logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Há 523 anos a cuidar de quem mais precisa

Há 523 anos a cuidar de quem mais precisa

Criada em 1498, a Misericórdia de Lisboa é uma instituição de renome, reconhecida pela sua obra junto dos mais desfavorecidos. Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, soube adaptar-se a esta “nova realidade” para dar resposta aos desafios sociais mais urgentes.

Sobre nós

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está de parabéns. Esta quinta-feira, 2 de julho, a instituição celebra 523 anos de existência ao serviço de todos.

Tal como em 2020, esta data volta a ser celebrada num formato totalmente digital. As festividades iniciam-se com a tradicional celebração eucarística, presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, acompanhada de um coro e de uma ação de graças – Te Deum, numa transmissão streaming , em direto da Igreja de São Roque.

Durante a tarde, a Sala de Extrações vai ser palco de lançamento de dois livros importantes para a organização, ambos focados naquele que foi um tema central de debate no último ano: “Políticas Públicas na Longevidade” e “Longevidade: Conhecimentos e Práticas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”. Estes refletem o trabalho desenvolvido ao longo de vários séculos, também em parceria com outras entidades nacionais, e constituem um meio de difusão e amplificação dos conhecimentos e práticas que norteiam a intervenção diária da instituição em matérias de envelhecimento e longevidade.

Haverá lugar ao habitual momento de reconhecimento e de homenagem, este ano dedicado a 43 reformados e a 34 colaboradores que completam 25 anos ao serviço das boas causas.

As festividades vão culminar com um leque de concertos que decorrem no âmbito da iniciativa “Música da Casa”, que conta com a participação dos músicos Ricardo Ribeiro, João Gil, Martim Vicente e Paulo Bragança. Este espetáculo online acontece no âmbito do apoio da Santa Casa à cultura nacional. Setor que, que desde o início da pandemia, enfrenta profundas dificuldades devido ao cancelamento de concertos e espetáculos.

Um ano difícil, com o empenho de sempre

Os 522 anos da Santa Casa ficarão para sempre marcados como um ano extremamente difícil para todos, onde palavras como solidariedade, superação, coragem, dedicação e empenho ganharam ainda mais sentido e força na sociedade em geral.

Enquanto o país se fechava para tentar travar a propagação do vírus SARS-CoV-2, a Misericórdia de Lisboa esteve, desde o primeiro momento, na linha da frente a garantir o apoio a quem mais precisa

Ao longo do último ano, a Misericórdia de Lisboa continuou a estabelecer parcerias e a firmar protocolos de colaboração com outras instituições; a apoiar obras de outras Misericórdias; a trabalhar no combate às situações de exclusão e de desigualdade social; a apostar no talento, na educação e na formação de jovens; a apoiar as áreas da cultura e do desporto; sentou-se “à mesa” com famílias mais carenciadas, entre tantas outras ações que integram a sua Missão.

Para o provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, este foi “um ano de pressão sobre os nossos serviços, sobre a nossa capacidade de ajudar e proteger”, considerando que foi importante “encontrar as melhores soluções para que mais pessoas tenham o apoio que precisam”. “A pandemia trouxe ao de cima esta capacidade tremenda que temos de nos adaptarmos e de reagirmos às adversidades. Conseguimos dar uma resposta rápida e assegurar, que nesta fase tão difícil, ninguém ficava de fora e sem apoio”, frisou o responsável em entrevista ao Correio da Manhã.

Foram vários os projetos que deram vida e alma à assinatura de marca da instituição ao longo de 2020. O ano em que “trabalhar por boas causas fez ainda mais sentido”.

E 2021 começou de forma não menos desafiante. Em janeiro deste ano, e de forma a mitigar os efeitos da exposição à Covid-19 da população mais velha, a Misericórdia de Lisboa começou a vacinar todos os utentes e trabalhadores dos lares da instituição. Numa primeira fase, o plano de vacinação abrangeu cerca de 800 utentes e colaboradores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Santa Casa.

Em março, a ministra da justiça, Francisca Van Dunem, visitou a Misericórdia de Lisboa para firmar um protocolo de cooperação que permitiu a entrada em funcionamento de uma casa de autonomia em Lisboa, destinada a acolher jovens provenientes de centros educativos com medidas de supervisão intensiva. Edmundo Martinho destacou a importância do projeto: “para a Santa Casa este é um território novo, mas que dá continuidade àquilo que tem vindo a ser o nosso trabalho e a nossa preocupação na dimensão da proteção de crianças e jovens”.

No mesmo mês, mais de 1100 crianças regressaram às creches da Misericórdia de Lisboa, depois do plano de desconfinamento anunciado pelo Governo, a 11 de março. Uma etapa marcante e igualmente desafiante para os profissionais de educação.

Com o avanço da vacinação na população sénior, a Misericórdia de Lisboa reabriu, em abril, os seus centros de dia, após um ano de encerramento devido à pandemia.

Já o mês de maio começou com a implementação de um dos projetos mais importantes da instituição: o lançamento da Valor T, a agência de empregabilidade dedicada a pessoas com deficiência. Para o provedor, esta é uma iniciativa que “encontra o seu combustível nas pessoas, nas entidades empregadoras e nas instituições”. Edmundo Martinho reforçou, ainda, que para a Valor T ter sucesso “é necessário o envolvimento de toda a comunidade”, até porque a inclusão “é uma tarefa de todos os cidadãos” pela qual “devemos empurrar todos no mesmo sentido”.

Maio fica também marcado pela distinção que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social deu à Santa Casa pelo projeto das Unidades de Retaguarda para idosos, criadas em março de 2020 e pela inauguração do Centro Intergeracional Ferreira Borges, na freguesia de Campo de Ourique, com o objetivo de alterar o paradigma da longevidade na cidade, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e inclusivo.

Já no mês anterior ao aniversário da instituição, e a antecipar a chegada dos grandes eventos desportivos mundiais, destaque para o lançamento de uma nova campanha de apoio ao desporto dos Jogos Santa Casa, que veio reforçar o posicionamento da marca como de principal impulsionador do desporto português.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas