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Jogos Santa Casa atribuem mais 54 bolsas a atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos

O encanto do Natal regressa a Gaia

Nos últimos anos, em Gaia, o Natal era sinónimo de festa e animação. A famosa Praça de Natal Jogos Santa Casa, que animava o centro da cidade por estes dias, com a sua Pista de Gelo, a Roda Gigante e o Mercado de Natal vai dar lugar, este ano, e devido à situação epidemiológica que o país atravessa, a um evento que vai levar o Natal a cada uma das 15 freguesias, de maneira a salvaguardar a segurança e a saúde de todos.

Durante todos os fins-de-semana de dezembro, um camião parada vai “transportar” porta a porta a magia do Natal. A Casa do Pai Natal, que anteriormente fazia as alegrias de pequenos e graúdos, num espaço mágico no meio da praça, transformou-se e foi recriada num encantador cenário itinerante, que irá passar, numa primeira fase, por 105 escolas básicas do concelho e distribuir brinquedos aos alunos.

E, num momento em que várias famílias enfrentam enormes desafios económicos, a organização da Praça de Natal Jogos Santa Casa mantém o espírito solidário bem vivo e vai oferecer cabazes com bens alimentares para a Consoada, a três mil famílias do concelho.

O projeto que, há três anos consecutivos, celebra o Natal no norte do país, resulta de uma parceria entre a marca de jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Global Media Group, detentora do Jornal de Notícias e TSF e a Câmara Municipal de Gaia.

Lotaria Nacional faz 237 anos. A cronologia do jogo que celebra Portugal

É o jogo mais antigo do portefólio dos Jogos Santa Casa. Durante mais de dois séculos de existência, a Lotaria Nacional foi-se adaptando com os tempos, mas mantendo-se fiel à missão que assumiu em 1783: as boas causas.

Os lucros da Lotaria Nacional em muito contribuíram para que a Misericórdia de Lisboa, sobretudo ao longo do século XX, conseguisse alargar os seus serviços de assistência, tornando-se numa das pioneiras na proteção à maternidade e à primeira infância. Hoje, continua a ser um recurso fundamental para a Santa Casa, permitindo que a instituição continue a desenvolver um trabalho exemplar no apoio aos mais desfavorecidos.

Celebrar Portugal acabaria por ser mais uma missão assumida pela Lotaria. Este é um jogo que, ao longo dos tempos, se tem mantido associado a momentos relevantes da cultura portuguesa, através de extrações da lotaria dedicadas a temas relacionados com a religião, património ou a eventos especiais do ano, e que tem como elemento maior a emblemática Lotaria do Natal.

O jogo tem vindo a “personificar” nas suas extrações não só o sonho do prémio, mas uma causa, uma celebração, uma evocação histórica, as regiões e o povo. Exemplo disso é a edição de final deste ano, dedicada às aldeias de Portugal, que evidencia alguns dos territórios rurais de Portugal. São “237 anos a anunciar a sorte” – tal como apregoa a nova campanha da Lotaria Nacional.

 

A história da Lotaria faz-se numa viagem que começou em 1783. Como nasceu e como evoluiu o primeiro jogo explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa?

1783
Nasce a Lotaria Nacional. D. Maria I autorizou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a explorar uma Lotaria anual sob a tutela e a fiscalização da Fazenda Real.

1784
A 1 de setembro, acontecia a primeira extração da Lotaria, cujo sorteio durou 34 dias. Os lucros da lotaria seriam repartidos pelo Hospital Real, pela Casa dos Expostos e pela Academia Real das Ciências.

1893 
A lotaria passou a ser explorada, em regime de monopólio, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

1901
Inauguração da atual Sala de Extrações e eletrificação das esferas de 1863.

1926
O artigo 1º do Decreto nº 12 790, de 30 de novembro, estabeleceu que as lotarias seriam exploradas pela Misericórdia de Lisboa, por conta do Estado, sendo renomeadas de Lotarias da Misericórdia de Lisboa.

FPF e Santa Casa renovam parceria

Santa Casa e FPF renovam parceria até 2024

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) renovaram, por um período de quatro anos, o contrato de patrocínio da Seleção Nacional. A extensão da parceria entre as duas instituições foi oficializada esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, entre o provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, e o presidente da FPF, Fernando Gomes.

Com início em 2012, esta relação prolongar-se-á agora até 2024. As seleções nacionais A e sub-21 vão poder continuar a contar com os Jogos Santa Casa como Patrocinador Principal, assumindo ainda a marca o compromisso de Parceiro Oficial na área da Responsabilidade Social.

Recorde-se que, além deste acordo, a instituição, através das marcas Jogos Santa Casa e Placard, patrocina igualmente a Seleção Nacional de Futsal e todas as competições de futsal sénior masculinos, assim como a Taça de Portugal de futebol e a Supertaça Cândido de Oliveira.

A Santa Casa tem procurado posicionar-se através de apoios e patrocínios que, além de contribuírem para o desenvolvimento do desporto nacional, assegurem o reconhecimento de valores como solidariedade, responsabilidade e espírito de equipa. Tal como referiu o provedor da Misericórdia de Lisboa, ambas as entidades têm vindo a desenvolver um trabalho “em termos de responsabilidade social”, que será aprofundado “nos próximos anos, envolvendo cada vez mais pessoas e entidades na sensibilização para os desafios da nossa sociedade”.

Ainda nas palavras de Edmundo Martinho, a renovação da parceria com a FPF surge com “toda a naturalidade e entusiasmo”, colaboração que “consolida uma relação institucional que tem permitido contribuir para a concretização de vários feitos desportivos ao nível da Seleção Nacional A e que tanto orgulho e alegrias tem dado aos portugueses”.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, sublinhou a marca de água desta união: “Este acordo vai permitir-nos continuar o trabalho de excelência ao nível das Seleções Nacionais e, através da parceria na área da responsabilidade social, vai ajudar a FPF a assumir, ainda mais, as suas responsabilidades na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa”.

Campanha “Séculos de Boas Causas” distinguida nos Prémios CCP

Foram conhecidos, esta quinta-feira, 29 de outubro, os vencedores das 7 categorias a concurso no XXII Concurso Clube Criativos Portugal (CCP) e ainda do “Brief Aberto dos Jogos Santa Casa”, numa edição totalmente digital devido à situação pandémica que o país atravessa.

A campanha “Séculos de Boas Causas” foi uma das grandes vencedoras da noite, tendo arrecadado três prémios: Ouro na categoria Direção de Arte, Prata na categoria Craft – Realização e Bronze em Direção de Fotografia.

Produzida pela Krypton Films, a campanha recria uma época diferente em cada cena, retratando alguns dos momentos mais marcantes da Santa Casa: desde a Roda dos Expostos, à criação da Lotaria Nacional, passando pela inauguração do Sanatório de Sant´Ana, atual Hospital Ortopédico, e pela criação do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. O filme culmina com referências a projetos mais recentes da instituição, como os Prémios Santa Casa Neurociências, o projeto RADAR, a Certificação dos jogos sociais em matéria de Jogo Responsável ou o reforço da aposta da instituição nos Cuidados Continuados.

Ainda durante a gala de prémios do festival, foi anunciado o projeto vencedor do Brief Aberto Jogos Santa Casa, criado com o objetivo de dar visibilidade a uma nova geração de criativos portugueses. André Santos (Murilo Bevervanso Lense) recebeu o prémio de 1 000€ pela campanha “O Grande Salto”.

Já o galardão mais desejado da noite – Grande Prémio CCP -, distinção que tem a assinatura da marca Jogos Santa Casa, foi entregue à agência FOX Creative.

Utentes do CMRA recebem handbikes

A ação de entrega e experimentação das handbikes decorreu no espaço exterior do CMRA e ficou marcada por momentos de alegria e de satisfação, que comprovaram aos utentes do centro que, independentemente da sua condição física, a prática de desporto é possível para todos.

Utentes do CMRA recebem handbikes

O desporto como uma ferramenta de superação

Uma simples handbike pode transformar um acidentado ou doente num pequeno desportista. No momento em que se está ao comando da bicicleta adaptada, tudo se esquece. Os problemas deixam de existir. Só há prazer e adrenalina. Não é por acaso que se diz que “o desporto adaptado promove a inclusão e melhora a qualidade de vida.”

O objetivo é sentir o vento no rosto e fazê-lo de forma autónoma. Naquele bocadinho, nada mais interessa. Mais do que uma terapia ou atividade física, o desporto adaptado leva estas pessoas mais longe do que poderiam imaginar. O desporto leva-as a ter esperança e força para continuar com as suas vidas.

O apoio ao desporto

Os Jogos Santa Casa associam-se desde, 2018, ao World Bike Tour, com o objetivo de reforçar o apoio ao desporto e fomentar a prática desportiva. Sendo esta uma parceria com uma forte componente social, dela resulta ainda a oferta de handbikes ao CMRA que serão utilizadas pelos utentes do centro.

Refira-se que a promoção do desporto adaptado é um dos eixos estratégicos da marca Jogos Santa Casa, que atualmente apoia o Comité Paralímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e 11 seleções nacionais de desporto adaptado.

Candidaturas abertas para as Bolsas de Educação Jogos Santa Casa 2020/21

Estas bolsas visam incentivar a conciliação da carreira desportiva com a formação académica. O projeto das Bolsas de Educação resulta da parceria entre o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), o Comité Olímpico de Portugal (COP) e os Jogos Santa Casa (JSC), na área da Responsabilidade Social, nomeadamente na vertente de Educação.

Podem candidatar-se a uma Bolsa de Educação Jogos Santa Casa, os atletas com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam integrados nos programas de preparação Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica ou no projeto Esperanças Olímpicas.

Cumulativamente, os candidatos devem estar matriculados numa instituição de ensino superior, inscritos num curso de Licenciatura, Mestrado, Pós-Graduação ou Doutoramento, ou numa instituição de ensino técnico-profissional em curso técnico-profissional com reconhecimento oficial.

COP

 

Ao longo das suas oito edições, foram entregues um total de 271 Bolsas de Educação a atletas/estudantes do COP e do CPP, num valor correspondente a 773.000€.

A par de outras iniciativas promovidas com a assinatura Jogos Santa Casa, a participação neste Programa de Bolsas de Educação vem reforçar a política de responsabilidade social da marca, assumindo ainda um papel fundamental na Caminhada Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos que se vão realizar em Tóquio.

Originalmente marcadas para este verão, as olimpíadas na capital nipónica foram reagendadas para os dias 23 de julho a 8 de agosto de 2021, devido à pandemia mundial provocada pelo novo coronavírus.

Estas e outras informações estão disponíveis para consulta nos sites do Comité Olímpico de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal.

 

DOCUMENTOS:

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EDUCAÇÃO JOGOS SANTA CASA 2020/21 (COP)

FORMULÁRIO DE CANDIDATURAS (COP)

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EDUCAÇÃO JOGOS SANTA CASA 2020/21 (CPP)

FORMULÁRIO DE CANDIDATURAS (CPP)

Volta a Portugal: a vitória do ciclismo, do desporto e da resiliência

Numa altura de grandes desafios e incertezas, os Jogos Santa Casa voltaram a apoiar a prova rainha do ciclismo português, para satisfação de milhares de entusiastas da modalidade, de atletas, de equipas e da Federação Portuguesa de Ciclismo. A edição deste ano, num formato diferente, foi determinante para garantir o futuro do ciclismo profissional, assumir a modalidade e a Volta como elementos centrais da cultura popular portuguesa e como exemplo de regresso responsável à normalidade.

Nesta edição diferente, os Jogos Santa Casa assumiram-se como Naming Sponsor do evento e patrocinaram a camisola amarela. A “Edição Especial Volta a Portugal Jogos Santa Casa” foi dotada de várias medidas adicionais, visando mitigar ainda mais qualquer risco de contágio de SARS-CoV-2 e a festa foi mais contida, embora em Lisboa se tivesse batido um recorde de assistências, mas com um público com um comportamento muito responsável.

Amaro Antunes, da W52 – FC Porto, subiu ao pódio já com a camisola amarela envergada, que conquistara na segunda etapa, depois de concretizar aquilo que se previa: resistir até Lisboa e aguentar os ataques da concorrência no contrarrelógio.

Não sendo contrarrelogista, o atleta algarvio defendeu-se, este domingo, da melhor forma, selando a conquista da Camisola Amarela, graças ao sétimo tempo na etapa, a 31 segundos do vencedor, concluindo assim a “Edição Especial Volta a Portugal Jogos Santa Casa” com 29h28m57s, menos 42 segundos do que Gustavo César Veloso e menos 52 segundos do que Frederico Figueiredo, que completaram o pódio.

Amaro Antunes acreditou, desde cedo, que poderia ganhar a prova. “Vim para esta corrida motivado e num bom momento de forma”, declarou. Visivelmente emocionado, o algarvio de 29 anos sublinhou que “a equipa foi extraordinária e sem os meus companheiros não estaria a festejar esta importante vitória, porque sempre acreditei que um dia venceria”.

Amaro Antunes vence Volta

Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, defendeu que “a Volta a Portugal tem tudo a ver com os valores e princípios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dos Jogos Santa Casa, e que, se em condições normais faz sentido estarmos associados à Volta e ao desporto, este ano, fazia ainda mais sentido. Não podíamos virar costas à Federação Portuguesa de Ciclismo, aos atletas e às equipas. Por essa razão, decidimos apoiar a realização desta Volta tão atípica, mas, ao mesmo tempo, tão solidária”, reforçou.

Por outro turno, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, era um homem feliz no final da “Volta a Portugal edição Especial Jogos Santa Casa”. “Foi uma vitória brutal! É uma vitória do ciclismo, da modalidade, do desporto e uma demonstração que temos que saber viver nas atuais circunstâncias”, adiantou, sublinhando que “os Jogos Santa Casa assumiram o papel de serem o principal patrocinador da Volta. Foi um apoio fundamental porque permitiu-nos atrair outros patrocinadores. Os Jogos Santa Casa estão connosco nos momentos mais difíceis”, concluiu.

Veja aqui as classificações.

GALERIA DE FOTOS

Portugal conquista sete medalhas na Taça do Mundo de velocidade em canoagem

Este fim de semana, Fernando Pimenta conseguiu duas medalhas de ouro, em K1 1.000 metros e K1 5.000 metros e a medalha de prata em K1 500 metros, alcançando assim a sua 100ª medalha internacional. Já Joana Vasconcelos obteve a medalha de ouro na final de K1 500 metros e o bronze nos 200 metros, e Norberto Mourão, paracanoísta, conquistou a medalha de prata em VL2 200 metros e o bronze em VL2 500 metros.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da marca Jogos Santa Casa, felicita os canoístas portugueses que participaram na Taça do Mundo de Velocidade, que decorreu em Szeged, na Hungria. Num ano atípico por causa da pandemia de Covid-19, os canoístas portugueses destacam-se e orgulham os portugueses com os seus feitos.

Relembre-se que os Jogos Santa Casa são, desde 2013, o principal patrocinador da Federação Portuguesa de Canoagem, percorrendo, desde então, uma caminhada conjunta pautada por inúmeros feitos.

“O Desporto tem todo o nosso apoio”

Desde 2012 que a Misericórdia de Lisboa, através dos Jogos Santa Casa, prossegue uma estratégia de patrocínios focada no apoio ao desporto nacional, ao talento desportivo e aos grandes eventos desportivos nacionais, transformando os apoios concedidos e as parcerias realizadas em ferramentas de integração e coesão social.

Atualmente, os Jogos Santa Casa apoiam 16 federações, 99 seleções e 2 comités nacionais (Comité Paralímpico de Portugal e Comité Olímpico de Portugal). Desde 2013, já atribuíram 271 bolsas de educação a atletas-estudantes.

Edição especial da Volta a Portugal Jogos Santa Casa já arrancou

A propósito do apoio dos Jogos Santa Casa ao desporto, a edição especial da volta a Portugal (de 27 de setembro a 5 de outubro) já está na estrada e este ano, tal como em anos anteriores, a prova rainha do ciclismo português conta com o apoio dos Jogos Santa Casa como patrocinador oficial. Numa altura de grandes desafios e incertezas, a marca que mais apoia o desporto em Portugal contribui, assim, para a realização de uma edição muito especial da prova rainha do ciclismo, para satisfação de milhares de entusiastas da modalidade.

A Federação Portuguesa de Ciclismo organiza a edição deste ano para garantir o futuro do ciclismo profissional no país e assumir a modalidade e a Volta como elementos centrais da cultura popular portuguesa e como exemplo de regresso responsável à normalidade.

Semana Europeia do Desporto

Tudo isto acontece na Semana Europeia do Desporto (de 23 a 30 setembro). Os Jogos Santa Casa associam-se a Semana Europeia do Desporto , iniciativa promovida pela Comissão Europeia, destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, na qual a marca representante dos jogos sociais do Estado participa ativamente, em conjunto com outras lotarias europeias congéneres.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas