Categoria de Artigo: Jogos Santa Casa
Ana Silva Coelho, da Unidade de Contencioso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai apresentar a 7 de janeiro o seu livro “Jogos sociais do Estado: uma análise jus‑internacionalista e comunitária”. A apresentação da obra está agendada para as 16h30, no auditório da Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo.
No seu percurso profissional na Instituição, a autora desenvolveu – como lhe chama – “uma grande paixão pelo fascinante mundo dos jogos”, motivo pelo qual se dedicou a estudá-lo enquanto aluna do Mestrado em Direito e Prática Jurídica (especialidade em Direito Internacional e Relações Internacionais), resultando na sua tese final, defendida em 2018.
Para o efeito, Ana Silva Coelho desenvolveu uma pesquisa profunda, apoiada numa extensa bibliografia, cuidadosamente selecionada para focar as fontes mais relevantes ao objeto de estudo.
A defesa da tese, apesar de ter marcado um momento importante, não encerrou o processo investigativo. Apesar de algumas mudanças no panorama, como o fim da exploração do jogo Joker e a introdução do Eurodreams, a relevância e atualidade desta investigação permanecem inalteradas.
“O setor dos jogos está em constante evolução, com novos temas e questões a surgir continuamente. As discussões sobre as diferentes vertentes deste universo multiplicam-se, refletindo a complexidade e o dinamismo do setor. Por isso, o presente trabalho não esgota as reflexões necessárias sobre o tema; antes procura ser mais um contributo para um debate que se prolonga para além destas páginas”, explica Ana Silva Coelho.
Esta posição é partilhada por Pedro Caridade de Freitas, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e orientador da autora: “O livro que agora se publica constitui um contributo para o desenvolvimento da ciência jurídica e é uma referência em língua portuguesa na área do Direito do Jogo. A Mestre Ana Silva Coelho, com esta obra, cumpre a obrigação do investigador de dar a conhecer à comunidade científica e ao público interessado o produto do seu trabalho de investigação. A comunidade académica e a comunidade jurídica recebem agora uma obra específica numa área até agora pouco explorada.”
“É muita sorte junta”. É este o lema da nova campanha dos Jogos Santa Casa para a Lotaria Clássica do Ano Novo e Reis. A campanha, lançada na sexta-feira, 27 de dezembro, está presente em diversos meios de comunicação e tem em vista a extração que acontecerá a 6 de janeiro.
Em jogo estará um 1.º prémio de 5.000.000 euros, sendo que, em média, uma em cada três frações é premiada. Assim, o objetivo da campanha preparada pelos Jogos Santa Casa passa por alcançar elevados níveis de cobertura, seja em televisão, imprensa e outdoor, chegando ainda à rádio e aos meios online.
A extração da Lotaria Clássica de Ano Novo e Reis vai decorrer, como é hábito, na icónica Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a 6 de janeiro, a partir das 12h30.
Veja o vídeo da campanha.
Aproxima-se mais uma edição da Lotaria Clássica do Natal, que é já um verdadeiro símbolo de tradição e partilha nesta quadra natalícia. Assim, o lema deste ano é precisamente “Natal é para Partilhar” e em jogo estará um 1.º Prémio de €12.500.000, o maior do ano na Lotaria Clássica.
A extração está agendada para o dia 27 de dezembro, às 12h30, na Sala de Extrações. Os Jogos Santa Casa prepararam uma campanha especial sobre a Lotaria Clássica de Natal, com um protagonista bem conhecido de todos: o próprio Pai Natal. A ideia é espalhar uma mensagem não só de amor, esperança e felicidade, mas também de sorte. Até porque, em média, 1 em cada 3 frações da lotaria é premiada.
Veja o vídeo da campanha.
A magia do Natal está de regresso com o mercado natalício mais emblemático do país: o Wonderland Lisboa. Pelo oitavo ano consecutivo, o evento, situado no Parque Eduardo VII, conta com o patrocínio dos Jogos Santa Casa, que levarão a cabo várias iniciativas relacionadas com a quadra e com a vertente social, tão característica desta data, à semelhança de anos anteriores. A organização é, uma vez mais, da TVI, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
A edição deste ano decorre de 29 de novembro a 5 de janeiro, e espera-se que o número de mais de 800 mil visitantes do ano passado seja ultrapassado e supere mesmo a barreira do milhão de pessoas. Recorde-se que a entrada é gratuita.
De regresso estão também os vários divertimentos presentes no recinto, como uma pista de patinagem ecológica, uma árvore de Natal com 19 metros de altura, a Casa do Pai Natal, um carrossel, trampolins, um comboio de Natal e a tradicional roda gigante, para além de toda a animação itinerante. A gastronomia e comércio também são uma parte importante do Wonderland Lisboa, que assim convida toda a família a juntar-se à maior festa natalícia de Portugal.
A Santa Casa preparou dois dias especiais para os seus utentes: o Dia Utente Sénior, a 10 de dezembro, e o Dia Utente Júnior, a 18 de dezembro. Assim, mais de uma centena de utentes vão visitar o espaço em cada um destes dias e poderão experimentar as emoções de andar na roda gigante ou patinar na pista de gelo.
Já os Jogos Santa Casa estarão presentes com dois espaços, sendo que um deles será exclusivamente dedicado à Lotaria, o mais antigo jogo da Misericórdia de Lisboa, aludindo à Lotaria Clássica do Natal. Os visitantes serão convidados a participar e poderão ganhar brindes.
Saiba mais sobre as atrações e os horários do Wonderland Lisboa no site oficial.