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World Bike Tour. Um pelotão de companheirismo e de inclusão

Quem na manhã de domingo, 3 de junho, passou pela baixa pombalina, foi certamente impactado com a “onda” verde composta por milhares de cicloturistas, em família, entre amigos ou sozinhos, envergando a camisola com as cores de um dos principais patrocionadores do WBT, os Jogos Santa Casa.

Um percurso de cerca de dezanove quilómetros, com partida na Praça do Comércio e chegada junto à Praia da Torre, em Oeiras.

Quem também não faltou à festa foram os jovens de várias casas de autonomia da Santa Casa, os utentes do Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (CMRA) e da Associação Salvador, a convite dos Jogos Santa Casa.

Pedro Fernandes é um desses jovens. Já veterano nestas andanças, o jovem de 19 anos assume que “sempre que perguntam se quero ir a estas atividades, a minha resposta é positiva”.

“Este é o meu terceiro ano consecutivo no WBT. É uma iniciativa que adoro e que permite conhecer mais jovens como eu, e desenvolver amizades para lá do passeio”, frisa.

Habituado a deslocar-se por Lisboa em duas rodas, desta vez o jovem quer apenas desfrutar do passeio e acredita que o melhor do WBT “é o sentimento de amizade que se respira no ar”.

Na edição do ano passado, tudo correu bem. Chegou a Oeiras disposto para percorrer mais vinte quilómetros, se fosse necessário. Este ano, admite que as “pernas já não são o mesmo”, mas que “com vontade”, volta novamente para Lisboa de bicicleta.

Opinião partilhada por Leonardo Jesus, também ele acompanhado pela Misericórdia de Lisboa, e um estreante no passeio. “Vim com o meu colega de casa. Sei que isto não é uma corrida, mas já temos uma aposta feita”, revela.

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Já na linha de partida, os 16 jovens que representaram a direção de Infância e Juventude (DIIJ) da Santa Casa, foram para as respetivas bicicletas e, entre sorrisos e alguma expetativa, a rivalidade saudável entre eles foi aumentando.

“O último a chegar a Oeiras tem de lavar a loiça durante uma semana”, exclamava Leonardo para os colegas de casa, enquanto ajeitava o capacete e sentia pela primeira vez o pulso da sua bicicleta. Mas, como bom desafio que foi, a resposta veio logo a seguir e com a aposta a aumentar: “Quem ganhar para além da loiça, tem de fazer o jantar, durante um mês”, retorquiu Miguel, enquanto dava os últimos retoques à sua bike tour.

Já perto das 12h, o sinal de partida foi dado pela organização do evento. Os dois jovens foram os primeiros a sair do espaço e rapidamente fizeram-se à estrada. Entre vários despiques e paragens para hidratar, os dois amigos foram os primeiros, dos 16 jovens da Santa Casa, a cortar a meta.

No final a opinião de ambos é que não houve nem vencidos, nem vencedores. “Ganhámos os dois. Foi giro e caso queiram novamente um ciclista experiente como eu para vencer a prova, podem contar comigo”, disse Leonardo.

Para Mário Martins, técnico da DIIJ, eventos como o WBT são “uma forma de fomentar não só a prática desportiva aos nossos jovens, mas também de passar-lhes alguns valores inerentes a qualquer desporto, como o companheirismo e o respeito”, concluindo ainda que “é sempre bom quando existe a oportunidade de eles participarem neste tipo de atividades”.

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“A minha maior motivação é a minha filha”

Um dos aspetos deste evento, para além da promoção da prática desportiva, é o fator da inclusão. À semelhança das edições anteriores, vários utentes do CMRA e da Associação Salvador, integraram o “pelotão pela inclusão” do World Bike Tour.

Alinhado na linha de partida, Igor Raevski, antigo utente do CMRA e mentor de acessibilidades, na Associação Salvador, está radiante. Acompanhado por outros colegas do CMRA e da associação, Igor relembra que o desporto “é uma parte fundamental da minha vida”.

Aos 33 anos, Igor, nascido na Moldávia e morador em Portugal desde 2004, faz questão de salientar que a sua maior motivação é a filha. “Só paro quando estou com a minha filha. A minha maior motivação é a minha filha. Ela é a minha maior alegria”, conta visivelmente emocionado.

“Esta prova não vai ser fácil. Tenho noção de que vai exigir esforço. Vou tentar fazer o percurso todo, não sei se consigo porque o acidente deixou-me com o diafragma bastante afetado, mas quero terminar”, realça Igor.

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Volta a Portugal 2022: Jogos Santa Casa dão nome à Camisola Branca e vão premiar melhor português

Entre os dias 4 e 15 de agosto, as estradas nacionais voltam a receber Volta a Portugal em Bicicleta. Durante 11 dias, os Jogos Santa Casa celebram a grande festa do ciclismo e diariamente vão envergar o símbolo da juventude ao melhor jovem ciclista em prova, contando para a classificação da Camisola Branca os atletas nascidos depois de 2001.

Para Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), “é com grande satisfação que os Jogos Santa Casa se associam, uma vez mais, ao evento desportivo mais popular no nosso país. A história dos Jogos Santa Casa cruza-se com a da Volta a Portugal. São já quase seis décadas em que, por muitas ocasiões, marcámos presença no apoio à caravana da Volta”.

Edmundo Martinho acrescentou ainda que o envolvimento da marca que explora os jogos sociais do Estado “tem refletido a tendência de um posicionamento cada vez mais robusto por parte dos Jogos Santa Casa no apoio ao desporto e aos atletas nacionais”, frisando que “um dos grandes eixos da nossa [SCML] atuação na promoção do desporto está direcionado, precisamente, para os atletas mais jovens”.

“É natural que patrocinemos a ‘camisola’ que premeia o melhor entre os mais jovens, através da Camisola Branca da Juventude. Um prémio que pretende motivar os jovens talentos. Atribuímos igualmente, uma vez mais, o Prémio Melhor Português, destinado ao ciclista nacional que obtiver a melhor classificação na geral individual, um incentivo inequívoco ao talento luso”, concluiu o provedor.

No ano passado, o Prémio da Juventude foi atribuído ao jovem porto-riquenho, Abner González, da equipa Movistar, envergando desde a 3ª etapa a Camisola Branca Jogos Santa Casa.

A Volta está de volta Jogos Santa Casa dão nome à camisola branca da juventude e vão premiar melhor português

Fundação do Desporto distingue atletas e homenageia as marcas que mais apoiam o desporto em Portugal

Foram conhecidos esta quarta-feira, 29 de junho, os vencedores da III Gala de Prémios Empresariais da Fundação do Desporto, promovidos pela iniciativa espanhola “Patrocina un Deportista” e pela Fundação do Desporto.

O evento que juntou no Museu do Oriente, em Lisboa, diversos atletas e inúmeras personalidades da área do desporto, portuguesas e espanholas, entre as quais o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, o presidente do Comité Paralímpico, José Lourenço, e presidentes de federações desportivas e de câmaras municipais, teve como objetivo distinguir pessoas, empresas ou instituições que apoiam o desporto em Portugal, sobretudo nas vertentes do alto rendimento e do desporto adaptado.

Miguel Monteiro, campeão da Europa e Bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e bolseiro da edição de 2019/20 do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, recebeu um dos galardões da noite, o Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Jogos Santa Casa”.

Conduzida pela ex-atleta, atriz e apresentadora televisiva, Diana Chaves, a gala distinguiu ainda, Maria Neto, com o Prémio Jovem Praticante Desportivo, Neemias Queta, com o Prémio Especial “Fundação Do Desporto” | Desportista da Atualidade, a família Pichardo, com o Prémio inclusão, a Seleção Nacional de Futsal, bicampeã da Europa e campeã do Mundo, com o Prémio Equipa. Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa ao selecionador nacional, Jorge Bráz.

O Projeto Desportivo de Marta Paço – CAR de Viana do Castelo arrecadou o Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”, Vera Pinto, presidente da Fundação EDP, o Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Sagres 0,0”, o Grupo EDP, o Prémio Apoio ao Desporto e a finalizar a gala foi ainda galardoado o comendador Carlos Barroca com o Prémio Carreira Desportiva, o mais alto reconhecimento atribuído pela Fundação do Desporto e pela entidade espanhola “Patrocina un desportista”.

Santa Casa e Fundação do Desporto

A Fundação do Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente, no domínio do alto rendimento. Este compromisso prende-se com o patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, juntamente com outras entidades, é uma das curadoras da fundação, assumindo-se como um dos parceiros estratégicos, em várias ações da fundação, no âmbito da promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.

Jogos Santa Casa são o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Atletismo

Jogos Santa Casa são o novo patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Atletismo

Para a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a associação com os Jogos Santa Casa é mais um contributo para promover um quadro competitivo regional e nacional atrativo para os jovens e estimulante para a elite, dando resposta aos interesses dos atletas, treinadores, clubes e associações de atletismo, para formar campeões, fidelizar e captar novos praticantes para a modalidade.

Os Jogos Santa Casa, com este compromisso de associação à FPA, contribuirão para o desenvolvimento e expansão das equipas e atletas que esta representa e, em geral, para a promoção do desporto, considerando ser uma excelente oportunidade para continuar a patrocinar uma modalidade olímpica e paralímpica capaz de afirmar os Jogos Santa Casa como a marca que apoia a caminhada olímpica dos atletas portugueses.

Esta parceria permitirá igualmente contribuir para combater a desigualdade no atletismo e utilização do desporto como meio de consciência social, desenvolvendo projetos de interação com a comunidade.

Para Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “ser patrocinador da Federação Portuguesa de Atletismo era um desejo assumido e vem reforçar o nosso apoio às modalidades olímpicas e paralímpicas. Os Jogos Santa Casa já estavam associados ao movimento do running, desde 2012, através do patrocínio às Maratonas e Meias Maratonas de Lisboa e do Porto, com bons resultados sendo, portanto, natural o patrocínio à modalidade em termos competitivos através da federação. Importa aqui notar que o atletismo é das modalidades mais inclusivas, mais democráticas, no acesso, estando aberta a todos, independentemente do género, etnia, idade ou estatuto socioeconómico.”

“Não podemos deixar de salientar que o atletismo permite, também, que os atletas portadores de deficiência encontrem o seu lugar no desporto. Vamos, portanto, trabalhar este eixo estratégico da política de patrocínios dos Jogos Santa Casa, o apoio à promoção e desenvolvimento do Desporto Adaptado com a FPA”, sublinha Maria João Matos.

“Esta nova parceria é, também, uma aposta para cimentar a nossa estratégia de patrocínio útil e afirmar a posição dos Jogos Santa Casa como a marca que mais apoia o desporto em Portugal. É com orgulho que afirmamos que o atletismo tem todo o nosso apoio”, reforça a responsável da Santa Casa.

Para Jorge Vieira, presidente da FPA, “importa realçar que a Santa Casa já apoiava o atletismo, pelo que este interesse em patrocinar a atividade da FPA de uma forma mais substancial, revela a importância da modalidade, dentro do desporto, como a única em Portugal capaz de gerar campeões olímpicos. Este apoio será determinante para uma base sólida propulsora de novos feitos nos mais altos palcos desportivos internacionais.”

 

 

Jogos Santa Casa e Federação Portuguesa de Voleibol firmam parceria

Os Jogos Santa Casa e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) firmaram um acordo de parceria, válido por uma época desportiva, em que a marca representante dos jogos sociais do Estado passam a ser o novo patrocinador oficial da FPV, patrocinador da Seleção Nacional de Seniores femininos e parceiro para o desenvolvimento e a dinamização do desporto adaptado, através do projeto federativo ParaVolei, nomeadamente, o Voleibol Sentado.

Este patrocínio garante, ainda, os direitos desportivos para o PLACARD -marca do portfólio dos Jogos Santa Casa de apostas desportivas à cota- como patrocinador principal e naming sponsor da Taça de Portugal Voleibol masculina.

A parceria entre as duas entidades arranca com a participação da Seleção Nacional Feminina Casa na European Silver League, e na fase de qualificação e de apuramento para a fase final do Campeonato da Europa da modalidade, o EuroVolley 2023.

Para Maria João Matos, diretora de comunicação e marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “o patrocínio à Federação Portuguesa de Voleibol é um desejo de longa data, que vê, agora, todas as condições reunidas para se concretizar. Esta nova parceria é, também, uma aposta para cimentar a posição dos Jogos Santa Casa como a marca que mais apoia o desporto em Portugal e aprofundar a nossa estratégia de patrocínios centrada no apoio às federações desportivas [com o voleibol, somam-se 18 federações apoiadas]”.

“É com orgulho que apoiamos mais esta modalidade, que é a terceira mais praticada em Portugal, com mais de 54 mil atletas. Queremos contribuir para a expansão e afirmação do voleibol, e temos como um dos grandes objetivos deste patrocínio trabalhar com a federação na concretização da organização e realização do 1º Circuito de Voleibol Sentado, um projeto competitivo que ambicionamos poder ser de continuidade”. A responsável acrescenta, ainda, que “este patrocínio é importante, também, para o posicionamento do PLACARD, que se torna naming sponsor da Taça de Portugal de Voleibol e passa a patrocinar mais uma modalidade que é alvo da sua oferta”.

Vicente Araújo, Presidente da FPV, também não tem dúvidas sobre a força e potencial desta nova aliança no desenvolvimento das várias variantes do voleibol.

“Acreditamos que esta parceria será muito benéfica para ambos, e que nos permitirá manter no rumo da excelência, sobretudo a nível da Seleção Nacional de Seniores Femininos, pois é inegável o papel que os Jogos Santa Casa têm desempenhado no apoio e desenvolvimento do desporto feminino. Para além disso, é muito importante podermos contar com parceiros que partilham connosco valores comuns, que veem a competição como forma de superação e a partilha e trabalho de equipa como caminho para o sucesso. Parceiros que visam a dinamização da prática de atividade física e desporto como um dos fatores mais importantes para a integração e coesão nacional, elevando a sua responsabilidade social com o apoio ao desporto adaptado”, comentou o responsável pela FPV.

Fotografia: Federação Portuguesa de Voleibol

Jogos Santa Casa são o novo patrocionador oficial da Federação Portuguesa de Voleibol

Acessibilidade no Rock in Rio: Santa Casa apoia pessoas com deficiência

Acessibilidade no Rock in Rio: Santa Casa apoia pessoas com deficiência

O apoio oficial da Misericórdia de Lisboa ao Rock in Rio permitiu dotar o recinto de plataformas para pessoas com mobilidade reduzida e equipado como wc adaptados. Além disso, o Rock in Rio conta ainda com um mapa tátil que passa informação relevante e indica as áreas reservadas a pessoas com deficiência, além de haver uma intérprete de língua gestual portuguesa no recinto.

Euromilhões volta a ser distinguido nos Prémios Marketeer

O Euromilhões venceu, esta terça-feira e pelo sexto ano consecutivo, a categoria “Jogos da Sorte” na cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer, que conta já com 14 edições.

Além de distinguirem as melhores marcas de diferentes áreas de atuação, estes galardões anuais reconhecem também melhores agências de comunicação, meios e branding e publicidade. À semelhança dos anos anteriores, na cerimónia de 2022 houve ainda um conjunto de galardões de atribuição direta.

Ao todo, 32 categorias foram a votos por parte do público, sendo que a lista de nomeados resultou de um cruzamento de avaliações por parte da redação e do Conselho Editorial da Marketeer.

Conheça a lista completa dos vencedores, aqui.

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas