empreendedores pela motivação, bem como à instituição pela visão.

“Nesta casa queremos promover uma cultura de impacto, uma cultura em que as organizações e as pessoas centram a sua tomada de decisão com base no impacto social, ambiental e económico”, sublinhou a diretora, frisando que as parcerias com outras organizações têm sido fundamentais para o sucesso dos projetos que “olham para a Casa do Impacto como a sua base”. 

Para além do balanço dos cinco anos de atividade do hub, a ocasião envolveu um momento cultural, com a atuação do grupo Batucadeiras das Olaias, e ainda várias conversas, com um testemunho sobre liderança de Laura-Jane Silvermam, diretora da London School of Economics, uma história de impacto dada pela fundadora do projeto Skoola, Mariana Duarte Silva, e uma mesa redonda moderada por Inês Sequeira e subordinada ao tema “Parcerias com impacto para moldar o mundo”, que contou com a participação de Joana Castro e Costa, da Nova School of Business and Economics, Katrien Buys, da Ageas Portugal, Leah Becker, da BMW Foundation, e Gil Azevedo, da Startup Lisboa.

Casa do Impacto: Candidaturas abertas ao prémio “The Most Impactful Startup Award”

A Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabeleceu uma parceria com a Startup Lisboa e a Unicorn Factory, assumindo a gestão da nova categoria dos Entrepreneurship Awards, “The Most Impactful Startup Award”. Este prémio é focado no ecossistema de Empreendedorismo de Impacto e as candidaturas já estão abertas.

Esta nova categoria junta-se assim às já existentes: “The Most Promising Startup”, “Youth Entrepreneurship Award”, “Ecosystem Award” e “Best Pitch João Vasconcelos Award” e “João Vasconcelos Award”.

Recorde-se que tudo começou com a criação do João Vasconcelos Award – Entrepreneur of the Year em 2019, como forma de promover o espírito de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o seu potencial de negócio e perfil de liderança, homenageando também o papel de João Vasconcelos, primeiro diretor executivo da Startup Lisboa. Atualmente a iniciativa chama-se Entrepreneurship Awards.

As startups interessadas podem candidatar-se até ao dia 7 de setembro aqui, mas podem igualmente ser nomeadas startups de Impacto por terceiros. Neste caso, a nomeação pode ser feita aqui e o prazo decorre até dia 3 de setembro. Mais informação está disponível no site da Casa do Impacto.

O vencedor da categoria “The Most Impactful Startup Award” será conhecido a 21 de setembro e receberá um prémio de 2.500 euros.

Casa do Impacto: candidaturas abertas para o RISE for Impact

As candidaturas para a 5.ª edição do RISE for Impact, programa de aceleração da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já estão abertas e vão decorrer até ao dia 7 de outubro.

Este é um programa destinado a empreendedores com projetos em fase de validação de ideia, produto ou serviço e/ou modelo de negócio que promova soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais. A base parte sempre dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O RISE for Impact foi delineado para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, tendo como princípio o objetivo da Casa do Impacto de promover soluções para problemáticas ambientais e sociais.

O programa vai decorrer em três fases (bootcamp, capacitação e incubação), entre outubro deste ano e junho de 2024, e vai distribuir mais de 10.500 euros em prémios.

Consulte todas as informações aqui.

Casa do Impacto e Fundação Amélia de Mello criam programa de apoio a novos empreendedores

A Casa do Impacto, hub de inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e já consolidada como uma referência no ecossistema de negócios de impacto em Portugal, em cocriação com a Fundação Amélia de Mello, com o envolvimento das empresas do Grupo José de Mello e Grupo Sovena, desenhou uma iniciativa que aproxima jovens e oportunidades do mundo do impacto, através de bolsas e sessões de capacitação.

Impact Journey pretende dotar os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto. O programa inclui sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional, e a participação em programas da Casa do Impacto.

O programa pretende responder aos seguintes desafios: Agroindústria, com atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição; Água, no contexto de preservação de recursos naturais, procuram-se soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização; Educação, na formação das novas gerações e na Prevenção e estilos de vida, que procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado, e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.

A sessão de apresentação do programa aconteceu esta quarta-feira, 14 de junho, na Casa do Impacto e contou com a presença de Ana Jorge, provedora da Misericórdia de Lisboa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Vasco José de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello e Manuel Alfredo de Mello, presidente do grupo Nutrinveste/Sovena.

Na sua intervenção, Ana Jorge destacou a parceria agora firmada, considerando que estes projetos são “fundamentais para os jovens que querem fazer um percurso no empreendedorismo de impacto e encontram nesta casa um sítio de excelência para desenvolverem as suas competências e capacidades”.

Para a provedora, a Casa do Impacto “tem tido a capacidade de responder aos novos desafios e de fazer coisas novas que permitem aos jovens encontrarem soluções diferentes para problemas reais desta geração”.

Já Vasco José de Mello acredita que “esta parceria com a Casa do Impacto pode ter um potencial de impacto significativo na vida de todos”, frisando que “poder apoiar empreendedores de impacto a desenvolver as suas atividades e encontrar soluções para o país é, para a fundação, uma missão que está na sua génese”.

Opinião partilhada por Manuel Alfredo de Mello, que salientou, na sua intervenção, que “é necessário que os nossos jovens olhem para iniciativa empresarial com uma mentalidade aberta e positiva, procurando o sucesso e a sustentabilidade global para um futuro melhor”.

A iniciativa agora apresentada rege-se pelas seguintes fases: submissão de candidaturas, de 14 de junho até 24 de setembro, seguindo-se uma fase de capacitação de 12 projetos, entre 9 e 20 de outubro, sendo que serão posteriormente selecionados três projetos para seguirem em frente, para a fase de incubação a acontecer entre 1 de novembro de 2023 e 1 de novembro de 2024.

Os três vencedores, para além do apoio financeiro, no valor de 5.000,00 euros para cada projeto, vão ainda usufruir do período de um ano de incubação gratuita na Casa do Impacto, com acompanhamento de uma equipa dedicada, da participação na Web Summit 2023, através de um Alpha Pack, e a oportunidade de participar numa Inspiring Journey em Londres, ao abrigo da parceria com a LSE Generate da London School of Economics.

Casa do Impacto mostrou projetos à ministra alemã dos Assuntos Europeus

A Casa do Impacto acolheu esta segunda-feira, 17 de abril, a visita de Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus, e de Anna Lührmann, ministra de Estado dos Assuntos Europeus e do Clima da Alemanha. O objetivo foi conhecer alguns dos projetos ali criados relativos a várias temáticas como transição verde e digital ou impacto social.

A comitiva percorreu e conheceu algumas das muitas valências da Casa do Impacto, tendo iniciado a visita na Academia de Código e terminado na Sala da Bica, já depois da habitual fotografia de grupo no terraço do antigo convento.

Com a ponte feita pelo anfitrião Nuno Comando, diretor de Unidade de Capacitação e Incubação da Casa do Impacto, Tiago Antunes e Anna Lührmann tiveram, posteriormente, oportunidade de conhecer alguns jovens empreendedores, que apresentaram as suas startups e trocaram argumentos com os responsáveis políticos, numa sessão informal produtiva para todos.

Fazendo um resumo, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus mostrou-se agradado com os trabalhos apresentados.

“Esta é a Casa do Impacto e vocês, claramente, estão a tentar causar impacto. É interessante ver como tentam ter lucro, obviamente, mas da maneira certa, de forma sustentável e ética”, referiu Tiago Antunes.

“Temos a pasta dos Assuntos Europeus e a União Europeia é mesmo isso: junta pessoas com diferentes realidades, mentalidades, culturas, histórias e tradições”, lembrou o Secretário de Estado.

visita à Casa do Impacto

Por seu lado, Anna Lührmann aproveitou uma das ideias apresentadas, relativa à tentativa de aproximação dos jovens à política, para descrever o seu trajeto profissional, lembrando que também ela pautou por esse lema desde cedo e deixando algumas questões à plateia.

A finalizar, Nuno Comando agradeceu a visita dos dois responsáveis políticos e frisou que a Casa do Impacto está sempre aberta a sinergias que possam alavancar o cumprimento da sua missão, na procura de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Um polo único”

Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, mostrou-se satisfeita pela visita de Anna Lührmann e Tiago Antunes, destacando a singularidade daquele espaço.

“A Casa do Impacto é um polo único no contexto português, que trabalha com todos os setores para democratizar o acesso ao Impacto e à inovação com propósito, que ao longo dos últimos anos tem suscitado o interesse de vários intervenientes políticos nacionais e internacionais. Foi por isso uma honra receber a visita da Ministra alemã para os Assuntos Europeus e Clima e do Secretário de Estado para os Assuntos Europeus do governo português, para mostrar in loco o trabalho que temos desenvolvido junto desta comunidade de fazedores, bem como para criar os primeiros alicerces para as pontes que queremos construir com mercados altamente desenvolvidos e competitivos, como o alemão”, referiu.

“As startups da Casa do Impacto, continuam a crescer e as suas soluções podem trazer inovação para problemas societais além-fronteiras, pelo que é importante dar-lhes ferramentas para que consigam garantir uma maior sustentabilidade financeira crescendo noutros mercados e contribuindo, em simultâneo, para resolver os maiores problemas de um mundo global”, terminou Inês Sequeira.

Conhecidos os vencedores da 8.ª Edição do Santa Casa Challenge

O júri do concurso de inovação social digital, promovido pela Casa do Impacto, anunciou na quinta-feira, 6 de abril, os vencedores da última edição do Santa Casa Challenge. Este ano com um novo formato e uma parceria estratégica com o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas Portugal, o concurso premiou quatro projetos de inovação tecnológica, em vários domínios dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Esta edição da iniciativa contou com a participação de dez projetos de impacto e um novo formato de concurso, com acesso a formação, mentoria especializada e masterclasses com especialistas da comunidade de impacto que estão a criar novas soluções, de base tecnológica, nas áreas do envelhecimento e longevidade.

Os finalistas selecionados entre as várias candidaturas nacionais e internacionais foram a Scan4MyHealth, uma plataforma que disponibiliza uma solução integrada de gestão e monitorização de sinais vitais de pacientes e utentes que permite a monitorização proativa dos dados, bem como alertas de toma de medicação, a Dem.Well, uma aplicação para telemóveis, dedicada a cuidadores informais, freelancers e a instituições que prestam cuidados a pessoas mais velhas e que ajuda as equipas a serem mais centradas na pessoa e a Careceiver, solução que inclui uma app, uma plataforma web, redes, conteúdos digitais, sistemas e ferramentas de gestão de informação e gamificação de cuidados para providenciar ao cuidador informal qualidade de vida.

Para além do prémio monetário de 5.000€, para os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, os três vencedores apurados têm agora a oportunidade de continuar a trabalhar com a Casa do Impacto, durante dois anos, com acesso a apoio não financeiro, acompanhamento mensal da equipa do programa e um Alpha Pack para o Web Summit 2023.

O júri da 8.ª edição do Santa Casa Challenge foi composto por Inês Bastos, diretora da Unidade de Inovação Social e Transferência de Conhecimento da Santa Casa, André Moreira, Head of Operations and Partnership Development Manager na 55+, Paula Guimarães, coordenadora do projeto dos cuidadores informais do Instituto Padre António Vieira, João Machado, presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, e Bruno Vaz, program manager do Ageing, Longevity & Silver Economy do Grupo Ageas Portugal.

Já são conhecidos os projetos que vão receber apoio financeiro do Fundo +PLUS

A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai apoiar financeiramente, com 500 mil euros, seis dos quase 160 projetos que concorreram à edição deste ano do programa de investimento, que procura soluções de impacto ambiental e social.

Para além do apoio financeiro entregue mediante a apresentação de resultados ao longo de dois anos, o +PLUS oferece também apoio não financeiro, nomeadamente acompanhamento individualizado pela equipa da Casa do Impacto e parceiros, para a implementação no mercado, escalabilidade e demonstração do impacto.

Ao +PLUS podiam candidatar-se soluções previamente validadas através de teste ou projeto-piloto que demonstrassem ser exequíveis e viáveis enquanto produto, serviço ou processo e que se enquadrassem num dos dois eixos de apoio do fundo: Testing e Scaling.

No eixo Testing, os projetos selecionados para investimento foram: Matterpieces by studio8, WeGuide e PENYLON™ by Circular Ocean. Este eixo destinava-se a novas soluções, ou soluções recentes, com potencial de impacto e já validadas quanto à sua exequibilidade, promovidas por empreendedores ou entidades privadas ou sociais.

O eixo Scaling dirigia-se a soluções já implementadas e ativas no mercado e já validadas quanto ao seu impacto, promovidas por entidades privadas ou sociais. Vão receber financiamento os projetos: KOIKI, Café-Escola Joyeux Cascais e NoCode Institute.

 

Sobre os projetos vencedores

O Matterpieces by studio8 propõe a reciclagem e reutilização de resíduos de demolição através de um processo que envolve a separação, tratamento e upcycling dos resíduos para transformá-los em materiais de revestimento com fim de serem usados em pavimentos, paredes, mobiliário e bancadas. O projeto tem duas estratégias circulares: uma mais ampla que usa resíduos genéricos de empresas de gestão de resíduos para criar um material padrão, e uma mais específica que reutiliza os resíduos de demolição em projetos de reabilitação para criar um material de revestimento único para reintroduzir no edifício.

Ainda no eixo de Testing o projeto PENYLON™ by Circular Ocean pretende acabar com o descarte insustentável de redes de pesca em Peniche, Portugal, reciclando essas redes e transformando-as num novo material sustentável chamado PENYLON™. Esse material pode substituir plásticos virgens na fabricação de novos produtos, como móveis ou acessórios, usando impressão 3D ou moldagem por injeção.

O WeGuide visa apoiar e empoderar pacientes e cuidadores para a gestão da doença oncológica, aumentando a sua qualidade de vida e obtendo melhorias nos resultados de saúde. Materializa-se através da presença de um Guia em Saúde, um novo conceito profissional, que faz o acompanhamento do paciente por um período de seis meses com foco no apoio e capacitação para a gestão dos desafios da doença.

Já no eixo Scaling o Café-Escola Joyeux Cascais tem como objetivo empregar e formar jovens adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento no setor da restauração, no concelho de Cascais, diplomando-os em quatro áreas distintas: barista, serviço de mesa, caixa e cozinha, durante um período de dois anos.

Ainda no mesmo eixo, o projeto KOIKI tem como objetivo resolver o problema do aumento das emissões geradas pelas entregas de última milha, através de um modelo de distribuição sustentável e da criação de emprego para pessoas em situação de exclusão social na grande Lisboa e Porto. A distribuição é feita a pé ou de bicicleta, com o recurso pontual a veículos elétricos.

Por último, o NoCode Institute é uma plataforma de requalificação digital que oferece programas de formação e certificação para profissionais em transição que desejam aprender novas competências e habilidades digitais de programação visual usando ferramentas NoCode.

“O Sopro do Diabo”: estreia em Portugal pela mão da Casa do Impacto

“O Sopro do Diabo”: estreia em Portugal pela mão da Casa do Impacto

No documentário o “Sopro do Diabo”, realizado por Orlando von Einsiede e produzido por Leonardo DiCaprio, as vítimas do desastre que assolou Pedrógão Grande, em 2017, são os atores principais. Ao longo do documentário ouvem-se relatos de quem ainda vive atormentado pela tragédia. Agora, em Pedrógão, trabalha-se diariamente para a região recuperar das cinzas. É também essa mensagem de fé, sobretudo graças ao trabalho de reflorestação que está a ser feito na região, que o documentário transmite.

A Portugal o filme chegou em outubro, num ciclo de estreias espalhadas pelo país (Lisboa, Braga, Coimbra, Algarve, Viseu, Aveiro, Porto e Madeira) promovidas pela Casa do Impacto e pelo Cinemas NOS. Antes da exibição do documentário, o Cinema NOS Amoreiras acolheu um painel sobre as alterações climáticas, que contou com a presença de Catarina Fernandes Martins, co-produtora do filme, Sofia Carmo, responsável pelo programa de reflorestação de Pedrógão Grande, e Miguel Costa Matos, deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista. O lançamento de “O Sopro do Diabo” juntou a comunidade num espaço de cultura para celebrar a inovação como a forma mais eficiente para a redução dos problemas ambientais, cujo agravamento leva à deterioração profunda dos problemas sociais.

A parceria entre a Casa do Impacto e o Cinemas NOS prevê que o montante da bilhética seja dividido em 70% para o hub da Santa Casa. Esse valor será doado a uma startup incubada na Casa do Impacto, que irá proceder à reflorestação de uma área afetada pelos incêndios.

Casa do Impacto procura na Web Summit soluções inovadoras com impacto social e ambiental positivo

O hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa participa, uma vez mais, na maior cimeira de tecnologia do mundo, onde apresentou as novas edições do Triggers e do Santa Casa Challenge.

À semelhança do sucedido em anos anteriores, a Casa do Impacto aproveitou a edição deste ano para fazer a apresentação pública dos seus programas de aceleração e de apoio a novas ideias de negócio sustentáveis e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: o Santa Casa Challenge e o programa Triggers.

“A nossa presença na edição deste ano do Web Summit está muito focada no lançamento dos nossos programas que estão com calls abertas, desde o Santa Casa Challenge, passando pelo Triggers e o +Plus”, frisou Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

O Santa Casa Challenge, que já vai na sua oitava edição, é um concurso que premeia soluções tecnológicas inovadoras que originem dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Nesta edição do “Challenge” são aceites soluções inovadoras com enfoque no envelhecimento, e em linha com os ODS.

Inês Sequeira recorda que para a oitava edição do Santa Casa Challenge, o mais importante “não é o prémio monetário, mas a capacitação dos empreendedores”, para que “possam ter mais apoios e mentorias”.

Web Summit Challenge

O hub de empreendedorismo social da instituição lançou a 2º edição do Triggers, um programa de aceleração que pretende estimular novas ideias focadas na sustentabilidade ambiental do planeta.

O Triggers é um programa que pretende criar condições para que surjam mais e melhores projetos “amigos do ambiente” e uma oportunidade para estimular “os empreendedores a encontrarem soluções inovadoras para a resolução de problemas e necessidades ambientais, sendo que queremos que estas ideias se transformem em respostas efetivas e eficazes”, comenta Inês Sequeira.

Os projetos selecionados serão premiados com um período de incubação na Casa do Impacto, acesso a uma rede de mentores exclusiva e bolsas de formação. No final da fase de pós-aceleração será atribuído um prémio pecuniário no valor de 15 mil euros ao vencedor, de 10 mil euros ao segundo classificado e de 5 mil euros ao terceiro.

A propósito da presença da Casa do Impacto na Web Summit, Inês Sequeira defende que esta é fundamental porque “o impacto está cada vez mais no centro das decisões das empresas”, esclarecendo ainda que “a aposta que fizemos há quatro anos com a criação da Casa do Impacto, está a ser ganha. Basta ver que a grande tendência deste ano, do Web Summit, é o empreendedorismo com impacto”.

Triggers

No último dia do certame, a Casa do Impacto aproveitou ainda para promover a sua associação aodocumentário “From Devil ‘s Breath”, co-produzido pelo ator norte americano e conhecido ativista contra as alterações climáticas Leonardo DiCaprio, o qual retrata os incêndios florestais que assolaram Pedrógão Grande, em 2017, e o impacto de um acontecimento destes no aquecimento global do planeta.

A ante estreia mundial do documentário vai acontecer em Portugal, na sala de cinema NOS – Amoreiras, Lisboa, nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, e resulta de uma iniciativa conjunta da NOS e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto.

Parte das receitas de bilheteira do documentário vai reverter para uma ação de reflorestação da área afetada pelos incêndios de Pedrogão, que será levada a cabo por um hub apoiado pela Casa do Impacto, ainda por definir.

Com 40 minutos de duração, “From Devil’s Breath” conta com ainda com a co-produção de Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco e realização do cineasta britânico Orlando von Einsiedel, vencedor de um Óscar pela curta-documental “The White Helmets” (2016), sobre a guerra na Síria.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas