logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Placard e Jogos Santa Casa distinguiram ciclistas no final da Volta a Portugal

Terminou a 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, que este ano voltou a contar com o apoio do Placard, reforçando o compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na promoção do desporto nacional, com Paulo Sousa, Provedor da Instituição, a marcar presença na meta.

A 10.ª e última etapa da prova foi um contrarrelógio individual nas ruas de Lisboa, no domingo, 17 de agosto. Apesar do triunfo de Rafael Reis (Anicolor-Tien21) na tirada, o colega de equipa russo Artem Nych foi o melhor na classificação geral da competição e revalidou o título na Volta a Portugal.

Já o português Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista) foi o melhor ciclista jovem, sendo premiado com a Camisola da Juventude Placard, que lhe foi entregue por Ricardo Lavos, diretor-geral dos Jogos Santa Casa.

Por seu lado, Tiago Antunes (EFAPEL Cycling) foi o ciclista luso com melhor classificação geral na prova, recebendo um prémio de 1.500 euros dos Jogos Santa Casa pelo feito.

Com o patrocínio dos Jogos Santa Casa, através do Placard, a Misericórdia de Lisboa voltou a fazer parte do sucesso da mais emblemática prova do ciclismo nacional, contribuindo para a afirmação dos valores de um desporto que já faz parte da tradição dos portugueses.

Sala de Extrações acolheu sorteio do Campeonato Placard de Hóquei em Patins

A Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acolheu na quarta-feira, dia 30 de julho, o sorteio do Campeonato Placard de Hóquei em Patins. Ficou assim definido o calendário da competição cimeira do hóquei nacional, que volta a contar com o apoio do Placard, em mais uma prova do compromisso da Misericórdia de Lisboa na promoção do desporto em Portugal.

Ana Soares, representante dos Jogos Santa Casa no sorteio, referiu ser “uma enorme satisfação continuar a apoiar o hóquei em patins para mais um Campeonato Placard” e vaticinou “uma época desafiante e carregada de emoção até à última jornada”.

Por seu lado, Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, elogiou a “sala emblemática” que acolheu o sorteio da competição e agradeceu a colaboração “extremamente importante” dos Jogos Santa Casa.

O sorteio ditou, assim, o calendário da fase regular do Campeonato Placard de Hóquei em Patins, que arranca a 12 de outubro. Já os play-offs de apuramento do campeão nacional terão início a 16 de maio do próximo ano.

Confira o calendário da 1.ª jornada:

UD Oliveirense – AD Valongo
Sporting CP – AD Sanjoanense
SC Tomar – CD Póvoa
J Pacense – HC Braga SAD
Riba D’Ave – CH Carvalhos
FC Porto – OC Barcelos
SL Benfica – HC Turquel

Foram ainda sorteados os calendários das Zonas Norte e Sul referentes ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, com início previsto para o dia 4 de outubro.

30 anos de Raspadinha: um clássico de sorte que conquista gerações

A 31 de julho de 1995, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançava aquele que se viria a tornar num dos jogos mais icónicos e acarinhados pelos portugueses: a Lotaria Instantânea.

Assinala-se agora o seu 30.º aniversário da sua criação e vale a pena lembrar como tudo começou.

O primeiro bilhete custava apenas 100 escudos e era designado como “JOGO 1”. Pouco tempo depois, surgiria o primeiro jogo temático, “Pote de Mel”, dando início a uma longa tradição de criatividade, inovação e proximidade com os jogadores.

Em 2011, o nome popular dado ao jogo, Raspadinha, tornou-se oficial e passou a ser marca registada dos Jogos Santa Casa (JSC).

Desde então, a Raspadinha consolidou-se como um fenómeno nacional, com mais de 600 jogos lançados, cobrindo temas tão diversos como o desporto, o património, a cultura ou as épocas festivas.

Ao longo destas três décadas, a Raspadinha esteve presente em concursos de televisão, animou festivais de verão e até marcou presença no Rali Dakar.

Para assinalar este aniversário, os JSC lançaram a campanha “São muitos milhões em festa”, entre os dias 16 e 31 de julho, convidando todos a fazer parte desta celebração que é, ao mesmo tempo, de sorte e de solidariedade.  Com presença em televisão, rádio, outdoors, pontos de venda, plataformas digitais e canais próprios dos JSC, esta campanha reforça o papel da Raspadinha como um jogo que diverte, aproxima e apoia boas causas. No total, estiveram em jogo mais de 49 milhões de euros em prémios.

Veja o spot da campanha.

Para além do entretenimento, há um lado profundamente solidário nesta história: a quase totalidade das receitas líquidas dos Jogos Santa Casa, incluindo da Raspadinha, revertem para o apoio às boas causas, nomeadamente nas áreas da saúde, solidariedade, desporto, cultura e ciência.

A Raspadinha é, por isso, mais do que um jogo: é uma ferramenta de transformação social, que alia emoção, sorte e um forte compromisso com o bem comum.

Parabéns, Raspadinha! Que venham mais 30 anos a raspar vitórias, por dentro e por fora do bilhete.

campanha dos 30 anos da raspadinha

Raspadinha comemorativa dos 30 anos

Lotaria Clássica celebrou os avós com Luís Trigacheiro

Foi com música e simbolismo que a Lotaria Clássica celebrou o Dia dos Avós, na extração desta edição especial do mais antigo jogo da Misericórdia de Lisboa, que decorreu esta terça-feira, 29 de julho, na Sala de Extrações da Santa Casa.

Antes da extração, a plateia foi contemplada com a atuação do artista Luís Trigacheiro que, com três temas carregados de sentimento, animou os presentes com grandes momentos de harmonia.

Seguiu-se a extração, com um 1.º prémio de 1,2 milhões de euros (valor total nas duas séries), em mais uma lotaria associada a uma data simbólica. Ricardo Lavos, diretor geral do Departamento de Jogos, dos Jogos Santa Casa, frisou à RTP 1 que esta lotaria especial surge, precisamente, no âmbito de outras edições já habitualmente celebradas.

“É uma lotaria especial para nós. Aliás, a Santa Casa está muito associada a estas lotarias relacionadas com a família. Já há vários anos que celebramos o Dia da Mãe e o Dia do Pai, e temos este ano, pela primeira vez, o Dia dos Avós. É uma homenagem aos avós pelo papel importante que desempenham na sociedade e o apoio que dão à família”, concluiu.

EuroDreams terá sorteios promocionais com prémios maiores

O EuroDreams, jogo social criado há dois anos, vai sofrer alterações. O habitual 1.º prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos deverá aumentar em sorteios promocionais a realizar ao longo do ano, sendo que o primeiro destes sorteios promocionais está agendado para o dia 2 de outubro e o 1.º prémio terá o valor de 30 mil euros por mês durante 30 anos.

Mas as mudanças não se ficam por aqui. Será também reformulada a distribuição da receita destinada a prémios da 3.ª à 5.ª categorias, tendo por objetivo reforçar o valor unitário da 3.ª categoria, passando dos atuais cerca de 100 euros para os 500 euros (valores teóricos).

Recorde-se que o primeiro sorteio do EuroDreams realizou-se no dia 6 de novembro de 2023. Além de Portugal, o grupo de países organizadores é constituído por Espanha, França, Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo e Suíça. O EuroDreams tem dois sorteios semanais: à segunda-feira e à quinta-feira.

Luís Trigacheiro vai animar a Extração da Lotaria Clássica Especial Dia dos Avós

“A sorte não tem idade”. É com este conceito base que a Lotaria Clássica terá uma edição especial alusiva ao Dia dos Avós, cuja extração está agendada para o dia 29 de julho, às 12h30, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Como já vem sendo hábito nestas sessões especiais, também desta vez haverá lugar para um momento musical. Luís Trigacheiro, artista que dedicou o seu último disco, “Ela”, à avó paterna, vai animar a Sala de Extrações com três temas a partir das 12 horas.

A extração da Lotaria Clássica Especial Dia dos Avós dá assim continuidade às edições associadas à Família, como são exemplos os Dias do Pai e da Mãe, sendo esta a primeira extração dedicada especificamente ao Dia dos Avós, efeméride assinalada anualmente a 26 de julho.

Venha assistir ao vivo ou acompanhe a transmissão televisiva na RTP 1 e celebre o Dia dos Avós com a Lotaria Clássica e os Jogos Santa Casa.

fração da lotaria do dia dos avós

Sorteio do Campeonato Placard Andebol 1 realizou-se na Santa Casa

A emblemática Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi o palco escolhido para acolher, esta quarta-feira, o sorteio da Fase Regular do Campeonato Placard Andebol 1, principal competição nacional de clubes da modalidade.

Com o arranque oficial da prova agendado para o dia 6 de setembro, este evento marcou o início simbólico da nova época, reforçando a ligação da Santa Casa, através do Placard, ao desporto nacional, nomeadamente ao andebol de alta competição.

Além da definição do calendário dos jogos entre as 12 equipas participantes, o momento contou ainda com a entrega dos prémios da última temporada: Délcio Pina foi distinguido como Melhor Marcador Placard e Martim Costa como MVP Placard da época 2024/2025.

À semelhança dos últimos anos, o campeonato será disputado em duas fases. A primeira, em sistema de todos contra todos a duas voltas, decorre até 7 de março. Na segunda fase, as equipas serão distribuídas por três grupos distintos e iniciarão a nova etapa com 50% dos pontos obtidos.

A Santa Casa, através do Placard, volta assim a afirmar o seu compromisso com a promoção do desporto, da competição saudável e da valorização do talento nacional.

Volta a Portugal na estrada de 6 a 16 de agosto com o patrocínio dos Jogos Santa Casa

Os Jogos Santa Casa voltam este ano a estar ligados à prova mais emblemática do ciclismo português. A 86.ª edição da Volta a Portugal vai decorrer entre os dias 6 e 16 de agosto e contará, como acontece desde 2018, com o patrocínio dos Jogos Santa Casa. A apresentação da prova decorreu esta quinta-feira, 17 de julho, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.

Na sessão foram desvendadas as quatro camisolas coloridas, sendo que a branca, referente à Camisola da Juventude, volta a contar com a marca Placard. Além disso, o melhor ciclista português em prova receberá também uma distinção dos Jogos Santa Casa.

Ana Delgado, diretora de Marketing e Comunicação dos Jogos Santa Casa, lembrou que a marca tem “uma ligação histórica à Volta a Portugal em bicicleta”, num apoio que se estende também à versão feminina da competição.

“Temos muitos valores em comum: a inclusão social, a igualdade de género, a superação, a sustentabilidade, o estilo de vida saudável…”, enumerou Ana Delgado.

A cerimónia serviu também para a entrega da Medalha de Mérito do Desporto da Cidade de Lisboa a Joaquim Gomes, ex-ciclista e atual diretor da Volta a Portugal, pela mão de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Para o autarca, “a Volta a Portugal é absolutamente única, é a nossa história e é a tradição que liga o Norte ao Sul do país”.

As etapas da 86.ª Volta a Portugal:

6 ago: Prólogo, Maia – Maia, 3,4 km (CRI).
7 ago: 1.ª Etapa, Viana do Castelo – Braga (Sameiro), 162,3 km.
8 ago: 2.ª Etapa, Felgueiras – Fafe, 167,9 km.
9 ago: 3.ª Etapa, Boticas – Bragança, 185,2 km.
10 ago: 4.ª Etapa, Bragança – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 182,9 km.
11 ago: 5.ª etapa, Lamego – Viseu, 155,5 km.
12 ago: Dia de Descanso.
13 ago: 6.ª Etapa, Águeda – Guarda, 175,2 km.
14 ago: 7.ª Etapa, Sabugal – Covilhã (Torre), 179,3 km.
15 ago: 8.ª Etapa, Ferreira do Zêzere – Santarém, 178,2 km.
16 ago: 9.ª Etapa, Alcobaça – Montejunto, 174,4 km.
17 ago: 10.ª Etapa, Lisboa – Lisboa, 16,7 (CRI).

Wonderland Lisboa prepara a sua 10.ª edição com os Jogos Santa Casa

O Wonderland Lisboa, o maior mercado de Natal do país, vai regressar em dezembro para a sua 10.ª edição e volta a contar com o patrocínio dos Jogos Santa Casa, com a organização da TVI e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A apresentação desta nova edição decorreu na segunda-feira, 14 de julho, no Parque Eduardo VII, e contou com a presença de Rita Prates, Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, e Nuno Santana, CEO da NIU Experience Agency.

A 10.ª edição do Wonderland Lisboa vai trazer uma nova imagem, mas preservará o mesmo espírito natalício de sempre. Para Rita Prates, a associação da Instituição a este evento desde a sua primeira edição, através dos Jogos Santa Casa, é “uma aposta ganha”. A Vice-Provedora salientou que este evento tem um forte impacto social, emocional e cultural e lembrou que um dos pontos altos do certame é a visita de utentes da Misericórdia de Lisboa ao recinto, de todas as idades, proporcionando-lhes “dias magníficos e extraordinários”, em iniciativas que “têm tudo a ver com os valores da Santa Casa”.

“É uma feira inclusiva e solidária. E, portanto, é com muito orgulho que os Jogos Santa Casa marcam presença neste evento”, sublinhou Rita Prates à TVI.

Uma das imagens de marca das passadas edições do Wonderland, e que se repete este ano, é a presença do stand da Lotaria Clássica de Natal – o jogo mais antigo da Santa Casa -, que nesta época tão especial dá a conhecer aos milhares de visitantes a sua edição de Natal.

Sorteio do M1LHÃO passa a ser mensal

O M1LHÃO, jogo adicional ao Euromilhões, vai sofrer alterações no seu formato. A partir de 26 de julho, o sorteio passa a ter uma periodicidade mensal, realizando-se sempre na última sexta-feira de cada mês. O primeiro sorteio neste novo formato fica, assim, agendado para o dia 29 de agosto.

Com estas alterações, que pretendem gerir a sustentabilidade dos Jogos Sociais do Estado, concorrem em cada sorteio todos os códigos das apostas registadas no Euromilhões entre o sábado subsequente à última sexta-feira de cada mês e a data do próximo sorteio. Cada aposta vale um código para se habilitar ao prémio mensal.

A campanha dos Jogos Santa Casa acerca desta alteração arranca em breve com o tema “Agora o M1LHÃO canta uma vez por mês”. Recorde-se que este é um prémio que “sai sempre”, em virtude de o vencedor ser sorteado entre o código alfanumérico único, composto por três letras e cinco números, gerado aquando da participação no Euromilhões.

Desde o seu lançamento, a 30 de setembro de 2016, o M1LHÃO já atribuiu um total de 478 milhões de euros a apostadores de todo o país e vai agora continuar a criar 12 milionários por ano em Portugal.

cartaz da campanha do novo formato do M1LHÃO, com galo dourado e slogan "Agora o M1LHÃO canta uma vez por mês"

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas