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A distância não travou a alfabetização e a formação: “No CEFC dá-se continuidade ao ensino”

Na semana em que mais de um milhão de alunos em Portugal regressou ao ensino à distância, no Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (CEFC) a situação não é diferente. Os 210 formandos deste centro estão agora a cumprir o plano curricular dos respetivos cursos em regime de teleformação. A diretora do CEFC, Maria José Covas, acredita que foi a “experiência” que fez com que a equipa estivesse preparada para “possibilitar uma formação à distância ajustada” às necessidades dos formandos.

O CEFC tem vindo a ajudar pessoas entre os 15 e os 64 anos a desenvolver competências e a aumentar qualificações escolares e profissionais. Nos seus dois polos, o de jovens e o de adultos, decorrem percursos formativos em áreas como restauração, beleza, informática ou  alfabetização.

Devido à Covid-19 tudo mudou, mas a resposta não parou. No fundo, a grande alteração verifica-se nos espaços de aprendizagem, com as salas de aula a serem substituídas pelo Zoom, pelo Moodle ou pelo Teams. É através destas plataformas que o contacto entre formadores e formandos vai sendo mantido. Os recursos tecnológicos de apoio ao ensino à distância disponíveis estão a ser explorados e utilizados, com modalidades de ensino assíncrono, síncrono ou trabalho autónomo.

Na turma B1 (4º ano), do Polo Adulto, o Whatsapp é a plataforma de excelência. É através de um grupo criado nesta app de mensagens instantâneas que formandos e formadores vão trocando impressões. É também por esta via que é facultado aos formandos o conteúdo necessário para a realização de trabalhos.

A formação em alfabetização é  exemplo de um ensino que não ficou comprometido com a migração para o digital, numa turma em que existem graus diferentes de literacia. Todas as semanas, os oito alunos que compõem esta classe são contactados pelos formadores. Os alunos passaram a realizar leituras telefónicas, com base no conjunto de materiais entregue pelo CEFC, num kit composto por fichas didáticas, lápis de cor, folhas pautadas e de desenho, que permite que os alunos trabalhem também a motricidade fina e o treino das letras e dos números.

“Nas sessões previamente planeadas nos cronogramas dos cursos recorre-se também ao contacto telefónico, para esclarecer dúvidas e fazer um balanço dos trabalhos entregues”, conta Maria José Covas.

“A formação à distância está a concretizar-se de forma positiva” e, para a diretora do CEFC, este empenho reflete-se até nas atividades extracurriculares. Exemplo disso foi a comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, no dia 1 de fevereiro. Formandas de dois cursos, após a apresentação do espetáculo ABSURDEZ do Plano Nacional de Leitura, realizaram vídeos com leituras em voz alta, como foi o caso de Jaquelina Silva, que declamou um poema de Fernando Pessoa.

Mas o telemóvel, email ou o Whatsapp são apenas plataformas facilitadoras de contactos entre as partes ou somente uma forma encontrada pelos professores para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Nos cursos do CEFC é necessário colocar “mãos à obra”, uma vez que os planos curriculares são, em grande escala, feitos de aulas práticas. Para estas situações o CEFC preparou um kit ajustado às necessidades das diferentes formações, que reúne os materiais necessários para a realização de trabalhos em casa.

O curso de Operador de Acabamento de Madeira e Mobiliário é um desses casos. Aos alunos foi entregue uma caixa com material de desgaste, ceras e betumes de vários tipos, e pequenos pedaços de madeira de forma a poderem desenvolver trabalhos durante cerca de três semanas.

As sessões da formação em restauração têm decorrido de diversas formas: online, correio eletrónico e assíncronas, nas horas estipuladas em cronograma. Os formandos desenvolvem, nas suas casas, diversas receitas de cozinha e pastelaria. Todos os trabalhos são partilhados através de fotos ou vídeo, com o registo de cada passo dado durante as atividades solicitadas pelos formadores. Em caso de dúvida, aos formandos recorrem ao contacto telefónico para esclarecer algumas etapas do exercício.

Na área de cabeleireiro, o kit é composto por material indispensável para o bom desempenho da profissão e por uma “cabeça” -uma boneca com cabelo sintético, onde os formandos treinam penteados-, onde os alunos dão asas à imaginação. Nas sessões tecnológicas, após serem explicados os temas do módulo, os formandos fazem demonstração das aprendizagens no manequim, num processo registado em fotografia ou vídeo.

“Todos estão a entregar os trabalhos dentro dos prazos estabelecidos e com um nível de qualidade bom e muito bom”, revela Maria José Covas, que vê na motivação e no empenho no prosseguimento e conclusão dos percursos formativos “uma evidência de que é possível dar continuidade ao ensino”.

Misericórdia de Lisboa renova parceria com o projeto PSolidário

Num esforço para combater a crise pandémica, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabeleceu, em 2020, uma parceria com o Público, com vista a facilitar o acesso à informação e a notícias de qualidade por enfermeiros e médicos que estiveram na “linha da frente” no combate à Covid-19.

Depois do sucesso da primeira edição do projeto PSolidário, foi lançada, esta sexta-feira, 18 de dezembro, uma segunda série agora destinada a pessoas em situação de desemprego recente, provocada pela crise económica e social decorrente da pandemia.

PSolidario_Desempregados

PSolidário: por um jornalismo de qualidade e mais acessível

A renovação do protocolo de colaboração tem presente a missão da Santa Casa e do jornal Público, que reconhecem a particular importância do acesso dos cidadãos à informação e, sobretudo, a notícias credíveis e de qualidade, nomeadamente, em matéria de saúde pública e medidas de combate à pandemia.

No caso desta segunda edição do PSolidário, facilitar o acesso à informação assume um peso ainda mais significativo ao ser direcionado a públicos com maiores limitações sobretudo de ordem económica ou relacionadas com situações de isolamento social, entre outras razões.

A Misericórdia de Lisboa continua, assim, a defender que o jornalismo deve ser reforçado na sua missão de informar, com rigor e qualidade, para que os cidadãos tenham sempre esse farol de referência, pois só assim se poderá superar, de forma consciente e eficaz, os enormes desafios sociais que Portugal enfrenta e deverá enfrentar nos próximos meses.

 

Misericórdia de Lisboa renova parceria com o projeto PSuperior

A segunda série do projeto vai alargar o universo de beneficiários, contemplando, agora, não apenas finalistas (público-alvo da primeira edição do PSuperior), mas todos os estudantes de ensino superior. No programa da Santa Casa serão também contemplados alunos da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

O PSuperior é uma iniciativa destinada a promover a literacia mediática nos estudantes universitários, lançada pelo PÚBLICO. Tem como objetivo promover valores de cidadania nos mais jovens, procurando que sejam mais e melhor informados, mais conscientes das suas responsabilidades coletivas e motivados a empenharem-se na defesa dos valores da tolerância e democracia.

Para tornar esta iniciativa possível, foi fundamental a criação de uma comunidade de mecenas que financiam as assinaturas: a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fidelidade, a Fundação José Neves, a Bial, a sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, a Google, a Mediabrands, a Porto Editora, a Everis, a Fuel e a Huawei. Cada empresa/instituição assume assim a responsabilidade de facilitar o acesso de alunos de determinados cursos e de universidades ao programa das assinaturas gratuitas.

Relançamento do PSuperior no “Dia P da Literacia Mediática”

O PÚBLICO celebra o dia 27 de novembro como “Dia P da Literacia Mediática”, e aproveita esta data para lançar a segunda edição do projeto PSuperior, que decorreu online e que teve transmissão em direto nos canais digitais do Público.

O programa contou com as intervenções de Manuel Carvalho, diretor do Público, do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Sousa Pereira, da administradora do Público, Cristina Soares, do estudante Pedro Horta, que participou na primeira série do projeto, do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que encerrou a sessão.

Na sua intervenção, o Presidente da República começou por explicar as razões pelas quais a iniciativa do PÚBLICO “faz ainda mais sentido em tempo de pandemia”. E continuou: ”o projeto PSuperior é a favor do ensino, dos jovens e da literatura mediática e, por isso tudo, é a favor da democracia”. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou, ainda, que este projeto promove uma melhor compreensão da complexidade dos tempos em que vivemos.

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Por um jornalismo de qualidade

A Misericórdia de Lisboa continua a defender que o jornalismo deve ser reforçado na sua missão de informar, com rigor e qualidade, para que os cidadãos tenham sempre esse farol de referência, pois só assim se poderá superar, de forma consciente e eficaz, os enormes desafios sociais que Portugal atualmente enfrenta e irá enfrentar nos próximos meses.

A associação da Santa Casa ao projeto PSuperior resulta da constatação de que o jornalismo é um dos bastiões das sociedades democráticas que, nestes tempos de importantes desafios, é também responsável por formar as gerações mais jovens, dotando-as de conhecimento validado para que possam exercer o seu papel numa cidadania de pleno direito e em total consciência.

Terapeutas debatem causas e tratamentos de perturbações sensoriais nas crianças

A iniciativa, que decorreu num formato totalmente online, devido à pandemia de Covid-19, encontra-se inserida na comemoração do primeiro centenário do nascimento de Anna Jean Ayres, terapeuta ocupacional americana, considerada como a pioneira da teoria da Integração Sensorial.

Durante dois dias, a ESSA juntou terapeutas ocupacionais, pedopsiquiatras, educadores e professores, que debateram causas e métodos de intervenção das perturbações sensoriais que podem provocar comportamentos e impulsos descontrolados nas crianças e interferir no seu desenvolvimento global.

Na conferência plenária “O futuro das perturbações regulatórias”, que deu início a estas jornadas, o pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva salientou que “o processo de tratamento de uma criança com problemas regulatórios deve ser sempre feito em harmonia com a família”. É essencial que “os procedimentos sejam enquadrados a cada criança e não generalizados, porque cada criança têm a sua própria necessidade”, reforçou.

Para o diretor de pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, a grande maioria dos diagnósticos que os especialistas fazem “estão errados”, considerando que “a melhor ferramenta para um diagnóstico o mais fiável possível é a prática clínica”.

“A questão da validade dos diagnósticos nas perturbações regulatórios do processamento sensorial é bastante complexa, porque muitas das vezes os profissionais têm de perceber se o problema é mesmo uma perturbação ou se é apenas um conjunto de sintomas”, frisou ainda Pedro Caldeira da Silva.

II Jornadas de Intervenção Sensorial

Apresentar e debater resultados de projetos de investigação na área de integração sensorial, incrementar a divulgação dos trabalhos realizados no âmbito do mestrado em Terapia Ocupacional da ESSA, o processamento sensorial e severidade do autismo e o processamento sensorial e a participação ocupacional em pessoas cegas adultas, foram algumas das questões que preencheram o programa das II Jornadas de Integração Sensorial.

Atividades que se tornam cada vez mais complexas – com movimentos, texturas, sons, cores e até sabores diferentes, adaptadas a cada caso – são ferramentas para estimular sensorialmente as crianças, tendo em vista colmatar lacunas na sua aprendizagem, comportamento e desenvolvimento motor, social e emocional. A Integração Sensorial é, assim, usada na prática da Terapia Ocupacional e aplicada em Pediatria e em Educação na Infância, nomeadamente, para desenvolver respostas adaptadas dos indivíduos às solicitações do meio ambiente.

Se não teve oportunidade de assistir às II Jornadas de Integração Sensorial da ESSA, pode fazê-lo através dos seguintes links de vídeo:

II Jornadas de Integração Sensorial da ESSA | Sessão do dia 20/nov/2020

II Jornadas de Integração Sensorial da ESSA | Sessão do dia 21/nov/2020

“O dia-a-dia é uma incerteza, mas espero que as escolas não voltem a fechar”

“O dia-a-dia é uma incerteza, mas espero que as escolas não voltem a fechar”

 

A presidente da delegação do sul da Ordem dos Psicólogos acredita que o ensino não pode voltar a confinar em todo o país, mesmo com a subida de casos de covid-19. A fatura é demasiado grande, “houve jovens que estiveram seis meses sem interagir com os pares”.

No Centro Multicultural a formação dos jovens não pode parar

No Centro Multicultural a formação dos jovens não pode parar.

 

Nesta escola em Lisboa as medidas de segurança passaram pela divisão das turmas e, nas aulas práticas de pastelaria e de cozinha, ao avental e touca junta-se a máscara.

 

Centro de Estudos da Fundação do Futebol abre candidaturas

A 3º edição do Centro de Estudos da Fundação do Futebol – Liga Portugal, está com candidaturas abertas até 22 de fevereiro de 2021. Sob o lema “Põe a Tua Ideia Em Jogo”, o concurso dá, a atuais e antigos estudantes do Ensino Superior, a oportunidade de ver os seus trabalhos divulgados junto de vários parceiros da Liga e integrar assim uma rede promotora de inovação na modalidade.

Na última edição, Adriano Fernandes, mestre em Gestão Desportiva pelo Instituto Superior da Maia, venceu com o trabalho “Aplicação de uma secção de eSports num clube desportivo”, e foi premiado com 2000 euros e um estágio remunerado na Liga Portugal.

Este ano o prémio para o primeiro classificado é o mesmo, sendo que para o segundo lugar está reservada a quantia de 1500 euros e um estágio remunerado na Ernst & Young (EY). O terceiro classificado receberá um prémio no valor de 1000 euros e um estágio remunerado na Sabseg Seguros.

O projeto é apoiado pela Misericórdia de Lisboa, a EY, Sabseg Seguros e Federação Académica do Desporto Universitário.

O regulamento oficial do concurso pode ser consultado aqui, e as inscrições poderão ser feitas através deste sítio.

Centro de Estudos

Santa Casa apoia jovens com mérito

Na data em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, que realça a importância da juventude para o progresso da sociedade e na realização do desenvolvimento sustentável, a Santa anuncia o protocolo estabelecido com a associação Meritis, o qual prevê a criação de três bolsas, no valor total de 15 mil euros, aos jovens apoiados pela Meritis, bem como o apoio na divulgação do trabalho realizado por esta associação.

As Bolsas Meritis foram atribuídas ao bailarino Gaspar Ribeiro, aluno da Escola de Música do Conservatório Nacional e considerado um dos mais promissores bailarinos nacionais, a Mariana Preto, aluna na Escola de Dança do Conservatório Nacional e vencedora de diversos concursos de flauta, e a Taís Pina, da Escola Nuno Delgado, vencedora de várias medalhas nacionais no judo, nas categorias de sub15, sub18 e sub21.

“Uma das linhas estratégicas da instituição traduz-se no apoio à cultura nacional e à formação dos jovens no que diz respeito ao seu desenvolvimento humano. O mérito é destes jovens e a Santa Casa tem orgulho em proporcionar-lhes condições para a realização dos seus sonhos”, frisou Maria João Matos, responsável pela Direção de Comunicação e Marcas da Misericórdia de Lisboa.

Sobre a MERITIS

A “Meritis – Associação de Apoio a Jovens” é uma associação com estatuto de Utilidade Pública que existe para apoiar o talento jovem do país, premiando o mérito, traduzido num potencial de crescimento futuro, demonstrado pelo percurso presente dos seus apoiados.

A Meritis foi fundada por 40 pessoas oriundas das mais diversas áreas da sociedade civil, como o embaixador Alfredo Duarte Costa, o ator Pedro Lima, o ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Matos Chaves, o treinador de futebol José Couceiro ou o músico Rui Veloso. Os mentores da iniciativa são os irmãos Pedro e Nuno Couceiro que através desta associação pretendem dar continuidade a um projeto lançado em 1998 de apoio aos jovens apaixonados pelo automobilismo e que hoje são proeminentes figuras internacionais nesta área.

ESSA é um futuro com saída

Conhecida e reconhecida pela sua qualidade e já firmada como uma referência no ensino superior na área da saúde em Portugal, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), da Misericórdia de Lisboa, já se encontra a preparar o ano letivo 2020/2021.

Entre 7 de agosto e 2 de setembro decorrem as candidaturas para a primeira fase do concurso às três licenciaturas lecionadas na escola, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, sendo que os resultados serão conhecidos a 04 de setembro.

Para o próximo ano letivo, a ESSA disponibiliza 50 vagas para o curso de Fisioterapia, 30 para Terapia Ocupacional e 30 lugares para o curso de Terapia da Fala.

Numa aposta na educação, a Santa Casa disponibiliza, ainda, anualmente 30 bolsas de estudo à Escola Superior de Saúde do Alcoitão para os cursos do primeiro ciclo, contribuindo também para reduzir o número de estudantes que abandonam a sua formação por incapacidade financeira das famílias.

As candidaturas podem ser feitas online, através do site da ESSA. Nesta mesma página é possível ter acesso a toda a informação sobre os cursos disponíveis, propinas e condições de acesso.

Já são conhecidos os vencedores do concurso “Todos Somos Diferentes”

Seis escolas da rede pública do concelho de Lisboa foram distinguidas na sessão de entrega de prémios do concurso escolar “Todos Somos Diferentes”, que se realizou esta terça-feira, 28 de julho, na Sala de Extrações da Santa Casa. Além da atribuição de um prémio monetário aos cinco melhores trabalhos apresentados nos três escalões – 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico -, foi, ainda, atribuída uma menção especial.

Presentes na cerimónia estiveram João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, os representantes dos agrupamentos escolares vencedores e, ainda, os membros do júri.

Numa cerimónia reduzida, devido à pandemia da Covid-19, o provedor da Misericórdia de Lisboa defendeu que “todos têm obrigação de fazer o melhor para que estas crianças se tornem adultos conscientes, participativos e que possam fruir de uma cidadania plena”.

“Há coisas que não podemos deixar à sorte”, disse o provedor, em tom de brincadeira, relacionando com o facto de a cerimónia acontecer na Sala de Extrações. E continuou: “Este concurso é um contributo que promove a capacidade dos alunos e da comunidade educativa para acolher e entender a diferença como uma riqueza”.

Por outro lado, o secretário de Estado Adjunto e da Educação elogiou a iniciativa da Misericórdia de Lisboa, considerando que “a inclusão faz-se respeitando e aceitando a diferença” de todos e de cada um de nós.

Sala de Extrações_Somos todos diferentes

Os vencedores

No 1º Escalão (1º Ciclo), a Escola Básica de Telheiras Nº 1 do AE Vergílio Ferreira venceu o 1º prémio. Já a Escola Básica Mestre Querubim Lapa do AE Marquesa de Alorna venceu o 2º prémio.

No 2.º Escalão (2º Ciclo), a Escola Básica 2, 3 Fernando Pessoa do AE Fernando Pessoa conquistou o 1º prémio.

Por último, no 3.º Escalão (3º Ciclo), a Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos do AE Quinta de Marrocos alcançou o 1º prémio. À Escola Básica 2,3 Francisco de Arruda do AE Francisco de Arruda coube a atribuição do 2º prémio.

Destaque ainda para a Escola Artística António Arroio que recebeu uma menção especial.

 

Sobre o concurso “Todos Somos Diferentes”

Lançado o ano passado, o concurso “Todos Somos Diferentes” foi desenvolvido e enquadrado no âmbito da associação dos Jogos Santa Casa às Lotarias Europeias. Destinado a toda a comunidade escolar da rede pública do concelho de Lisboa, esta iniciativa quis distinguir trabalhos escolares capazes de sensibilizar e mobilizar toda a comunidade educativa para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa.

Focado na apresentação de trabalhos coletivos no âmbito da temática “Todos Somos Diferentes”, foram admitidos a concurso trabalhos em suporte multimédia, inovadores, criativos e com impacto social, que traduzissem a temática do concurso e respeitassem os princípios consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

De acordo com o regulamento, os melhores trabalhos de cada escalão – 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, recebem prémios pecuniários, num total de nove prémios. Estes prémios, que vão de 1.500 euros a 5.000 euros, deveriam ter como objeto a apresentação de projetos a desenvolver na escola, tendo em vista um parque escolar mais inclusivo.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas