logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Casa do Impacto distinguida pela Comissão Europeia

A Casa do Impacto foi distinguida com a 1ª classificação na categoria “Empreendedorismo responsável e inclusivo” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA). A iniciativa da Comissão Europeia, que está alinhada com as prioridades da Estratégia Europa 2020, tem como propósito distinguir as melhores práticas de promoção do empreendedorismo, em função do seu contributo para o crescimento económico, promoção de emprego e desenvolvimento.

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) é o coordenador nacional desta iniciativa, que teve a sua primeira edição em 2006. Através de uma nota enviada à imprensa, o presidente do IAPMEI, Francisco Sá, realça que “os projetos distinguidos em 2021 devem servir de inspiração para os agentes da envolvente empresarial, por atuarem ativamente na criação de um ecossistema promotor do desenvolvimento empresarial nas áreas da digitalização e da sustentabilidade”.

Na base desta distinção da Casa do Impacto terá estado a grande capacidade do hub de empreendedorismo social da Santa Casa de identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem a iniciativa empresarial, com a criação de condições que estimulem projetos promotores do empreendedorismo.

Casa do Impacto celebra terceiro aniversário na Lisboa Social Mitra

Para celebrar mais um ano de atividade a fazer a diferença, a impulsionar o empreendedorismo português, a encontrar novas soluções e a ajudar a crescer a comunidade, a Casa do Impacto organizou esta quarta-feira, 13 de outubro, na Mitra, em Lisboa, um evento dedicado à importância da inovação e do empreendedorismo de impacto na resposta aos desafios no país, como a crise climática, as desigualdades, o desemprego e a saúde. Participaram 15 oradores em três debates, além de uma apresentação de 13 startups.

Uma casa onde as ideias se tornam realidade

A Casa do Impacto é um polo de empreendedorismo e inovação sediado no Convento de São Pedro de Alcântara, fundado em 1 de outubro de 2018, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para acelerar o crescimento de um ecossistema de empreendedorismo de impacto, apoiando startups com impacto positivo na sociedade e de vertente social ou ambiental. Está previsto a mudança de instalações para a Mitra, em 2023.

Na abertura das comemorações do 3º aniversário desta resposta da Santa Casa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, fez um balanço positivo do trabalho realizado ao longo dos três anos, agradecendo aos parceiros e aos empreendedores pela sua força e motivação, bem como à Misericórdia de Lisboa pela sua visão. “Os projetos que estão a ser desenvolvidos na Casa do Impacto promovem soluções inovadoras para os maiores desafios sociais e ambientais dos tempos atuais”, sublinhou.

Lisboa Social Mitra

Nesta celebração, foi ainda reapresentado o espaço que vai nascer no Beato, a Lisboa Social Mitra, que agregará no mesmo local várias respostas da instituição, com destaque para os pavilhões dedicados à Valor T e à Casa do Impacto e Vila Social.

Ana Vitória Azevedo, administradora da Misericórdia de Lisboa, destacou que a reabilitação da Mitra foi pensada para “criar um conjunto de valências suportadas na inovação e no empreendedorismo, que pretendem facilitar e apoiar as pessoas com mais dificuldades de integração na sociedade”. Nesse sentido, deu nota que “o espaço vai acolher projetos de natureza social, económica, ambiental e de empreendedorismo, a par de espaços comunitários. Será um espaço de causas diferentes… de boas causas”.

Com um investimento a rondar os 10 milhões de euros, o projeto Lisboa Social Mitra vai fazer nascer uma creche, uma academia de formação dedicada à economia social, uma quinta comunitária, um espaço aberto à comunidade com um jardim de lazer, além de novos espaços de trabalho dedicados ao empreendedorismo social (com a mudança da Casa do Impacto do Convento de São Pedro de Alcântara para o Palácio da Mitra), e à reabilitação da atual Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) já existente no local.

 

 

Meio milhão de euros para projetos inovadores

Meio milhão de euros para projetos inovadores

Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do programa de investimento +PLUS da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O fundo filantrópico tem 500 mil euros para soluções em fase inicial de implementação ou já implementadas. As candidaturas são feitas no site da Casa do Impacto até 30 de novembro.

Abertas as candidaturas à segunda edição do Fundo +PLUS, da Casa do Impacto

Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do programa de investimento +PLUS da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O fundo filantrópico tem 500 mil euros para soluções em fase inicial de implementação ou já implementadas. As candidaturas são feitas online, através do site da Casa do Impacto, até 20 de dezembro.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o fundo filantrópico +PLUS permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto de soluções inovadoras.

Além do apoio financeiro ajustado à necessidade de cada solução, que é realizado por parcelas mediante a apresentação de resultados ao longo de dois anos (investimento por resultados), o programa oferece ainda um apoio não-financeiro, que se traduz no acompanhamento individualizado pela equipa da Casa do Impacto, especialistas e parceiros, para a implementação no mercado, escalabilidade e demonstração do impacto.

“Num ano em que os problemas sociais e desigualdades se agravam, por força do impacto da pandemia, torna-se ainda mais importante apostar em projetos que possam responder aos desafios para a retoma social e económica do país, sem nunca esquecer a emergência climática e a transição verde, área que queremos também alavancar através do programa +PLUS. Para conseguirmos potenciar projetos de resposta eficaz, vamos centrar-nos naqueles que já têm provas dadas de exequibilidade e alguns resultados palpáveis.” refere Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, sobre as ambições para esta segunda edição do +PLUS.

Quem pode candidatar-se?

São aceites candidaturas de soluções que tenham sido previamente validadas, através de um teste ou projeto-piloto que demonstre que a sua viabilidade enquanto produto, serviço ou processo. As soluções candidatas devem ainda enquadrar-se num dos eixos de apoio do +PLUS, de acordo com o seu grau de maturidade.

Para o eixo “+Testing”, destinado a soluções que ainda não foram implementadas ou estão numa fase inicial de implementação e pretendem testar o seu impacto para a consolidação do negócio, podem candidatar-se empreendedores, individualmente ou em equipa, entidades da Economia Social (associações, cooperativas, fundações e outras definidas na Lei de Bases da Economia Social), sociedades comerciais e outras pessoas coletivas de direito privado. Cada solução será investida até ao valor máximo de 50 mil euros.

Já para o eixo “+Scaling” só poderão candidatar-se pessoas coletivas que procurem a expansão das soluções inovadoras que já foram implementadas no mercado com resultados comprovados e que pretendem escalar o seu impacto. Por cada solução, o limite de investimento neste eixo é de 100 mil euros.

Findo o prazo de candidaturas, a 20 de dezembro, dá-se início à fase de pré-seleção das soluções. As escolhidas vão passar por um bootcamp de dois dias para a preparação para a fase final, com dois momentos de seleção que culminam numa apresentação pitch perante um painel de jurados, a acontecer em janeiro de 2022. O potencial de impacto social e ambiental das soluções, a exequibilidade, a consistência do modelo de negócio e o perfil da equipa/candidato serão os principais critérios para a seleção.

REGULAMENTO DO FUNDO +PLUS 2021 – 308 KB | PDF

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO FUNDO +PLUS

 

De uma viagem à volta do mundo nasceu a Equal Food Co., a vencedora do Rise for Impact

Combater o desperdício alimentar e fazer com que todos os alimentos sejam valorizados, minimizando o desperdício e gerando valor. Este é o grande objetivo da Equal Food Co., a vencedora da 2ª edição do Rise for Impact, que arrecadou um prémio no valor de três mil euros para apoio ao desenvolvimento do projeto. O anúncio foi feito esta quinta-feira, nas plataformas digitais da Casa do Impacto, após deliberação de um júri composto por membros da direção do hub de empreendedorismo da Misericórdia de Lisboa, entidades parceiras e intervenientes do setor.

A Equal Food Co. nasceu de uma viagem à volta do mundo e da diferença de culturas. Foi o contraste de realidades entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento que fez com que Alberto Mojtar e Lukas Friedemann, os cofundadores desta startup, embarcassem na missão de mudar o planeta. Experienciaram, em primeira mão, como a pobreza alimentar afeta os países em desenvolvimento e como, ali, o desperdício não é opção. Por outro lado, ficaram perplexos ao ver que nos países ocidentais o desperdício é a norma.

Essa viagem acabaria também por ter paragem em Portugal. Foi no nosso país que começaram a acompanhar de perto o trabalho da Casa do Impacto. “Conhecíamos algumas pessoas que faziam parte do ecossistema da Casa do Impacto e parecia ser espaço do qual queríamos fazer parte”, explicam.

Quando efetuaram a candidatura ao Rise for Impact estavam longe de imaginar que seriam os grandes vencedores da 2ª edição do programa de capacitação da Casa do Impacto. Na altura estavam numa fase inicial, a construir uma plataforma e a trabalhar com restaurantes. Desde então, muita coisa aconteceu. “Voltámo-nos para um negócio virado para o consumidor com resultados muito bons e com um impacto exponencial”, revelam.

Desde que iniciou a sua caminhada no Rise for Impact, a Equal Food Co. resgatou 40 toneladas de alimentos que teriam sido desperdiçados e gerou cerca de 45 mil euros para uma rede de mais de 40 agricultores.

Alberto Mojtar e Lukas Friedemann contam que elevaram a Equal Food Co. “a um nível cinco vezes maior” do que quando iniciaram. “Mudámos de armazém três vezes. Contratámos dois funcionários e estamos atualmente em processo de contratação de um terceiro. E, mesmo com tudo isso, ainda parece que há muito a fazer. Estamos ansiosos para alcançar todos os nossos objetivos futuros”.

A Equal Food Co. foi o projeto que melhor correspondeu aos objetivos da Casa do Impacto, que pretende com o Rise for Impact chegar a empreendedores motivados, com sentido de missão e com propostas que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“Aos poucos a inovação ambiental e social está a acontecer, mas incentivos como o Rise for Impact são essenciais, pois promove o desenvolvimento dos negócios, capacita empreendedores, ajuda a catapultar e a acelerar esta transformação que é tão precisa”, frisa Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

“Exemplos de soluções capazes e necessárias no mercado”

Os três projetos finalistas “percorreram uma maratona” que começou a 28 de junho de 2020 e que terminou a 28 de fevereiro de 2021. Foram oito meses divididos em três fases: bootcamp, capacitação e incubação. A Equal Food Co. acabaria por ser a startup vencedora, mas para Inês Sequeira os três finalistas “são,  sem dúvida, exemplos de soluções capazes e necessárias no mercado”.

O programa de capacitação da Casa do Impacto distinguiu ainda os projetos Ambigular e Matter, segundo e terceiro classificados, respetivamente. A estes foram atribuídos prémios monetários para apoio ao desenvolvimento das ideias de negócio, no valor de 2000 euros (2º classificado) e 1000 euros (3º classificado).

Mas a que se dedicam estas startups que também subiram ao pódio do Rise for Impact?

Ambigular

Oficinas de storytelling com comunidades marginalizadas, que resultam em eventos públicos, revistas e livros impressos e digitais, vídeos e exposições. Nessas oficinas, os participantes treinam e desenvolvem competências úteis, como a comunicação, falar em público, confiança e habilidades criativas.

Matter

Startup CleanTech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, numa lógica de economia circular. Transformam os resíduos sólidos orgânicos da indústria do vinho, café, chocolate, cerveja ou cacau em painéis únicos, que podem ser aplicados em revestimentos interiores, mobiliário ou design.

Santa Casa apoia projetos de inovação digital na saúde

Santa Casa apoia projetos de inovação digital na saúde

A sexta edição do Santa Casa Challenge já terminou e este ano distinguiu três projetos que colocam as mais recentes soluções tecnológicas ao serviço de um dos maiores desafios destes tempos: cuidar do outro à distância. Na edição de 2021, distinguiram-se os projetos HOLI by Nevaro, SurgeonMate Library e BlaBlaBlue.

Conheça os projetos vencedores que vão desenhar o futuro da Economia Social

O evento online teve transmissão em direto, via Zoom e Facebook da Casa do Impacto, esta segunda-feira, 26 de abril, e contou com as presenças de Rita da Cunha Mendes, secretária de Estado da Ação Social, Sérgio Cintra, administrador da Ação Social, e Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto e do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES).

Rita da Cunha Mendes, secretária de Estado da Ação Social, sublinhou que o Hackathon é uma “iniciativa inovadora que pretende resolver os desafios do nosso tempo, colocando as pessoas em primeiro lugar”.

“A pandemia, além dos efeitos prejudiciais, também nos apontou novos caminhos e novas oportunidades na construção de uma melhor sociedade, mais colaborativa e com soluções de problemas do presente e do futuro da Economia Social”, finalizou.

Já Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, considerou que “a única certeza que temos hoje é que as soluções do passado não aquelas que são necessárias para os problemas que temos atualmente. A responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é continuar a adaptar-se, prevendo e incentivando a criação de novas respostas, através do desenvolvimento de projetos que preparem o futuro, sem deixar ninguém para trás”, rematou.

A segunda edição do Hackathon 100% Colaborativo propôs uma reflexão sobre o futuro da Economia Social e desafiou a sociedade a fazer parte das soluções. Um desafio que foi respondido por dezenas de participantes, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para novos problemas sociais.

Divididos em equipas de quatro elementos, os participantes foram desafiados a desenvolver projetos em quatro áreas: “O digital na Economia Social”, “O futuro do trabalho no setor da Economia Social”, “A sustentabilidade da Economia Social” e “A avaliação de impacto na Economia Social”.

Os vencedores

Na área “O Digital na Economia Social”, o projeto vencedor foi o Dá+. Um marketplace 100% solidário para a doação de produtos e artigos para entidades da economia social e para a população.

Já na área “O Futuro do Trabalho no setor da Economia Social”, o desafio foi ganho pela Rede de Mentores Reformados. Trata-se de um programa que recruta reformados com ampla experiência em diversas áreas de negócio que querem contribuir com as organizações sociais em pro-bono.

O vencedor do desafio “A Sustentabilidade da Economia Social” foi a +Social, uma rede social para o terceiro setor, que promove a comunicação, através de publicações de novidades do setor, entre a sociedade civil, as organizações da economia social, as empresas e investidores sociais.

Na categoria “A Avaliação de Impacto na Economia Social” venceu a Joint4Impact, uma plataforma que faz a avaliação de impacto de soluções, através dos ODS e o Impact Management Project, que complementa com indicadores específicos para cada área de intervenção.

Os vencedores, em cada uma das áreas a concurso, recebem um prémio monetário, no valor de 3.750 euros.

 

Conheça os vencedores da 6ª edição do Santa Casa Challenge

A final da 6ª edição do Santa Casa Challenge foi transmitida em direto, através do Facebook da Casa do Impacto. Em cinco minutos, as dez candidaturas finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Vítor Crespo, diretor da CRIAM e da HealthTech Lisboa; Ricardo Lima, responsável da Startups at Web Summit; Sofia Villax, presidente do Comité de Responsabilidade Social da Hovione; e Nuno Comando, diretor de Unidade de Capacitação e Incubação da Casa do Impacto.

“Como podemos promover uma saúde de qualidade, com especial atenção aos problemas da saúde mental e às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade?” foi o desafio lançado nesta edição, pela Casa do Impacto , aos empreendedores.

Para Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, e Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, esta edição do Santa Casa Challenge foi “incrível” e superou as melhores expetativas. Ambos destacaram o “salto qualitativo das candidaturas”, sublinhando que os projetos apresentados são “novas respostas para novas necessidades” da sociedade.

Os vencedores

Os vencedores foram HOLI by Nevaro (em primeiro lugar), SurgeonMate Library (em segundo) e BlaBlaBlue (em terceiro). O projeto vencedor visa a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras. Permite assim a gestão consciente da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores das empresas, permitindo aos recursos humanos ou liderança da mesma, implementar melhorias com base nas métricas dos colaboradores.

Já a SurgeonMate Library consiste numa biblioteca de multimédia e de dados clínicos, armazenados numa “cloud” desenhada para profissionais de saúde. Contempla uma ferramenta de telementoria que liga profissionais de locais remotos e vulneráveis a especialistas.

Por último, o BlaBlaBlue é uma aplicação móvel que fornece aos terapeutas, encarregados de educação e crianças as melhores ferramentas para sessões de terapia e atividades educacionais em casa, relacionadas com a terapia da fala.

O grande vencedor recebe 15 mil euros para desenvolver a sua ideia de negócio. O 1° e o 2° classificados têm acesso a um pack de incubação na Casa do Impacto, por um período de um ano. Os três vencedores vão também usufruir de um Alpha Packs para a Web Summit 2021, onde poderão marcar presença e mostrar as suas ideias de negócio ao mundo.

O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

SantaCasaChallenge_texto_2021

Casa do Impacto apresenta podcast sobre empreendedorismo de impacto

A educação é o melhor motor de mudança? Quais os desafios do empreendedorismo de impacto? De que maneira a economia social pode ser um fator de transformação das sociedades? Estas são algumas das questões a que vários convidados da comunidade da Casa do Impacto vão tentar responder, no novo podcast semanal que estreia esta terça-feira, 20 de abril, na Rádio Observador, às 17h45.

O podcast que vai falar sobre a inovação social aliada ao empreendedorismo será composto por 10 episódios, sempre à terça-feira. Neste espaço radiofónico, os ouvintes vão poder, ainda, ficar a conhecer algumas das iniciativas promovidas pela Casa do Impacto e dos seus parceiros.

Sobre a Casa do Impacto

Criada em 2018, a Casa do Impacto é o polo de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como objetivo assegurar todas as condições para o desenvolvimento de modelos de negócio inovadores, com impacto social e ambiental positivo e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Localizada no Convento de São Pedro de Alcântara, a Casa do Impacto disponibiliza escritórios, formação, cowork e programas de aceleração, ao mesmo tempo que promove a convergência de todos os players do empreendedorismo. Desde o seu lançamento, a Casa do Impacto já apoiou 135 projetos e investiu mais de 1,5 milhões de euros na economia de impacto.

 

A Saúde de qualidade é para todos?

A Saúde de qualidade é para todos?

Assegurar a todos o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar das pessoas de qualquer idade, são objetivos da ONU e prioridades na Casa do Impacto.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas