logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Nova Creche Arco do Cego ainda tem vagas disponíveis

A nova Creche Arco do Cego vai abrir neste novo ano letivo de 2025/26 e ainda tem vagas disponíveis. Este equipamento, situado na Avenida António José de Almeida, será gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fruto da parceria com a Junta de Freguesia do Areeiro.

Como parte importante da sua missão, a Santa Casa aposta na infância e no desenvolvimento infantil como pilares essenciais de uma sociedade mais coesa e preparada para o futuro, oferecendo soluções de 1.ª e 2.ª infância, numa altura em que muitas famílias ainda procuram uma solução para os seus filhos.

Para além desta nova creche, ainda há vagas noutras creches e jardins de infância da Misericórdia de Lisboa. As inscrições podem ser feitas através da seguinte ligação:

Vagas disponíveis nas creches e jardins de infância da Santa Casa

Como parte importante da sua missão, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aposta na infância e no desenvolvimento infantil como pilares essenciais de uma sociedade mais coesa e preparada para o futuro. Assim, a Instituição ainda tem vagas para Creche e Jardim de Infância, relativas ao ano letivo de 2025/26, que agora começa.

Numa altura em que muitas famílias ainda procuram um estabelecimento para colocarem os seus filhos, a Misericórdia de Lisboa oferece esta solução. A lista completa de equipamentos, bem como os respetivos critérios de admissão, podem ser consultados na página Infância, Juventude e Família.

A inscrição nestes equipamentos pode ser feita na seguinte ligação:

ESSAlcoitão abre 2.ª fase de candidaturas

Arrancou esta segunda-feira, 25 de agosto, o prazo para as candidaturas à Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) relativas à 2.ª fase da entrada no Ensino Superior. O período de candidaturas vai estender-se até ao dia 3 de setembro.

Os interessados podem assim concorrer às vagas sobrantes dos três cursos oferecidos por este estabelecimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Os resultados desta 2.ª fase de candidaturas serão conhecidos a partir do dia 15 de setembro e as respetivas matrículas iniciam-se nesse mesmo dia. Para as eventuais vagas sobrantes existirá, posteriormente, uma 3.ª fase, com candidaturas agendadas para o período de 23 a 25 de setembro.

Assumindo-se como uma referência no Ensino Superior na área da saúde, a ESSAlcoitão centra-se na reabilitação física e funcional, bem como na saúde mental. Todos os anos, este estabelecimento da Misericórdia de Lisboa forma profissionais de excelência, contribuindo também para a investigação e colaborando com diversos parceiros estratégicos, como universidades de prestígio, municípios e outras entidades. Sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Saiba mais e candidate-se à Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Misericórdia de Lisboa assina Compromisso com a Inclusão da Nova SBE

Juntando-se às 78 empresas já aderentes, a Santa Casa, representada pela sua Vice-Provedora Rita Prates, assinou e formalizou, nesta quinta-feira, 3 de julho, na Nova SBE em Carcavelos, a adesão ao IFC, com o objetivo de reforçar o papel da instituição enquanto agente ativo na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades.

O ICF tem como missão contribuir para a resolução dos principais obstáculos à inclusão das pessoas com deficiência, desenvolvendo iniciativas estruturadas que apelam à participação ativa de toda a comunidade. Pretende, igualmente, promover o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, quebrar estigmas e barreiras, sensibilizar para a diversidade nas organizações e gerar impacto social e económico através de equipas mais diversas, produtivas e inovadoras.

Além de reforçar a sua responsabilidade social, as empresas aderentes beneficiam do acesso a talentos diversificados, da valorização da sua reputação institucional e da demonstração pública de um compromisso concreto com a igualdade de oportunidades.

Ao assinar este compromisso, a SCML reafirma o seu apoio às populações mais vulneráveis, também na integração profissional, missão na qual já tinha apostado com a criação da Valor T, em 2021, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, justa e representativa.

ESSAlcoitão: onde o futuro começa

Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa atribuiu mais 51 bolsas

A 12.ª edição do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa atribuiu 51 bolsas a atletas em preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles 2028 e para os Jogos Surdolímpicos 2025. A cerimónia de atribuição das bolsas decorreu na quarta-feira, 14 de maio, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Com um valor atribuído de 140.000 euros, estas bolsas distinguiram um total de 51 atletas (41 olímpicos e esperanças, nove paralímpicos e esperanças e um surdolímpico), de 16 modalidades diferentes, duas delas em estreia: tiro e patinagem de velocidade. Este projeto tripartido, entre os Jogos Santa Casa, Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comité Paralímpico de Portugal (CPP), premeia atletas inseridos no projeto Olímpico, Paralímpico ou Surdolímpico que conciliem a carreira desportiva com o percurso académico, combatendo o afastamento prematuro do desporto de alto rendimento e o abandono precoce dos estudos.

A cerimónia contou com as presenças e intervenções de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, e de Fernando Gomes e José Manuel Lourenço, presidentes, respetivamente, dos Comités Olímpico e Paralímpico. Marcaram ainda presença Rita Prates, Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa, e André Brandão de Almeida, administrador da Instituição.

Para Paulo Sousa, esta iniciativa traz “um enorme orgulho” à Santa Casa, referindo ser “um dia especial, não só para os jovens que recebem este apoio, mas também para todos aqueles que acreditam na educação e no desporto como ferramentas de transformação e crescimento”. O Provedor da Santa Casa apelidou ainda os atletas distinguidos como “um exemplo para a nossa sociedade”.

Por seu lado, Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, sublinhou que “a aposta que a Santa Casa tem feito na educação, não só nestas bolsas, mas também nas bolsas de desporto universitário, tem sido extraordinária”. Já José Manuel Lourenço, presidente do CPP, também agradeceu à Misericórdia de Lisboa por “investir no futuro de muita gente”, ideia partilhada por Fernando Gomes, presidente do COP, que realçou “a importância de estes atletas continuarem a sua formação durante o período de preparação e de competição”.

Na cerimónia foram destacados os testemunhos de alguns atletas bolseiros, como Daniel Videira, nadador paralímpico, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e a frequentar uma pós-graduação em Direito do Desporto.

“A bolsa permitiu-me, numa primeira fase, abdicar de exercer a minha atividade profissional para me dedicar à preparação para os Jogos, enquanto continuava a aprofundar a minha formação. Agora, na fase final da carreira, usei esse apoio para ganhar competências em Direito do Desporto, capacitando-me para continuar ligado ao desporto de uma forma diferente”, comentou.

O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa nasceu em 2013 e já atribuiu 521 bolsas a 256 atletas, de 28 modalidades, num valor superior a 1,4 milhões de euros. Saiba mais sobre esta iniciativa e conheça todos os bolseiros no site do programa.

Aldeia de Santa Isabel: Uma escola para a vida

Santa Casa e Universidade Católica assinam protocolo de colaboração

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinaram na terça-feira, 22 de abril, um protocolo de colaboração para a realização de atividades de ensino prático, tutorial e rotações/estágios/ensinos clínicos curriculares por parte dos estudantes e estagiários dos cursos e ciclos de estudos das Unidades Académicas de Saúde. Este protocolo visa igualmente a colaboração na orientação de estudos ou trabalhos académicos, bem como a colaboração em estudos de investigação da UCP, nas instalações da Misericórdia de Lisboa.

Ademais, a Santa Casa terá a possibilidade de receber estudantes e/ou estagiários das Unidades Académicas de Saúde da UCP, bem como participar em projetos de investigação.

Participaram na assinatura do protocolo Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, e André Brandão de Almeida, administrador da Misericórdia de Lisboa com o pelouro da Direção de Saúde, bem como Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, e António Almeida, diretor da Faculdade de Medicina.

Paulo Sousa destacou o “compromisso” da Santa Casa neste protocolo e acrescentou ser “um privilégio” juntar-se “a uma instituição muito mais jovem” do que a Misericórdia de Lisboa, “mas com enorme prestígio”.

Por seu lado, Isabel Capeloa Gil disse tratar-se de “um dia feliz” e sublinhou que estas são “duas instituições com missões um bocadinho comuns”.

ESSAlcoitão promove Open Day 2025 com visitas às instalações e contacto com estudantes e docentes

Durante estas manhãs, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ambiente académico da ESSAlcoitão, visitar as instalações localizadas na Rua Conde Barão, em Alcoitão, e esclarecer dúvidas diretamente com estudantes e docentes. A iniciativa é uma excelente oportunidade para quem está a considerar seguir uma carreira na área da saúde.

A escola oferece três cursos de licenciatura: Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário de inscrição.

A ESSAlcoitão conta com a sua presença para um dia de descoberta e aprendizagem.

Candidaturas abertas para o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

Já se encontram abertas as candidaturas para os cursos que fazem parte da oferta formativa para 2025/26 do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel. A primeira fase de candidaturas abriu no passado dia 21 de março e estende-se até ao dia 30 de junho.

O plano abrange nove cursos dos níveis 1 e 2, sendo que a abertura destes está condicionada ao número de candidatos. O ano letivo tem arranque agendado para setembro.

Consulte a lista de cursos:

Costureiro/a Industrial de Tecidos
Pintor/a de Construção Civil
Assistente de Cabeleireiro
Carpinteiro/a de Limpos
Eletricista de Instalações
Manicura/Pedicura
Operador/a de Informática
Pintor/a de Veículos
Reparador/a de Carroçarias de Automóveis Ligeiros

Saiba mais no site da Aldeia de Santa Isabel.

Localizado em Albarraque/Sintra, o Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens. Este equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas