As assistentes sociais informam-nos dos seus direitos e tratam-lhes das consultas e das reformas cujo valor é, por vezes, abaixo do que lhes é devido, sensibilizam as famílias, quando as há, para os seus problemas.
No centro de dia da Boavista, comem, tomam banho e mudam de roupa, participam em atividades, convivem, veem televisão ou simplesmente não fazem nada.
As várias realidades que coexistem neste centro são objeto do trabalho desenvolvido todos os dias pelas auxiliares, assistentes e educadoras sociais, à semelhança do que se observa nos 44 estabelecimentos para idosos, lares e centros de dia, da Santa Casa.
Em 2023, a instituição acolheu nos seus centros de dia em Lisboa 1347 pessoas, número que aumentou para 1371 nos primeiros 9 meses de 2024*. Já nas Estruturas Residenciais para Idosos em regime permanente, vulgo lares, o número de idosos contabilizava, em 2023, 443 utentes e, nos primeiros 9 meses de 2024, 426.
Este apoio estende-se às ERPI privadas, através do programa PILAR, único no país, em que a SCML contribui financeiramente para o pagamento de uma parte das mensalidades de alguns dos seus utentes ali acolhidos. Em 2023, o número de processos foi de 1215 e, em 2024, de 1109.
Outra ajuda muito significativa à população mais velha é o apoio domiciliário que, em 2023, beneficiou 2501 pessoas e em 2024, 2215.
Mas há muitos outros idosos de Lisboa que recebem apoio da SCML noutros contextos, como no Atendimento de Emergência ou no apoio a doentes crónicos e a pessoas em situação de carência alimentar.
Em termos gerais, as equipas de apoio a idosos acompanharam 3113 pessoas em 2023, número que, em 2024, foi de 2961. Estas equipas, interdisciplinares, estão enquadradas na Ação Social de Proximidade e têm o objetivo de responder de forma célere às situações de risco/perigo a que estão sujeitos os cidadãos com mais de 65 anos.
No conjunto das respostas da SCML para os mais velhos, foram admitidos em 2023, 1249 novos utentes e, em 2024, 979. Em ambos os anos, predominam as mulheres com mais de 65 anos.
O principal motivo que levou no ano passado à admissão das pessoas mais velhas foi a “dependência”, problema relativo a 520 idosos, número que totaliza em 2024, 344. Em segundo lugar, surgem os “problemas de Saúde”, referente a 428 utentes, e que em 2024 foi de 280. O terceiro motivo é referido como “iniciativa de familiares do utente”, totalizando o número de 315 idosos em 2023 e 201 em 2024.
O isolamento e a alta hospitalar são alguns dos outros problemas que levam à admissão.
Cláudia Balasteiro nota que se todo este trabalho é gratificante em vários aspetos, não deixa de causar forte frustração em muitos outros.
Muitas vezes, a confiança e a empatia com que a sua equipa trabalha está longe de ser suficiente.
A complexidade dos processos administrativos e a escassez de recursos de algumas instituições com as quais é essencial colaborar, como a área da saúde, dificultam, em diversas situações, o trabalho da ação social. Recentemente, apesar dos alertas constantes de uma técnica sobre o risco de suicídio de uma pessoa junto ao médico do centro de saúde onde era acompanhada, o apoio necessário não foi prestado a tempo e essa pessoa veio a falecer.
Com este caso, tenta sensibilizar um grupo de jovens estudantes de medicina que visita o centro para a importância e responsabilidade do papel do médico quanto à urgência das respostas.
Ao abrigo de um protocolo com a Faculdade de Medicina de Lisboa, e no âmbito da cadeira de Introdução à Medicina, os jovens do 1.º ano contactam com várias realidades sociais no terreno, neste caso com a do centro de dia da Boavista.
Alexandra, Margarida, Sara, Rafael e Diogo, entre os 18 e os 19 anos, ouvem atentamente Cláudia Balasteiro sobre a indiferença de alguns médicos e as dificuldades de articulação entre a ação social e a saúde. Sobre a importância da escuta, do atendimento personalizado e com privacidade e de como é imprescindível comunicar com as famílias.