A ação de entrega e experimentação das handbikes decorreu no espaço exterior do CMRA e ficou marcada por momentos de alegria e de satisfação, que comprovaram aos utentes do centro que, independentemente da sua condição física, a prática de desporto é possível para todos.
O desporto como uma ferramenta de superação
Uma simples handbike pode transformar um acidentado ou doente num pequeno desportista. No momento em que se está ao comando da bicicleta adaptada, tudo se esquece. Os problemas deixam de existir. Só há prazer e adrenalina. Não é por acaso que se diz que “o desporto adaptado promove a inclusão e melhora a qualidade de vida.”
O objetivo é sentir o vento no rosto e fazê-lo de forma autónoma. Naquele bocadinho, nada mais interessa. Mais do que uma terapia ou atividade física, o desporto adaptado leva estas pessoas mais longe do que poderiam imaginar. O desporto leva-as a ter esperança e força para continuar com as suas vidas.
O apoio ao desporto
Os Jogos Santa Casa associam-se desde, 2018, ao World Bike Tour, com o objetivo de reforçar o apoio ao desporto e fomentar a prática desportiva. Sendo esta uma parceria com uma forte componente social, dela resulta ainda a oferta de handbikes ao CMRA que serão utilizadas pelos utentes do centro.
Refira-se que a promoção do desporto adaptado é um dos eixos estratégicos da marca Jogos Santa Casa, que atualmente apoia o Comité Paralímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e 11 seleções nacionais de desporto adaptado.
Estas bolsas visam incentivar a conciliação da carreira desportiva com a formação académica. O projeto das Bolsas de Educação resulta da parceria entre o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), o Comité Olímpico de Portugal (COP) e os Jogos Santa Casa (JSC), na área da Responsabilidade Social, nomeadamente na vertente de Educação.
Podem candidatar-se a uma Bolsa de Educação Jogos Santa Casa, os atletas com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam integrados nos programas de preparação Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica ou no projeto Esperanças Olímpicas.
Cumulativamente, os candidatos devem estar matriculados numa instituição de ensino superior, inscritos num curso de Licenciatura, Mestrado, Pós-Graduação ou Doutoramento, ou numa instituição de ensino técnico-profissional em curso técnico-profissional com reconhecimento oficial.
Ao longo das suas oito edições, foram entregues um total de 271 Bolsas de Educação a atletas/estudantes do COP e do CPP, num valor correspondente a 773.000€.
A par de outras iniciativas promovidas com a assinatura Jogos Santa Casa, a participação neste Programa de Bolsas de Educação vem reforçar a política de responsabilidade social da marca, assumindo ainda um papel fundamental na Caminhada Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos que se vão realizar em Tóquio.
Originalmente marcadas para este verão, as olimpíadas na capital nipónica foram reagendadas para os dias 23 de julho a 8 de agosto de 2021, devido à pandemia mundial provocada pelo novo coronavírus.
Estas e outras informações estão disponíveis para consulta nos sites do Comité Olímpico de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal.
Numa altura de grandes desafios e incertezas, os Jogos Santa Casa voltaram a apoiar a prova rainha do ciclismo português, para satisfação de milhares de entusiastas da modalidade, de atletas, de equipas e da Federação Portuguesa de Ciclismo. A edição deste ano, num formato diferente, foi determinante para garantir o futuro do ciclismo profissional, assumir a modalidade e a Volta como elementos centrais da cultura popular portuguesa e como exemplo de regresso responsável à normalidade.
Nesta edição diferente, os Jogos Santa Casa assumiram-se como Naming Sponsor do evento e patrocinaram a camisola amarela. A “Edição Especial Volta a Portugal Jogos Santa Casa” foi dotada de várias medidas adicionais, visando mitigar ainda mais qualquer risco de contágio de SARS-CoV-2 e a festa foi mais contida, embora em Lisboa se tivesse batido um recorde de assistências, mas com um público com um comportamento muito responsável.
Amaro Antunes, da W52 – FC Porto, subiu ao pódio já com a camisola amarela envergada, que conquistara na segunda etapa, depois de concretizar aquilo que se previa: resistir até Lisboa e aguentar os ataques da concorrência no contrarrelógio.
Não sendo contrarrelogista, o atleta algarvio defendeu-se, este domingo, da melhor forma, selando a conquista da Camisola Amarela, graças ao sétimo tempo na etapa, a 31 segundos do vencedor, concluindo assim a “Edição Especial Volta a Portugal Jogos Santa Casa” com 29h28m57s, menos 42 segundos do que Gustavo César Veloso e menos 52 segundos do que Frederico Figueiredo, que completaram o pódio.
Amaro Antunes acreditou, desde cedo, que poderia ganhar a prova. “Vim para esta corrida motivado e num bom momento de forma”, declarou. Visivelmente emocionado, o algarvio de 29 anos sublinhou que “a equipa foi extraordinária e sem os meus companheiros não estaria a festejar esta importante vitória, porque sempre acreditei que um dia venceria”.
Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, defendeu que “a Volta a Portugal tem tudo a ver com os valores e princípios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dos Jogos Santa Casa, e que, se em condições normais faz sentido estarmos associados à Volta e ao desporto, este ano, fazia ainda mais sentido. Não podíamos virar costas à Federação Portuguesa de Ciclismo, aos atletas e às equipas. Por essa razão, decidimos apoiar a realização desta Volta tão atípica, mas, ao mesmo tempo, tão solidária”, reforçou.
Por outro turno, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, era um homem feliz no final da “Volta a Portugal edição Especial Jogos Santa Casa”. “Foi uma vitória brutal! É uma vitória do ciclismo, da modalidade, do desporto e uma demonstração que temos que saber viver nas atuais circunstâncias”, adiantou, sublinhando que “os Jogos Santa Casa assumiram o papel de serem o principal patrocinador da Volta. Foi um apoio fundamental porque permitiu-nos atrair outros patrocinadores. Os Jogos Santa Casa estão connosco nos momentos mais difíceis”, concluiu.
Este fim de semana, Fernando Pimenta conseguiu duas medalhas de ouro, em K1 1.000 metros e K1 5.000 metros e a medalha de prata em K1 500 metros, alcançando assim a sua 100ª medalha internacional. Já Joana Vasconcelos obteve a medalha de ouro na final de K1 500 metros e o bronze nos 200 metros, e Norberto Mourão, paracanoísta, conquistou a medalha de prata em VL2 200 metros e o bronze em VL2 500 metros.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da marca Jogos Santa Casa, felicita os canoístas portugueses que participaram na Taça do Mundo de Velocidade, que decorreu em Szeged, na Hungria. Num ano atípico por causa da pandemia de Covid-19, os canoístas portugueses destacam-se e orgulham os portugueses com os seus feitos.
Relembre-se que os Jogos Santa Casa são, desde 2013, o principal patrocinador da Federação Portuguesa de Canoagem, percorrendo, desde então, uma caminhada conjunta pautada por inúmeros feitos.
“O Desporto tem todo o nosso apoio”
Desde 2012 que a Misericórdia de Lisboa, através dos Jogos Santa Casa, prossegue uma estratégia de patrocínios focada no apoio ao desporto nacional, ao talento desportivo e aos grandes eventos desportivos nacionais, transformando os apoios concedidos e as parcerias realizadas em ferramentas de integração e coesão social.
Edição especial da Volta a Portugal Jogos Santa Casa já arrancou
A propósito do apoio dos Jogos Santa Casa ao desporto, a edição especial da volta a Portugal (de 27 de setembro a 5 de outubro) já está na estrada e este ano, tal como em anos anteriores, a prova rainha do ciclismo português conta com o apoio dos Jogos Santa Casa como patrocinador oficial. Numa altura de grandes desafios e incertezas, a marca que mais apoia o desporto em Portugal contribui, assim, para a realização de uma edição muito especial da prova rainha do ciclismo, para satisfação de milhares de entusiastas da modalidade.
A Federação Portuguesa de Ciclismo organiza a edição deste ano para garantir o futuro do ciclismo profissional no país e assumir a modalidade e a Volta como elementos centrais da cultura popular portuguesa e como exemplo de regresso responsável à normalidade.
Semana Europeia do Desporto
Tudo isto acontece na Semana Europeia do Desporto (de 23 a 30 setembro). Os Jogos Santa Casa associam-se a Semana Europeia do Desporto , iniciativa promovida pela Comissão Europeia, destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, na qual a marca representante dos jogos sociais do Estado participa ativamente, em conjunto com outras lotarias europeias congéneres.
Nesta edição diferente, os Jogos Santa Casa assumem-se como Naming Sponsor do evento e patrocinam a camisola amarela. Numa altura de grandes desafios e incertezas, a marca que mais apoia o desporto em Portugal contribui, assim, para colocar na estrada uma edição muito especial da Volta a Portugal, para satisfação de milhares de entusiastas da modalidade. Esta Edição Especial será dotada de várias medidas adicionais, visando mitigar ainda mais qualquer risco de contágio de SARS-CoV-2.
A sessão de apresentação da edição especial em bicicleta teve lugar esta segunda-feira, 21 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, na presença de todos os patrocinadores e parceiros que tornaram possivel a sua realização.
A Federação Portuguesa de Ciclismo organiza a edição deste ano para garantir o futuro do ciclismo profissional no país e assumir a modalidade e a Volta como elementos centrais da cultura popular portuguesa e como exemplo de regresso responsável à normalidade.
Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, destacou que “a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da marca Jogos Santa Casa, é a instituição que mais apoia o deporto nacional. Ao apoiarmos esta edição especial da Volta a Portugal estamos, mais uma vez, a assumir este compromisso numa altura de grandes dificuldades e desafios decorrentes da atual situação de crise que se vive no mundo e que afetou todos os setores, incluindo o Desporto. É para nós um orgulho enorme dar o nome a esta edição solidária da Volta e sermos patrocinadores da Camisola Amarela, sabendo que este nosso apoio fará toda a diferença na vida destes atletas do ciclismo profissional. Hoje e mais do que nunca, o desporto continua a ter todo o nosso apoio!”, salienta Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
“Esta edição será menos festiva do que é costume, mas será mais sentida e simbólica. Para o ciclismo é um momento de afirmação da vitalidade do pelotão português e uma oportunidade para garantir o direito ao trabalho de todos quantos fazem desta modalidade o seu modo de vida em Portugal. No contexto global e nacional, pretendemos que seja uma edição com um forte pendor social. A caravana da corrida vai levar animação e uma mensagem de esperança aos lugares mais recônditos do país, passando a mensagem de que, com responsabilidade, é possível retomar a alegria de viver, mesmo em tempo de pandemia. Deixa-nos muito felizes ter os Jogos Santa Casa como patrocinador principal de uma Volta com tão grande carga simbólica”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
A “Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa” começa em Fafe, com um prólogo, no dia 27 de setembro, e termina em Lisboa, no dia 5 de outubro. O pelotão vai percorrer 1183,9 quilómetros. Três das etapas têm final coincidente com prémios de montanha: Santa Luzia, em Viana do Castelo, terceira categoria, Senhora da Graça, em Mondim de Basto, primeira categoria, e Torre (Covilhã), categoria especial. Os corredores vão ainda enfrentar 24,7 quilómetros em sistema de contrarrelógio individual, 7 no prólogo e 17,7 no contrarrelógio que encerra a competição, em Lisboa.
Ainda se lembra como tudo começou? Foi a 9 de setembro de 2015 que nasceu o PLACARD, o jogo de apostas desportivas à cota dos Jogos Santa Casa. A intenção era muito simples: colocar Portugal a vibrar (ainda mais) com o desporto. Mas o PLACARD veio revolucionar o acesso às apostas desportivas, ao trazer, para um mercado até então não regulado, uma lógica de grande proximidade com os apostadores, assegurando a sua proteção e prevenindo e controlando os excessos.
Numa fase inicial, o PLACARD disponibilizou aos amantes de desporto a possibilidade de apostarem em três desportos: basquetebol, futebol e ténis. Na altura, o Departamento de Jogos da Santa Casa lançava o repto “aposta na desportiva”, um apelo ao jogo responsável e à necessidade de olhar para as apostas como um momento lúdico e de diversão.
Hoje, este jogo conta com 11 modalidades no seu portfólio. Aos três já referidos, juntaram-se o hóquei no gelo, andebol, voleibol, futsal, râguebi, hóquei em patins, futebol americano e futebol de praia.
Ao longo dos últimos cinco anos, foram muitas as mudanças efetuadas, com o Departamento de Jogos a trabalhar para oferecer ao público (ainda) mais razões para apostar no PLACARD. As mudanças mais recentes aconteceram no passado mês de julho, com o jogo de apostas desportivas a apresentar um novo site, uma nova app e a reforçar a sua presença digital, sobretudo nas redes sociais.
Em cinco anos, o PLACARD atribuiu mais de 1,6 mil milhões de euros em prémios, de norte a sul do país. O jogo entre o Paris Saint-Germain e Bayern Munique não teve adeptos no estádio, mas nem por isso o público deixou de vibrar com a partida: até à data, foi o jogo com maior número de apostas registadas. Mas há mais números que comprovam que o PLACARD foi uma boa aposta.
Aposta no desporto nacional
Apoiar o desenvolvimento do desporto nacional é uma das causas a que o PLACARD está associado desde a sua criação. Em 2016, o jogo de apostas desportivas passou a ser o patrocinador oficial da Taça de Portugal de futebol, no âmbito da parceria estabelecida com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em 2019, esta parceria estendeu-se também ao futsal – competição igualmente gerida pela FPF – com o Placard a tornar-se naming sponsor de todas as competições do futsal nacional masculino.
O papel ativo do PLACARD no apoio ao desporto nacional não fica por aqui. Foram também estabelecidas parcerias com as federações de basquetebol e andebol, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das respetivas modalidades.
Este ano, a festa é diferente. Em 2020, a final da prova rainha do futebol nacional, entre FC Porto e SL Benfica, agendada para 1 de agosto, vai jogar-se no Estádio Cidade de Coimbra. Em 80 anos de Taça de Portugal, só por 12 vezes se jogou fora do Estádio Nacional.
A pandemia tirou a magia da Taça de Portugal Placard e também a tirou do Jamor. Muda o recinto, muda a já tradicional festa na mata do Jamor e, sobretudo, muda o apoio dos adeptos às respetivas equipas, uma vez que a final será jogada à porta fechada.
Apesar desta nova realidade, o Placard – patrocinador oficial da prova rainha do futebol português, desde 2015 – vai “entrar em campo” com o intuito de minimizar a ausência de adeptos no estádio. Os jogadores das duas equipas vão ver as bancadas coloridas de azul e vermelho, graças às 20 mil t-shirts – 10 mil vermelhas e 10 mil azuis- que vão vestir as bancadas do Estádio Cidade de Coimbra.
Com esta iniciativa, o Placard pretende dar ainda mais vida e cor à transmissão televisiva da prova rainha e, por outro lado, contribuir para fomentar o espírito vivido habitualmente pelos próprios jogadores, apesar da ausência de adeptos. Após o apito final, todas as t-shirts serão entregues às Casas do Sport Lisboa e Benfica e do Futebol Clube do Porto, para que os próprios clubes possam entregar aos seus adeptos.
No âmbito do patrocínio à Taça de Portugal, serão ainda atribuídos dois importantes prémios: o “Troféu Homem do Jogo” e o “Troféu Fair Play”, que, após votação online, serão entregues ao melhor jogador em campo e ao jogador que teve um comportamento de desportivismo merecedor de destaque.
Mas a Taça também se joga fora do terreno de jogo, tal como o Placard tem vindo a dar nota através das suas redes sociais, lançadas oficialmente esta semana.
A menos de 24 horas do pontapé de saída da 80ª edição da Taça de Portugal, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, marcou presença no programa “Amor à Camisola”, no Canal 11, para falar da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O provedor revelou que a Santa Casa não hesitou na hora de associar o Placard à Taça de Portugal. O patrocínio acontece porque, na perspetiva da instituição, a “Taça de Portugal tem um valor intrínseco no povo português, um valor muito particular do ponto de vista afetivo”, algo que o “Placard procura acompanhar e suportar”.
Um apoio que cresce de edição para edição
Explore a cronologia e descubra os apoios dados pelos Jogos Santa Casa e pelo Placard à Taça de Portugal de futebol.
Se é daqueles que tem por hábito apostar em desporto, através do Placard, certamente já deu conta de que foram feitas alterações no site. Se, por outro lado, nos últimos dias andou afastado das apostas desportivas, não estranhe se lhe for solicitado um pedido de atualização. É que o Placard está diferente, mas o formato do jogo mantém-se inalterado.
O jogo de apostas desportivas à cota, de base territorial, dos Jogos Santa Casa tem um novo site e uma nova aplicação para telemóvel, disponível para iOS e Android. Com um visual mais apelativo, intuitivo e eficaz, o site dispõe de informação sobre toda a oferta existente no Placard, para além de auxiliar os apostadores na preparação das suas apostas. A renovada aplicação móvel também oferece mais funcionalidades e “ainda mais razões para vibrar” ao apostar no Placard, tal como anuncia a campanha publicitária que pretende potenciar estas novidades.
“No ano em que o Placard comemora o seu 5º aniversário, considerámos importante renovar não só o aspeto gráfico do website e da aplicação móvel como melhorar a experiência do utilizador, oferecendo novas funcionalidades. Acreditamos que estas mudanças vão ao encontro das expetativas dos apostadores e que vão facilitar a sua experiência de jogo”, considera João Gonçalves, diretor da Unidade de Apostas Desportivas, do Departamento de Jogos.
Cinco razões para vibrar (ainda mais) com o seu desporto favorito
A final da Taça de Portugal entre SL Benfica e FC Porto coloca um ponto final na época futebolística 2019/2020. Para os adeptos das duas equipas é impensável perder este confronto entre águias e dragões. Para que isso não aconteça, a nova app Placard permite ativar a receção, duas horas antes do jogo, de notificações push sobre as equipas e eventos selecionados como favoritos.
SL Benfica, empate ou FC Porto? Nem sempre é fácil na hora de decidir entre os tipos de aposta “1×2”. Com as atualizações realizadas na app, o apostador pode agora ter acesso a apostas combinadas sugeridas pela equipa do Placard. Na hora de decidir, analisar o desempenho das equipas nos últimos jogos pode revelar-se uma grande ajuda. A nova app Placard possibilita o acesso a estatísticas e resultados, o que permite ao apostador obter informações sobre a partida sem ser necessário sair da plataforma.
Agora, também pode partilhar o seu QR code com outros apostadores, através de WhatsApp ou das redes sociais, e permitir assim que outras pessoas tenham acesso ao seu boletim. Outra das novidades é ainda a subscrição da newsletter Placard, que permite estar sempre a par das novidades.
As Bolsas de Educação Jogos Santa Casa – FADU têm como objetivo premiar e motivar todos os atletas-estudantes que demonstrem um particular esforço na conciliação das vertentes da competição desportiva e da formação universitária, contribuindo para evitar quer o abandono precoce do desporto de alto rendimento, quer o abandono, por vezes, precoce dos estudos, que ocorrem com regularidade preocupante.
Na edição de 2020 das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa – FADU, estão em destaque os alunos que integraram a Missão Portuguesa à Universíada de Nápoles, realizada em julho de 2019, onde Portugal conquistou uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas de bronze, com destaque para as duas medalhas da atleta Evelise Veiga e o terceiro lugar alcançado pela Seleção Nacional Universitária de Basquetebol feminino, a única equipa europeia a subir ao pódio da competição.
Devido às restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, a apresentação da edição de 2020 das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa decorreu, de forma simbólica, com a presença do provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, e do presidente da FADU, André Reis.
“Apesar destas circunstâncias quisemos assinalar esta iniciativa e este projeto que, para a Santa Casa da Misericórdia, é a confirmação de um compromisso que temos com o desporto em Portugal e em particular com os atletas que têm de conciliar as suas vidas de atletas com o estudo e outro tipo de atividade”, afirmou Edmundo Martinho. O provedor da instituição realçou ainda que “o desporto não é apenas a competição, é muito mais do que isso, e a Santa Casa tem procurado ser intérprete e apoiante de iniciativas que tenham a ver com a elevação do desporto enquanto escola de valores e enquanto escola de desenvolvimento pessoal da própria comunidade”.
Já André Reis, presidente da FADU, André Reis agradeceu aos Jogos Santa Casa por reconhecerem o mérito de “10 estudantes-atletas que conseguiram, de forma notável, conciliar os estudos com a prática desportiva”.
Desde o início da parceria entre os Jogos Santa Casa e a FADU, já foram atribuídas 31 bolsas educação a estudantes integrados nas mais diversas modalidades.
Quem são os vencedores?
Carolina Costa
Medalha de Bronze – Basquetebol Feminino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico) – Mestrado – Engenharia Química – 4º ano
Susana Carvalheira
Medalha de Bronze – Basquetebol Feminino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade de Aveiro – Licenciatura – Engenharia e Gestão Industrial- 2º ano
Ana Carolina Rodrigues
Medalha de Bronze – Basquetebol Feminino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa) – Licenciatura – Fisioterapia – 3º ano
Bárbara Falcão
Medalha de Bronze – Basquetebol Feminino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade do Minho – Licenciatura – Gestão – 2º ano
Miguel Cunha
8º lugar – Voleibol Masculino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade do Minho – Mestrado – Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas – 1º ano
Ana Filipa Santos
5º lugar – Ténis (pares mistos) – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia) – Mestrado – Engenharia de Micro e Nanotecnologias – 5º ano
André Rosa
8º lugar – Voleibol Masculino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade de Aveiro – Licenciatura – Economia – 2º ano
Diogo Salvador
8º lugar – Voleibol Masculino – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade do Porto (Faculdade de Ciências) – Mestrado – Segurança Informática – 1º ano
Ana Oliveira
11º lugar – Atletismo (Triplo Salto) – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) – Licenciatura – Serviço Social (licenciada)
Francisco Santos
12º lugar – Natação (200m Costas) – Universíada de Verão Nápoles 2019
Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico) – Mestrado – Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 3º ano