logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Aldeia de Santa Isabel: Uma escola para a vida

Santa Casa e Universidade Católica assinam protocolo de colaboração

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinaram na terça-feira, 22 de abril, um protocolo de colaboração para a realização de atividades de ensino prático, tutorial e rotações/estágios/ensinos clínicos curriculares por parte dos estudantes e estagiários dos cursos e ciclos de estudos das Unidades Académicas de Saúde. Este protocolo visa igualmente a colaboração na orientação de estudos ou trabalhos académicos, bem como a colaboração em estudos de investigação da UCP, nas instalações da Misericórdia de Lisboa.

Ademais, a Santa Casa terá a possibilidade de receber estudantes e/ou estagiários das Unidades Académicas de Saúde da UCP, bem como participar em projetos de investigação.

Participaram na assinatura do protocolo Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, e André Brandão de Almeida, administrador da Misericórdia de Lisboa com o pelouro da Direção de Saúde, bem como Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, e António Almeida, diretor da Faculdade de Medicina.

Paulo Sousa destacou o “compromisso” da Santa Casa neste protocolo e acrescentou ser “um privilégio” juntar-se “a uma instituição muito mais jovem” do que a Misericórdia de Lisboa, “mas com enorme prestígio”.

Por seu lado, Isabel Capeloa Gil disse tratar-se de “um dia feliz” e sublinhou que estas são “duas instituições com missões um bocadinho comuns”.

ESSAlcoitão promove Open Day 2025 com visitas às instalações e contacto com estudantes e docentes

Durante estas manhãs, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ambiente académico da ESSAlcoitão, visitar as instalações localizadas na Rua Conde Barão, em Alcoitão, e esclarecer dúvidas diretamente com estudantes e docentes. A iniciativa é uma excelente oportunidade para quem está a considerar seguir uma carreira na área da saúde.

A escola oferece três cursos de licenciatura: Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário de inscrição.

A ESSAlcoitão conta com a sua presença para um dia de descoberta e aprendizagem.

Candidaturas abertas para o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

Já se encontram abertas as candidaturas para os cursos que fazem parte da oferta formativa para 2025/26 do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel. A primeira fase de candidaturas abriu no passado dia 21 de março e estende-se até ao dia 30 de junho.

O plano abrange nove cursos dos níveis 1 e 2, sendo que a abertura destes está condicionada ao número de candidatos. O ano letivo tem arranque agendado para setembro.

Consulte a lista de cursos:

Costureiro/a Industrial de Tecidos
Pintor/a de Construção Civil
Assistente de Cabeleireiro
Carpinteiro/a de Limpos
Eletricista de Instalações
Manicura/Pedicura
Operador/a de Informática
Pintor/a de Veículos
Reparador/a de Carroçarias de Automóveis Ligeiros

Saiba mais no site da Aldeia de Santa Isabel.

Localizado em Albarraque/Sintra, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens. Este equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.

ESSAlcoitão inaugura Clínica Pedagógica no CRID Cascais

A ESSAlcoitão inaugurou a sua Clínica Pedagógica esta terça-feira, 1 de abril, nas instalações do CRID Cascais. A sessão, que também coincidiu com a abertura da nova Unidade de Fisioterapia do CRID, após as obras de requalificação do espaço, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, e o administrador com o pelouro da Saúde, André Brandão de Almeida. Na cerimónia estiveram também presentes a Presidente do CRID Cascais, Maria de Lurdes Vieira, o Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Fernandes Lopes, a diretora do Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão, Ana Isabel Vieira, e ainda vários representantes de organizações e instituições do Concelho de Cascais.

A Clínica Pedagógica agora inaugurada pretende ser um espaço de caráter cientifico-pedagógico, com o objetivo de promover a investigação aplicada, de produção e divulgação de conhecimento científico relevante e contribuir para o bem-estar de populações em situação de maior vulnerabilidade, incluindo idosos com doenças crónicas e pessoas com deficiência profunda.

Assente numa perspetiva de trabalho colaborativo, entre a Santa Casa, a autarquia de Cascais e o CRID, a clínica terá uma componente de trabalho prático onde os estudantes da ESSAlcoitão podem desenvolver as suas competências clínicas em contextos reais junto de profissionais qualificados. 

Para o Provedor da Santa Casa, a Clínica Pedagógica “é um importante instrumento estratégico de inovação social, de posicionamento institucional da ESSAlcoitão e de atração de novos públicos”, reiterando que este espaço reconhece “a qualidade do ensino da escola, uma vez que as Clínicas Pedagógicas permitem uma formação mais completa, integrada e contextualizada, enquanto devolvem valor à comunidade”.

Paulo Sousa, com um discurso voltado para a comunidade e para a importância da colaboração entre instituições, enalteceu “a conjugação de vontades destas três entidades”, identificado o trabalho conjunto: “O CRID cede as suas instalações, a ESSAlcoitão dá o conhecimento para ajudar a qualificar os serviços de Fisioterapia do CRID e a Câmara Municipal de Cascais apoia do ponto de vista financeiro a qualificação dos espaços do CRID e a aquisição de equipamentos para a Unidade de Fisioterapia”. 

Com este esforço concertado, reforçou o Provedor da Santa Casa, “foi possível desenvolver este importante projeto, que orgulha a instituição, mas também que contribui para o bem-estar da comunidade”.

Já no final da sua intervenção, Paulo Sousa destacou a qualidade do ensino da ESSAlcoitão que “continua a liderar, a formar com qualidade, mantendo-se como referência nacional e internacional no ensino da fisioterapia”.

Por seu lado, Carlos Carreiras elogiou a qualidade desta resposta, sublinhando a importância do apoio dado pela autarquia para a sua concretização. “Uma resposta que associa a saúde e a área social, que tem como fator inovador estarmos associados à Escola de Alcoitão, com um centro de pedagogia, associando o saber ao fazer, um ecossistema de saúde, com uma resposta prática e uma evidencia científica”.

Esta nova Clínica Pedagógica da ESSA pretende ser uma mais-valia para a comunidade de Cascais, consolidando-se como um ponto de referência na área da reabilitação e inclusão social. A ESSAlcoitão reforça, assim, o seu papel fundamental na formação de profissionais qualificados e no apoio a pessoas com deficiência, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e inclusiva.

ESSAlcoitão marca presença na Futurália 2025

Foi com grande animação que decorreu o primeiro dia da Futurália, esta quarta-feira. No espaço da ESSAlcoitão, no Pavilhão 4, passaram centenas de pessoas ao longo de todo o dia, que tiveram a oportunidade de conhecer ao pormenor a oferta formativa da escola e interagir com alunos e professores.

Foram também várias personalidades que passaram por este stand, nomeadamente a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e o Ministro da Educação, Ensino e Inovação, Fernando Alexandre, que foram recebidos pelo Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, e pelo Administrador da instituição com a área da saúde, André Brandão de Almeida. Ambos os ministros aproveitaram a ocasião para destacar o papel da ESSAlcoitão como uma escola de referência nacional ao nível da saúde.

A ESSAlcoitão é um estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, sendo, desde a sua constituição, a escola de referência neste domínio. Leciona os cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e pós-graduações com planos de estudo adaptados ao processo de Bolonha.

Por seu lado, a Valor T, enquanto agência de empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência, apoia talentos e competências e trabalha oportunidades para pessoas e empresas que querem fazer a diferença.

A Futurália é o maior fórum de educação e formação que se realiza no país e decorre até sábado, dia 29 de março.

“Mãos conVida”: uma exposição que celebra a força e a beleza das mãos que cuidam

O Departamento de Terapia Ocupacional da ESSALcoitão, da Santa Casa, que trabalha a problemática das deficiências físicas e mentais, entre outros racionais, juntamente com a Casa de Saúde da Idanha – Irmãs Hospitaleiras, desenvolveram uma exposição que pretende ser um espaço de inspiração e reconhecimento do valor das mãos, que moldam o presente e constroem o futuro.

A exposição, integrada em vários espaços da escola e que estará patente até ao final de março, é composta por várias peças que representam não só o papel das mãos na centralidade do cuidar, mas também na perspetiva de como são o instrumento que dá forma à imaginação e ao talento.

Os visitantes terão assim a oportunidade de apreciar um conjunto de peças que vão desde a pintura aos bordados, passando pela escrita e modelação de matérias-primas, como a madeira e a argila.

Ainda no âmbito da exposição, no dia 11 de março, a escola acolhe um grupo de artistas, autores de algumas das peças expostas, para a dinamização de um workshop com os alunos da licenciatura em Terapia Ocupacional. A fechar o mesmo mês, no dia 27, é a vez dos finalistas do curso receberem a visita do projeto de rádio “Lado a Lado” para a realização do podcast da rádio “Uma loucura por dia nem sabes o bem que te fazia”.

Estão abertas inscrições para novos cursos no CEFC

Estes programas são uma oportunidade para quem deseja adquirir novas competências e obter certificação profissional em diversas áreas.

Para os cursos de formação para adultos estão disponíveis os seguintes cursos:

  • Cabeleireiro/a de Nível Secundário;
  • Cozinheiro/a (já iniciados, mas com vagas disponíveis);
  • Processo de Certificação RVC, que decorre durante todo o ano.

Além destes, está também disponível o percurso Modular de Inclusão para Migrantes e Refugiados, composto por 200 horas de módulos tecnológicos e 100 horas de Português (Língua de Acolhimento) e Leitura e Escrita Criativa (CPSA2) nas áreas de Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário, Cuidados de Beleza (Início a 26 de fevereiro) e Cozinheiro (iniciado a 18 de fevereiro).

Por fim, as Formações Modulares Escolares terão início em março:

  • B2 – 6.º ano (dia 6);
  • B1 – 4.º ano (dia 10);
  • Alfabetizar (dia 10).

Estas formações são uma excelente oportunidade para quem deseja investir no seu futuro profissional e educativo.

Para mais informações e inscrições, visite o site do Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

ESSAlcoitão organiza seminário “Inclusão, Transição e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e/ou Doença Mental”

A ESSAlcoitão – Escola Superior de Saúde do Alcoitão, estabelecimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai organizar o seminário “Inclusão, Transição e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e/ou Doença Mental”, no âmbito do arranque da nova pós-graduação com o mesmo nome. O evento está agendado para o próximo sábado, 8 de fevereiro, no auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

O programa arranca com uma palestra sobre a situação da pessoa com deficiência e/ou doença mental em Portugal, desde a educação até à inclusão no mercado de trabalho. Seguem-se três mesas redondas ao longo do dia, sempre em torno da inclusão destas pessoas, e o seminário termina com nova palestra, esta sobre a inclusão como caminho para a equidade.

Este seminário é aberto a familiares, empregadores e profissionais da área e tem como objetivo primário a partilha de experiências e a aprendizagem conjunta sobre um tema premente na sociedade. A participação é gratuita, mas requer inscrição, que pode ser feita aqui.

Programa completo:

10h00: Abertura

10h15: Palestra – A situação da pessoa com deficiência e/ou doença mental em Portugal: da Educação à inclusão no mercado de trabalho – Paula Campos Pinto, ISCSP-UL | Observatório da Deficiência e Direitos Humanos

11h: Café Joyeux

11h30: Mesa-redonda 1 – Oportunidades que Transformam: Trajetórias de Educação e Trabalho
Moderação: Paula Campos Pinto, ISCSP-UL | ODDH
Célia Fernandes | FORMEM
Cristina Espadinha | FMH-UL
Sofia Ferreira | ASSOL
Sofia Sakellarides | Academia Semear
Susana Pinto | Fora da Caixa

12h30: Almoço

14h00: Mesa-redonda 2 – Valorização pessoal para a Inclusão no horizonte da vida adulta
Moderação: Celeste Simões | FMH-UL
Isabel Passarinho | Cidade das Profissões-CMC
José Ornelas | ISPA
Ricardo Rodrigues | Centro de Capacitação D. Carlos I -SCML
Sandra Pinho | CADIN
Sebastião Palha | Valor T-SCML

15h00: Café Semear

15h30: Mesa-redonda 3 – Sinergias para a Inclusão: Empresas e Comunidades em Transformação
Moderação: Lúcia Canha | ISAMB-FM-UL
Sara Pestana | OED
Irina Chaves | APEA
Frederico Oliveira Pinto| ICF-UNova
Ana Castro Santos | Vila com Vida
Alexandre Guedes da Silva | SPEM

16h30: Palestra – A Inclusão como caminho para a Equidade
Professor Doutor David Rodrigues | Conselheiro Nacional de Educação

ESSAlcoitão lança Pós-Graduação em Inclusão, Transição e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e/ou Doença Mental

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) lançou a 1.ª edição da Pós-Graduação em Inclusão, Transição e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e/ou Doença Mental. As candidaturas já estão abertas para aqueles que estão interessados em aprofundar os conhecimentos nestas áreas e fazer a diferença na vida de alguém.

Trata-se de um formato híbrido, que conta com a colaboração de vários parceiros em todo o país e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo é formar profissionais aptos para criar e implementar soluções inovadoras, sustentáveis e centradas nas pessoas, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e/ou doença mental em todos os contextos da vida.

Os destinatários preferenciais são os profissionais de Saúde, Educação e Ação Social, sendo que este é um curso com direito a atribuição de bolsa a 100%, dependendo do cumprimento de determinados requisitos.

As candidaturas decorrem até ao dia 20 de janeiro, sendo que o início das aulas está agendado para o dia 7 de fevereiro e a conclusão dá-se em outubro deste ano.

Saiba todas as informações e candidate-se aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas