logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Frederico Morais: «Orgulhoso por representar Portugal»

Frederico Morais: «Orgulhoso por representar Portugal»

O surfista tornou-se no primeiro português apurado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e não esconde a ambição de ganhar uma medalha nas praias de Chiba.

Jogos Santa Casa lançam nova campanha de apoio ao desporto

Sob o (já conhecido) lema “O desporto tem todo o nosso apoio”, os Jogos Santa Casa lançam, esta sexta-feira, 4 de junho (dia de jogo amigável entre Portugal e Espanha) nova campanha institucional focada no apoio aos atletas nacionais. Às portas do Campeonato Europeu de Futebol, que decorre de 11 de junho a 11 de julho, e dos Jogos Olímpicos, com início agendado para 23 de julho, na capital nipónica, a marca representativa dos jogos sociais do Estado, explorados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, considera este um excelente momento para reafirmar o seu apoio ao desporto.

A campanha multimeios – com presença em televisão, rádio, imprensa, internet e exteriores -, estará no ar até final deste ano. No filme publicitário figuram vários atletas nacionais que irão marcar presença nos próximos Jogos Olímpicos. Entre as várias modalidades representadas no spot promocional estão o surf, o basquetebol, a ginástica, o andebol, o hipismo, o motociclismo, o rugby, o ténis de Mesa, o triatlo e o ciclismo, entre outras.

Desde 2012 que a Misericórdia de Lisboa, através dos Jogos Santa Casa, prossegue uma estratégia de patrocínios focada no apoio ao desporto nacional, ao talento desportivo e aos grandes eventos desportivos nacionais, transformando os apoios concedidos e as parcerias realizadas em ferramentas de integração e coesão social.

Os Jogos Santa Casa assumem-se como o principal patrocinador e impulsionador do desporto português. Atualmente, os apoios chegam a 17 federações, a mais de 100 seleções e dois comités nacionais (Comité Paralímpico de Portugal e Comité Olímpico de Portugal). Desde 2013, já foram atribuídas 325 bolsas de educação a atletas-estudantes.

Teresa Portela: «Gostava de disputar mais uma final olímpica»

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Há mais de uma década na elite, a canoísta, de 33 anos, acredita numa boa prestação em Tóquio’2020 e destaca a vontade de continuar ao mais alto nível.

Farmacêutico Daniel Videira sonha com Tóquio

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O atleta, de 29 anos, é uma das grandes referências da natação adaptada em Portugal.

Taça de Portugal, uma festa portuguesa com certeza

Pelo sexto ano consecutivo, o PLACARD voltou a dar nome à mais importante e tradicional competição de futebol português, a Taça de Portugal.

Num ano atípico, os Jogos Santa Casa criaram iniciativas especiais para o dia da Prova Rainha. Um miniestádio na Cidade do Futebol, em Lisboa, onde jovens com mais de 18 anos da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e da Associação de Futebol de Braga (AF) assistiram ao jogo como se estivessem a assistir presencialmente à final. Por outro lado, quatro jovens, também da Santa Casa, tiveram a inesquecível oportunidade de serem os apanha-bolas da partida, que decorreu em Coimbra.

Miniestádio na Cidade do Futebol

Em ano de pandemia, sem público e a habitual festa à volta dos estádios, os Jogos Santa Casa e a Federação Portuguesa de Futebol recriaram um pequeno estádio e o seu ambiente. Este domingo, a Cidade do Futebol recebeu 13 jovens que residem em instituições da Santa Casa e sete da Associação de Futebol de Braga – as cidades dos clubes finalistas da taça – para usufruírem de uma tarde diferente.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Após um período de testagem a todos os elementos, os jovens realizaram algumas atividades relacionadas com futebol e com a prática desportiva no relvado. Conviveram, tiraram fotografias, puxaram pelo seu clube, fizeram apostas, recordaram outras taças e outros campeonatos. Não houve lugar para a tradicional roulote com bifanas, mas seguiu-se um jantar no restaurante da Cidade do Futebol, local onde puderam assistir à partida entre SC Braga x SL Benfica.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Neste grupo alargado, uns eram adeptos do Sport Lisboa e Benfica, outros do Sporting Clube Portugal e do SC Braga. Também havia simpatizantes do FC Porto, do Estrela da Amadora e até do Flamengo. Mas todos eram adeptos do “fair-play”, ou seja, do desportivismo.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Os testemunhos

Douglas Silva, 19 anos, mudou-se para Portugal há cinco anos. Vivia no estado da Bahia, no Brasil. Vive nos apartamentos de autonomia da Santa Casa há quatro e frequenta o 12º ano. Durante as atividades, falhou todos os remates à baliza, mas desculpa-se com os ténis estragados. Indiferente ao resultado, visto ser do Flamengo, o jovem diz que “este é um dia diferente e uma boa ideia”.

Vanessa Sanches, 19 anos, é uma adepta fervorosa do SL Benfica, tem fé num bom desfecho para o clube da Luz. Na Santa Casa desde os 18 anos, a jovem deseja ir para a faculdade. Destacando a relação de confiança entre os técnicos da Santa Casa e os jovens, Vanessa lembra que depois um confinamento prolongado, este dia é um “incentivo e uma motivação” para continuar a vencer obstáculos.

Aliu Candé, 19 anos, chegou a Santa Casa há três meses e a Portugal há dois anos. No quarto alugado, passa a ferro, lava, cozinha e tece esperanças com a ajuda da Misericórdia de Lisboa. O jovem pode ter dificuldade em expressar-se em português, mas percebe-se o quanto está feliz por esta experiência. Horas antes do jogo, Aliu acreditava que o SL Benfica iria ganhar por 2 – 0.

Nuno Barbosa, 42 anos, técnico superior da Equipa de Integração Comunitária, destaca que esta iniciativa torna-se ainda importante pelo contexto da pandemia. “O confinamento não foi fácil para estes miúdos, especialmente os da Equipa de Integração Comunitária, que vivem em quartos alugados”, recorda, sublinhando que “todas as iniciativas que os ajudem a sair de casa, conhecer e ter experiências diferentes, e sentirem-se especiais é algo que eles nunca mais vão esquecer”.

Ser apanha-bolas, no final da Taça, pode ser um sonho?

Cerca de uma hora e meia antes da bola começar a rolar no Estádio Cidade de Coimbra, falámos com os quatro jovens da Misericórdia de Lisboa que foram utilizados como apanha-bolas no jogo da final da Taça de Portugal PLACARD. Na conversa, já se sentia um nervoso miudinho no ar e muita emoção. Mas, mais do que conversar, estes jovens estavam sedentos por entrar em campo e mostrar estar à altura do desafio.

Taça de Portugal - apanha-bolas

“As pernas e a voz não tremem, mas o coração está acelerado”, admite Wilson Lopes, 20 anos, há 15 anos na Santa Casa. Sentindo, em cima dos ombros, a responsabilidade de participar numa final, o jovem assume que “hoje é um dia de festa, com muita emoção e orgulho”.

Já Braima Seidi, 19 anos, não cabia em si de tão contente. Quase a entrar em campo, ainda não acreditava ser possível estar a realizar um sonho. “Estou feliz e orgulhoso por participar. É uma oportunidade que vai aumentar a minha motivação”, afirmou.

“Não estou nervoso, nem ansioso”, confessa Fernando Félix, adepto do SL Benfica, sublinhando que quer apenas fazer o seu trabalho “bem feito” e que vai lembrar-se desta experiência por “muito tempo”.

Jules Antiogbe, adepto do Estrela da Amadora, também não imaginou ser possível entrar dentro das quatros linhas do Estádio Cidade de Coimbra. Sem palavras para descrever a sua alegria e alguma ansiedade, o jovem tenta explicar que tudo aconteceu rápido demais, mas há duas palavras que resumem o seu estado: “estou feliz!”.

Prémios Jogos Santa Casa

O brasileiro Wenderson Galeno, do SC Braga, arrecadou este domingo o prémio “Homem do Jogo” da Taça de Portugal Placard, atribuído pelos Jogos Santa Casa, após votação eletrónica feita pelos profissionais da comunicação social presentes na tribuna de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra.

Os Jogos Santa Casa também distinguiram também Ricardo Horta, autor do segundo golo dos minhotos, pelo ‘Fair-Play’ demonstrado na partida. Esta distinção foi decidida por um comité de especialistas que acompanhou in loco a final da prova rainha.

Desde a época 2011/2012 que os Jogos Santa Casa apoiam a Taça de Portugal. Na época 2015/2016, o Placard passou a ser naming sponsor da prova rainha do futebol português.

Helena Carvalho: «Veterinária é sonho de criança»

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Diz não ser “uma supermulher”, mas é uma ‘todo-o-terreno’: nada, corre e pedala. Sonha, aos 25 anos, com uma vaga nos Jogos de Tóquio.

Jogos Santa Casa e CCP voltam a desafiar jovens talentos criativos

Depois de uma primeira edição muito participada e enriquecedora, o concurso que quer dar visibilidade a uma nova geração de criativos, em todo o país, está de volta.

Em parceria com o Clube de Criativos de Portugal (CCP), os Jogos Santa Casa voltam a promover o “Brief Aberto”, destinado a todos os jovens profissionais com menos de 30 anos, que têm a escrita como paixão, ideias inovadoras e fora da caixa. O prémio do concurso é de mil euros.

Lançada esta quarta-feira, 13 de maio, a segunda edição do concurso “Brief Aberto” pretende criar oportunidades para jovens criativos que querem ter portefólio na rua. “Gente com talento, com vontade de mostrar ideias e responder a desafios reais de marcas fortes. É uma oportunidade de entrar no radar do mercado. Para alguns é a oportunidade de ganhar o seu primeiro prémio CCP, com a vantagem de ser um concurso remunerado”, explica Susana Albuquerque do Clube de Criativos de Portugal.

Cumprindo o seu desígnio de promover e apoiar o talento jovem em Portugal, os Jogos Santa Casa, em conjunto com o CCP, procuram assim descobrir o potencial criativo que existe no mercado de trabalho nacional e proporcionar novas oportunidades de carreira aos vencedores dos desafios reais lançados no âmbito deste concurso.

As inscrições para os desafios propostos pelo “Brief Aberto” já estão a decorrer e podem ser entregues até 20 de agosto, através da respetiva plataforma online.

Os vencedores são apresentados na gala do XXIII Festival CCP, prevista a 2 de outubro. O júri deste concurso é constituído por três representantes do CCP e dois representantes de cada uma das marcas.

Todos os detalhes sobre o “Brief Aberto” estão disponíveis online, aqui.

 

Carolina João: «Sempre me dei bem com contas»

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Em criança gostava de se sentir a “rainha do barco”. Aos 24 anos, vai pela primeira vez aos Jogos em busca de que os ventos lhe soprem de feição… e já de olhos postos nos de Paris.

Filipa Martins: «Quero chegar à final nos Jogos Olímpicos»

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Depois de ter feito história no Rio de Janeiro em 2016, a ginasta, de 25 anos, aponta a Tóquio’2020 com grande confiança.

Jogos Santa Casa apoiam hipismo nacional

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Federação Equestre Portuguesa (FEP) firmaram um acordo de colaboração, que tem como principal objetivo apoiar e promover a prática de hipismo em Portugal, não apenas com o pendor competitivo, mas também como fator de inclusão. As duas entidades querem um desporto equestre mais acessível para os jovens praticantes e, ao mesmo tempo, garantir a projeção de atletas e campeonatos da modalidade.

A parceria com a marca Jogos Santa Casa reforça a estratégia da FEP, que continua empenhada na democratização da modalidade equestre, ao mesmo tempo que tem apostado na qualidade desportiva. Este patrocínio vai possibilitar potenciar as competições já existentes, abrangendo todos os campeonatos nacionais que incluem as disciplinas das categorias seniores.

Parceria Jogos Santa Casa e FEP

Para o presidente da FEP, Bruno Rente, “a assinatura deste patrocínio representa um importante passo na aproximação das marcas, como os Jogos Santa casa, e da sociedade ao desporto equestre, o que proporcionará uma maior visibilidade não só do universo equestre, mas também das marcas e parceiros envolvidos. Saímos todos a ganhar com a realização desta parceria”.

Uma ideia partilhada por Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ao reiterar o compromisso dos Jogos Santa Casa no apoio ao desporto nacional, nomeadamente ao desporto equestre. “Com este acordo, os Jogos Santa Casa passam a ser o principal patrocinador da Federação Equestre Portuguesa e parceiros na caminhada olímpica e paralímpica dos seus cavaleiros, assim como de todas as seleções nacionais seniores, incluindo a seleção nacional de equitação adaptada. Com mais esta parceria, os Jogos Santa Casa contabilizam, assim, apoio a 17 federações desportivas e a 110 seleções Nacionais, reafirmando o seu posicionamento como a única marca em Portugal a apoiar de forma tão abrangente o desporto nacional.”

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

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