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Taça de Portugal, uma festa portuguesa com certeza

Pelo sexto ano consecutivo, o PLACARD voltou a dar nome à mais importante e tradicional competição de futebol português, a Taça de Portugal.

Num ano atípico, os Jogos Santa Casa criaram iniciativas especiais para o dia da Prova Rainha. Um miniestádio na Cidade do Futebol, em Lisboa, onde jovens com mais de 18 anos da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e da Associação de Futebol de Braga (AF) assistiram ao jogo como se estivessem a assistir presencialmente à final. Por outro lado, quatro jovens, também da Santa Casa, tiveram a inesquecível oportunidade de serem os apanha-bolas da partida, que decorreu em Coimbra.

Miniestádio na Cidade do Futebol

Em ano de pandemia, sem público e a habitual festa à volta dos estádios, os Jogos Santa Casa e a Federação Portuguesa de Futebol recriaram um pequeno estádio e o seu ambiente. Este domingo, a Cidade do Futebol recebeu 13 jovens que residem em instituições da Santa Casa e sete da Associação de Futebol de Braga – as cidades dos clubes finalistas da taça – para usufruírem de uma tarde diferente.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Após um período de testagem a todos os elementos, os jovens realizaram algumas atividades relacionadas com futebol e com a prática desportiva no relvado. Conviveram, tiraram fotografias, puxaram pelo seu clube, fizeram apostas, recordaram outras taças e outros campeonatos. Não houve lugar para a tradicional roulote com bifanas, mas seguiu-se um jantar no restaurante da Cidade do Futebol, local onde puderam assistir à partida entre SC Braga x SL Benfica.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Neste grupo alargado, uns eram adeptos do Sport Lisboa e Benfica, outros do Sporting Clube Portugal e do SC Braga. Também havia simpatizantes do FC Porto, do Estrela da Amadora e até do Flamengo. Mas todos eram adeptos do “fair-play”, ou seja, do desportivismo.

Taça de Portugal, uma festa PLACARD

Os testemunhos

Douglas Silva, 19 anos, mudou-se para Portugal há cinco anos. Vivia no estado da Bahia, no Brasil. Vive nos apartamentos de autonomia da Santa Casa há quatro e frequenta o 12º ano. Durante as atividades, falhou todos os remates à baliza, mas desculpa-se com os ténis estragados. Indiferente ao resultado, visto ser do Flamengo, o jovem diz que “este é um dia diferente e uma boa ideia”.

Vanessa Sanches, 19 anos, é uma adepta fervorosa do SL Benfica, tem fé num bom desfecho para o clube da Luz. Na Santa Casa desde os 18 anos, a jovem deseja ir para a faculdade. Destacando a relação de confiança entre os técnicos da Santa Casa e os jovens, Vanessa lembra que depois um confinamento prolongado, este dia é um “incentivo e uma motivação” para continuar a vencer obstáculos.

Aliu Candé, 19 anos, chegou a Santa Casa há três meses e a Portugal há dois anos. No quarto alugado, passa a ferro, lava, cozinha e tece esperanças com a ajuda da Misericórdia de Lisboa. O jovem pode ter dificuldade em expressar-se em português, mas percebe-se o quanto está feliz por esta experiência. Horas antes do jogo, Aliu acreditava que o SL Benfica iria ganhar por 2 – 0.

Nuno Barbosa, 42 anos, técnico superior da Equipa de Integração Comunitária, destaca que esta iniciativa torna-se ainda importante pelo contexto da pandemia. “O confinamento não foi fácil para estes miúdos, especialmente os da Equipa de Integração Comunitária, que vivem em quartos alugados”, recorda, sublinhando que “todas as iniciativas que os ajudem a sair de casa, conhecer e ter experiências diferentes, e sentirem-se especiais é algo que eles nunca mais vão esquecer”.

Ser apanha-bolas, no final da Taça, pode ser um sonho?

Cerca de uma hora e meia antes da bola começar a rolar no Estádio Cidade de Coimbra, falámos com os quatro jovens da Misericórdia de Lisboa que foram utilizados como apanha-bolas no jogo da final da Taça de Portugal PLACARD. Na conversa, já se sentia um nervoso miudinho no ar e muita emoção. Mas, mais do que conversar, estes jovens estavam sedentos por entrar em campo e mostrar estar à altura do desafio.

Taça de Portugal - apanha-bolas

“As pernas e a voz não tremem, mas o coração está acelerado”, admite Wilson Lopes, 20 anos, há 15 anos na Santa Casa. Sentindo, em cima dos ombros, a responsabilidade de participar numa final, o jovem assume que “hoje é um dia de festa, com muita emoção e orgulho”.

Já Braima Seidi, 19 anos, não cabia em si de tão contente. Quase a entrar em campo, ainda não acreditava ser possível estar a realizar um sonho. “Estou feliz e orgulhoso por participar. É uma oportunidade que vai aumentar a minha motivação”, afirmou.

“Não estou nervoso, nem ansioso”, confessa Fernando Félix, adepto do SL Benfica, sublinhando que quer apenas fazer o seu trabalho “bem feito” e que vai lembrar-se desta experiência por “muito tempo”.

Jules Antiogbe, adepto do Estrela da Amadora, também não imaginou ser possível entrar dentro das quatros linhas do Estádio Cidade de Coimbra. Sem palavras para descrever a sua alegria e alguma ansiedade, o jovem tenta explicar que tudo aconteceu rápido demais, mas há duas palavras que resumem o seu estado: “estou feliz!”.

Prémios Jogos Santa Casa

O brasileiro Wenderson Galeno, do SC Braga, arrecadou este domingo o prémio “Homem do Jogo” da Taça de Portugal Placard, atribuído pelos Jogos Santa Casa, após votação eletrónica feita pelos profissionais da comunicação social presentes na tribuna de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra.

Os Jogos Santa Casa também distinguiram também Ricardo Horta, autor do segundo golo dos minhotos, pelo ‘Fair-Play’ demonstrado na partida. Esta distinção foi decidida por um comité de especialistas que acompanhou in loco a final da prova rainha.

Desde a época 2011/2012 que os Jogos Santa Casa apoiam a Taça de Portugal. Na época 2015/2016, o Placard passou a ser naming sponsor da prova rainha do futebol português.

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Diz não ser “uma supermulher”, mas é uma ‘todo-o-terreno’: nada, corre e pedala. Sonha, aos 25 anos, com uma vaga nos Jogos de Tóquio.

Jogos Santa Casa e CCP voltam a desafiar jovens talentos criativos

Depois de uma primeira edição muito participada e enriquecedora, o concurso que quer dar visibilidade a uma nova geração de criativos, em todo o país, está de volta.

Em parceria com o Clube de Criativos de Portugal (CCP), os Jogos Santa Casa voltam a promover o “Brief Aberto”, destinado a todos os jovens profissionais com menos de 30 anos, que têm a escrita como paixão, ideias inovadoras e fora da caixa. O prémio do concurso é de mil euros.

Lançada esta quarta-feira, 13 de maio, a segunda edição do concurso “Brief Aberto” pretende criar oportunidades para jovens criativos que querem ter portefólio na rua. “Gente com talento, com vontade de mostrar ideias e responder a desafios reais de marcas fortes. É uma oportunidade de entrar no radar do mercado. Para alguns é a oportunidade de ganhar o seu primeiro prémio CCP, com a vantagem de ser um concurso remunerado”, explica Susana Albuquerque do Clube de Criativos de Portugal.

Cumprindo o seu desígnio de promover e apoiar o talento jovem em Portugal, os Jogos Santa Casa, em conjunto com o CCP, procuram assim descobrir o potencial criativo que existe no mercado de trabalho nacional e proporcionar novas oportunidades de carreira aos vencedores dos desafios reais lançados no âmbito deste concurso.

As inscrições para os desafios propostos pelo “Brief Aberto” já estão a decorrer e podem ser entregues até 20 de agosto, através da respetiva plataforma online.

Os vencedores são apresentados na gala do XXIII Festival CCP, prevista a 2 de outubro. O júri deste concurso é constituído por três representantes do CCP e dois representantes de cada uma das marcas.

Todos os detalhes sobre o “Brief Aberto” estão disponíveis online, aqui.

 

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Em criança gostava de se sentir a “rainha do barco”. Aos 24 anos, vai pela primeira vez aos Jogos em busca de que os ventos lhe soprem de feição… e já de olhos postos nos de Paris.

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Depois de ter feito história no Rio de Janeiro em 2016, a ginasta, de 25 anos, aponta a Tóquio’2020 com grande confiança.

Jogos Santa Casa apoiam hipismo nacional

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Federação Equestre Portuguesa (FEP) firmaram um acordo de colaboração, que tem como principal objetivo apoiar e promover a prática de hipismo em Portugal, não apenas com o pendor competitivo, mas também como fator de inclusão. As duas entidades querem um desporto equestre mais acessível para os jovens praticantes e, ao mesmo tempo, garantir a projeção de atletas e campeonatos da modalidade.

A parceria com a marca Jogos Santa Casa reforça a estratégia da FEP, que continua empenhada na democratização da modalidade equestre, ao mesmo tempo que tem apostado na qualidade desportiva. Este patrocínio vai possibilitar potenciar as competições já existentes, abrangendo todos os campeonatos nacionais que incluem as disciplinas das categorias seniores.

Parceria Jogos Santa Casa e FEP

Para o presidente da FEP, Bruno Rente, “a assinatura deste patrocínio representa um importante passo na aproximação das marcas, como os Jogos Santa casa, e da sociedade ao desporto equestre, o que proporcionará uma maior visibilidade não só do universo equestre, mas também das marcas e parceiros envolvidos. Saímos todos a ganhar com a realização desta parceria”.

Uma ideia partilhada por Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ao reiterar o compromisso dos Jogos Santa Casa no apoio ao desporto nacional, nomeadamente ao desporto equestre. “Com este acordo, os Jogos Santa Casa passam a ser o principal patrocinador da Federação Equestre Portuguesa e parceiros na caminhada olímpica e paralímpica dos seus cavaleiros, assim como de todas as seleções nacionais seniores, incluindo a seleção nacional de equitação adaptada. Com mais esta parceria, os Jogos Santa Casa contabilizam, assim, apoio a 17 federações desportivas e a 110 seleções Nacionais, reafirmando o seu posicionamento como a única marca em Portugal a apoiar de forma tão abrangente o desporto nacional.”

Jogos Santa Casa apoiam o hipismo

Jogos Santa Casa distinguidos na Gala “Fé no Triatlo 2020”

Os Jogos Santa Casa foram distinguidos na Gala “Fé no Triatlo 2020”, que decorreu no último sábado, 24 de abril, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, em Lisboa. O evento, que ocorreu num formato diferente do habitual, ficou ainda marcado pela apresentação pública do livro ‘30 anos de Triatlo’, uma obra que relata as histórias de atletas, desde os pioneiros até à atualidade.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, enalteceu, no seu discurso, todas as marcas que apoiam atualmente a modalidade, frisando que a iniciativa foi uma forma de “agradecer a todos aqueles que tudo fizeram para que o desporto se mantivesse.

A Gala distinguiu igualmente o atleta do ano. Vasco Vilaça foi o vencedor deste troféu. O jovem triatleta português fez história na modalidade, ao alcançar a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Triatlo, que se realizou em setembro, em Hamburgo, na Alemanha.

Já em 2019, o atleta agora premiado foi um dos jovens que recebeu uma Bolsa de Educação Jogos Santa Casa.

O apoio dos Jogos Santa Casa à Federação Portuguesa de Triatlo data de 2018, tendo sido renovada em 2020. Esta é uma parceria que visa contribuir para a promoção do triatlo federado e amador, criando condições para triatletas de alto rendimento. Simultaneamente, a federação passa a contar com um apoio adicional para a prossecução do seu objetivo de organização de eventos e provas que marquem a diferença no calendário nacional e que consigam promover o desenvolvimento da modalidade.

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Um tem 25 anos e vai estrear-se nos Jogos Olímpicos e o outro, de 38, vai participar pela terceira e última vez. Afonso é bolseiro da Santa Casa da Misericórdia.

Prémios Marketeer 2021: Santa Casa/Jogos Santa Casa entre os finalistas

Os Prémios Marketeer reconhecem, anualmente, o que de melhor se faz nas áreas da Comunicação, Marketing e Publicidade em Portugal.

As marcas Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Jogos Santa Casa estreiam-se, em 2021, como finalistas na categoria “Corporate Brands”. Já na categoria “Jogos da Sorte”, os jogos sociais do Estado, representados sob a marca comercial Jogos Santa Casa, voltam a estar nomeados: o Euromilhões, a Raspadinha, o Totobola e o PLACARD.

Mas a edição deste ano reserva ainda um lugar, entre os finalistas, para os festivais Santa Casa Portugal ao Vivo e Santa Casa Alfama na categoria “Eventos (Música e Entretenimento)”.

As votações para eleger os vencedores dos Prémios Marketeer 2021 já estão a decorrer e terminam a 31 de maio. Os vencedores serão conhecidos em cerimónia marcada para o mês de junho, em data ainda a anunciar, n’O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa.

Ao todo, são 32 as categorias a votação, sendo que a lista de nomeados resulta de um cruzamento de avaliações por parte da redação e do Conselho Editorial da revista Marketeer. À semelhança dos anos anteriores, haverá ainda lugar a três prémios de atribuição direta: Big Fish, Prémio Carreira e Marketeer do Ano.

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